A SIC foi o canal mais visto do primeiro dia do ano, com 17,7% de quota de mercado, deixando para trás a TVI (10,4%). A estreia da quarta temporada de "A Máscara" dominou o prime time do dia 1 de janeiro de 2024, tendo sido vista por 926 mil telespectadores e registou 22,6% de quota de mercado.

“A Máscara” já estreou. Saiba que famosos se escondiam atrás do Cavalo Marinho e do Camaleão
“A Máscara” já estreou. Saiba que famosos se escondiam atrás do Cavalo Marinho e do Camaleão
Ver artigo

Na apresentação das novidades da SIC para 2024, esta quarta-feira, 3 de janeiro, João Manzarra fez um balanço do arranque da nova temporada do talent show. "Fiquei contente. O facto de ter bons resultados é a possibilidade de continuar a haver 'A Máscara'. É um programa que me dá um entusiasmo brutal de fazer. Talvez seja o programa mais fácil que eu já apresentei", começou por dizer aos jornalistas presentes no evento.

João Manzarra com o Camelo, no programa de estreia da quarta temporada de
João Manzarra com o Camelo, no programa de estreia da quarta temporada de "A Máscara" créditos: Tiago Caramujo / SIC

E explicou o porquê dessa facilidade. "Não tenho muitas preocupações. Tenho ali uma relação com um boneco e, no fundo, essa é a minha prioridade. É criar boa energia com o boneco, criar relação com ele, interpretar a máscara. Sei que lá está um famoso mas, na minha relação, isso não existe. Está ali uma máscara e eu quero divertir-me com ela. E com os investigadores também. Não tenho de ter muitos cuidados com o que digo, é raro ter cuidado a ferir susceptibilidades", salienta o rosto da SIC.

João Manzarra explica que o que o diverte mais não é saber quem se esconde dentro dos disfarces, mas sim o jogo que vai construindo com os seus "bonecos". "É muito divertida a minha interação com as máscaras, entusiasma-me. Não me interessa saber quem são. Claro que estou atento ao que os investigadores vão dizendo, mas quanto mais perto estamos de adivinhar, fico até com menos entusiasmo. Depois, a minha relação já não é tanto com a máscara, já é com a pessoa, já fico com um bocadinho mais de cuidados", explica o apresentador.

"A Máscara" vai mudar-se para as noites de sábado já a 6 de janeiro, e vai ter na concorrência a nova temporada de "Dança com as Estrelas", com Cristina Ferreira e Bruno Cabrerizo como apresentadores.

"Adorava voltar a fazer 'A Árvore dos Desejos'. Às vezes dou uns toquezinhos ao Daniel"

João Manzarra estreou-se em TV há 17 anos, no programa da SIC Radical "Curto-Circuito". O apresentador de 38 anos tem sido o anfitrião de formatos de sucesso como "Ídolos", "Vale Tudo", "A Árvore dos Desejos" e "A Máscara".

"Tenho tido muita sorte nos formatos que tenho apresentado. Gosto muito de todos. Às vezes penso assim 'e se um dia isto acaba?' e depois penso assim 'isto vai mesmo acabar porque um dia vou falecer' (risos). Ou ficar num registo... este corpinho não dá para sempre, infelizmente", brinca o apresentador.

Sobre os programas que tem conduzido, Manzarra reitera sentir-se afortunado. "Há programas que eu não gostaria tanto de fazer. Às vezes penso nisso", reflete. O apresentador diz que o facto de os formatos que conduz serem recebidos de braços abertos pelo público não foi tanto uma escolha da sua parte.

"Tem acontecido ser assim. Não há uma escolha em que eu diga 'não quero fazer determinado tipo de programas'. Nunca houve essa conversa, antes pelo contrário. Fiz o 'Regresso ao Futuro', à tarde, ao fim de semana, vou fazendo outras pequenas coisas também. Não tenho muito preconceito com programas ou com televisão, de todo. Independentemente dos formatos que tenha de apresentar, digo que me conseguirei adaptar", salienta.

regresso ao futuro
Cláudia Vieira e João Manzarra apresentaram "Regresso ao Futuro"

Curiosamente, Manzarra relembra que, quando a SIC lhe propôs "A Máscara", não recebeu a ideia "com muito entusiasmo". "Quando me disseram 'este é o programa que vais apresentar', pareceu-me... não sei... de repente vou apresentar um carnaval? O que é isto? Mas quando comecei a ver mais imagens, percebi logo o potencial", recorda. 

Outro formato que, inicialmente, deixou João Manzarra de pé atrás e que, depois, se tornou um sucesso de audiências, foi "A Árvore dos Desejos". No entanto, o apresentador expressou a sua vontade em fazer uma terceira temporada do programa. "Adorava! Às vezes dou uns toquezinhos ao Daniel [Oliveira, diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa]. 2024 que seja um ano com muitos desejos, que muitos desejos se realizem! A ver se pega. E o 'Vale Tudo' também é incrível! Que sorte!", reflete.

Paralelamente à televisão, João Manzarra costuma amiúde partilhar nas redes sociais as suas viagens de aventura, que já passaram por vários países. Questionado sobre se já sugeriu um formato sobre essas expedições para a plataforma OPTO SIC, o apresentador sorriu e disse. "Isso pode acontecer! Gostaria, sim. Pode ser que aconteça. Eu tenho dado um bocado essa dica, dica de aventureiro, explorador, 'tou aqui. Estou tão feliz com o que me têm dado que não vou estar a pedir mais. Estou satisfeito da vida", remata.

Fotos: Rui Valido / SIC