Estamos em meados de 1950 quando "Lovecraft Country" arranca. Atticus Freeman, a personagem interpretada por Jonathan Majors, é um homem negro e veterano da Guerra da Coreia. Regressado do conflito armado que lhe deixou mazelas para vida, assume para si uma nova missão: reencontrar o pai com quem não fala há cinco anos. Para isso, juntamente com o tio e uma amiga de infância, pelos meandros de uma América branca, intolerante e racista.

Assim é nova série da HBO que, baseada no livro de Matt Ruff, olha para o legado do escritor Howard Phillips Lovecraft e questiona-se sobre o papel que personagens negras têm nas suas histórias.

É que, e não há outra forma de o dizer, H.P. Lovecraft era uma pessoa manifestamente racista, intolerante, xenófoba e supremacista branca que não via mal nos linchamentos públicos. Era, aliás, através das suas histórias e das cartas que foi escrevendo que esta ideologia vinha ao de cima. Não é por acaso, portanto, que "Lovecraft Country" misture racismo com o género de terror e fantasia para uma série viciante que promete ser, também, uma das mais interessantes do ano.

Tanto o protagonista como o tio são fãs assumidos de ficção científica e do universo místico que Lovecraft criou. Só que, enquanto homens negros, eram raras as vezes em que se sentiam representados na ficção, daí que esta nova missão tenha tanto de difícil com de complexa.

É que além da América intolerante que têm de atravessar, os protagonistas são também obrigados a lidar com monstros sobrenaturais, organizações do submundo do crime e entidades obscuras.

Vem aí uma série da Netflix sobre o jogador que se ajoelhou em protesto contra o racismo nos EUA
Vem aí uma série da Netflix sobre o jogador que se ajoelhou em protesto contra o racismo nos EUA
Ver artigo

O grande monstro, aquele que pode ser considerado o monstro dos monstros, é — à semelhança de "Watchmen" — o racismo, o preconceito, a intolerância e a discriminação. E ainda que a série se passe em 1950, é assustadoramente atual.

Criada por Misha Green ("Sons of Anarchy") e Jordan Peele ("Nós" e "Foge"), a série conta com nomes como Jurnee SmollettCourtney B. VanceMichael Kenneth WilliamsAunjanue Ellis e Abbey Lee no elenco.

"Lovecraft Country" estreou-se esta segunda-feira, 17 de agosto, na HBO Portugal e o primeiro episódio já está disponível em streaming. No total, a primeira temporada vai contar com dez episódios.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.