"Fugir do Destino" é a trama escolhida pela SIC para substituir "Senhora do Mar". A novela estreará no início de 2025 e conta com Patrícia Tavares, Bárbara Branco, Dânia Neto, Ricardo Pereira, Mariana Monteiro e José Mata nos papéis principais.
O novo enredo da estação de Paço de Arcos marca o regresso de Mariana Monteiro às novelas, quatro anos após o fim de "Terra Brava". A atriz de 35 anos dá vida a Pilar, uma das filhas de Raul Novais (Virgílio Castelo), dono da Herdade da Moura Velha.
A história gira em torno do romance proibido entre Idalina (Patrícia Tavares) e Raul Novais (Virgílio Castelo), do qual nasce uma filha, Sofia Martins (também interpreta por Patrícia Tavares). Esta encontra-se a viver na rua quando conhece Raul. Este reconhece-a e passa a inclui-la no testamento, dá-lhe trabalho na propriedade e promove a proximidade com a mulher Brígida (Sofia Sá da Bandeira) e os filhos.
Bárbara Branco dá vida a Beatriz, filha de Sofia, que foge de casa sem deixar rasto. As duas vão viver um triângulo amoroso com Gonçalo (José Mata). O elenco conta também com Ricardo Pereira, que dá vida a Vicente, o vilão da trama. O ator regressa às novelas dois anos depois de ter protagonizado "Amor Amor", que terminou em 2021.
"Fugir do Destino" é da autoria de Sandra Santos (autora de "Nazaré" e que também escreveu em coautoria "Amor Maior", e "Vidas Opostas") e Alexandre Castro ("Por Ti", "Vidas Opostas", "Rainha das Flores").