O chef mais temido do País já estava a afiar facas, mas finalmente pô-las em uso. "Hell's Kitchen" é uma da grandes apostas da SIC e marca o regresso de Ljubomir Stanisic à televisão. O formato, um original britânico criado e conduzido pelo chef Gordon Ramsay, estreou este domingo, 14 de março, e conta com 16 concorrentes que, durante as próximas semanas, vão levar com os castigos e também elogios do chef.

A cozinha é o palco deste novo programa da SIC que ocorre num estúdio com um total de 2.900 metros quadrados, onde só a cozinha ocupa 1.400 metros para que esteja assegurado o distanciamento de todos os utensílios de cozinha e dos próprios profissionais.

Uma cozinha gigante e castigos de CrossFit. O que esperar de "Hell's Kitchen" de Ljubomir
Uma cozinha gigante e castigos de CrossFit. O que esperar de "Hell's Kitchen" de Ljubomir
Ver artigo

Tal como os critérios exigiam, todos os participantes do programa são cozinheiros com experiência profissional. Apesar desse critério em comum, todos têm histórias de vida bastante diferentes. Vêm de várias partes do País e alguns até do estrangeiro, como é o caso de Cândida Batista, que vem de Viena, na Áustria, Hélder, de Londres, Inglaterra, e Jennifer de Cabo Verde.

Os concorrentes foram divididos em duas equipas — vermelha e azul — e tiveram, em conjunto, de provar qual era a melhor, sob vigilância constante de Ljubomir. Todas as semanas, a equipa derrotada deverá nomear um concorrentes para sair do programa.

Equipa Vermelha

Esta equipa é formada apenas por mulheres.

Ana Cristina, 54 anos, é concorrente mais velha. É cozinheira no refeitório de uma fábrica na Mealhada. Estudou cozinha e pastelaria em Coimbra e fez depois várias formações em Pastelaria e Cake Design.

Ana Sofia, 32 anos, é pastora e queijeira e há três meses decidiu abrir um restaurante, mesmo com a situação pandémica atual.

Rute, 41, vem de Grândola e tem uma vida repleta de "altos e baixos". Trabalha num restaurante no qual o chef Ljubomir já comeu várias vezes e sente que por esse motivo o chef poderá ser mais exigente com ela.

Francisca, 29 anos, é de Mação, mas vive em Lisboa. Tem sete anos de carreira de cozinha, mas, neste momento, está desempregada. Foi a esposa que a decidiu inscrever e considera-se uma cozinheira apaixonada por aquilo que faz. "Estou no 'Hell's Kitchen' para mostrar a garra das mulheres na cozinha", afirma.

Daniela tem 28 anos, é gestora financeira, mas, há cerca de 2 anos, criou a sua própria empresa de catering. A jovem é de Valongo e vive com a mãe e com a irmã.

Cândida Batista já foi capa da Playboy e será uma das concorrentes de Hell's Kitchen
Cândida Batista já foi capa da Playboy e será uma das concorrentes de Hell's Kitchen
Ver artigo

Cândida, 39 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas encontra-se atualmente a viver em Viena, na Áustria. Já trabalhou para chefs como Gordon Ramsay ou Konstantin Filippou e é ainda modelo. Cândida trabalhou 20 anos como manequim tendo feito recentemente a capa da "Playboy", trabalho que considerou o ideal para terminar essa carreira de modelo e se dedicar apenas à cozinha. "Eu acho que servir um prato a alguém é mais intimo do que posar nua porque a modelo nua é só um personagem e uma história que se conta sobre uma coisa que não é real. O prato tem influência dos lugares onde vive, de pessoas com quem me encontrei e as técnicas que aprendi com cada chef com quem trabalhei", afirmou.

Jennifer, 31 anos, é natural de Cabo Verde e vive no Cacém com o namorado. Está em Portugal há dois anos e meio, e, apesar das saudades do seu país, pretende lutar pelo sonho como cozinheira. Um cancro da mama fez com que deixasse de conseguir movimentar um dos braços com agilidade.

Rafaela é a concorrente mais jovem. Tem 26 anos, vive em Pontével com os pais e a irmã e está a estudar cozinha, nas Caldas da Rainha. A jovem  concilia os estudos com o trabalho num restaurante em Rio Maior.

Equipa Azul

Esta equipa é formada apenas por homens que, segundo as concorrentes, parecem ter mais experiência.

Hélder tem 32 anos, vive em Londres e é nesta cidade que trabalha no catering de eventos da BAFTA (British Academy Film Awards).

Ricardo Ruivo é dos concorrentes mais jovens do programa. Tem 20 anos, é de Valado dos Frades, trabalha como cozinheiro no restaurante "Tasca do Joel" e diz não ter medo de fazer nenhuma tarefa na cozinha.

Rafael é também um dos mais jovens. Com apenas 20 anos, já estagiou no restaurante "Pátio", do Chef Avillez, e, neste momento, encontra-se desempregado. "Estou aqui para ser o melhor dentro da cozinha", afirmou. ´

Diogo tem 36 anos, é do Barreiro e é provavelmente o concorrente com uma história de vida mais complicada. "Há cerca de dois anos e pouco entrei no mundo das drogas, perdi o meu emprego, o meu casamento, tive de fazer tratamentos. Já não consumo. Estou aqui para ter uma nova oportunidade de mostrar aquilo que valho", afirmou.

Já se sabe quem são alguns dos concorrentes de "Hell's Kitchen". Veja se conhece estas caras
Já se sabe quem são alguns dos concorrentes de "Hell's Kitchen". Veja se conhece estas caras
Ver artigo

Lucas tem 30 anos e vive em Vila Verde. Nasceu em Portugal, mas foi na Alemanha que cresceu, tendo regressado recentemente. O cozinheiro conta com uma experiência internacional em restaurantes premiados e já passou pelas cozinhas de Gordon Ramsay, de Andreas Krolik, chef com duas estrelas Michelin e Eric Frechon, de três estrelas Michelin. "Posso dizer que sou muito competitivo e não gosto de competir contra pessoas fracas. Sou determinado e não escondo a ninguém que o meu objetivo é ganhar", revelou.

João, 28 anos, vem de Vila Viçosa e antes de entrar no programa dava treinos de futebol no Benfica. "Tanto no campo, como na cozinha não gosto de perder nem a feijões. Por isso, estou aqui para mostrar ao chef Ljubomir o meu valor". Com apenas 28 anos, o jovem conta já com duas licenciaturas: uma em Gestão e Produção de Cozinha e outra em Desporto.

António Pedro tem 26 anos e é natural de Ermesinde. O jovem é chef de cozinha e viveu durante sete anos na Noruega. Já trabalhou como cozinheiro num restaurante com três estrelas Michelin e esteve ainda na cozinha da Ópera Nacional da Noruega.

Raúl é o concorrente mais velho. Tem 52 anos e considera-se um homem do mundo, tendo já vivido em França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Suíça. Começou por ser empregado de sala, mas foi convidado a dar uma ajuda na cozinha e nunca mais a deixou.

Manuel Maldonado é o chef da Equipa Vermelha, tem 33 anos e, desde 2017, faz parte da equipa do '100 Maneiras', assumindo agora o papel de chef executivo, sendo um dos homens de confiança de Ljubomir.

Já o chef da equipa azul será Hugo Nascimento que, em 2004, assumiu a posição de chef de cozinha à frente do Restaurante Terreiro do Paço. Hugo é ainda o dono dos restaurantes 'Tasca da Esquina' e 'Peixaria da Esquina.'

O programa conta ainda com o chef de sala, Miguel Santos, que é diretor de operações do restaurante '100 Maneiras' de Ljubomir Stanisic e fará com que todas as condições sejam asseguradas para proporcionar o melhor serviço a quem visita o "Hell's Kitchen".

No final da prova deste domingo, as equipas receberam no restaurante convidados como Vera Kolodzig, José Raposo, Ana Cristina De Oliveira, Carolina Torres, João Manzarra e Raquel Tavares — pessoas que teriam de impressionar com os seus pratos.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.