Juntar as palavras "fã" e "Cristina Ferreira" na mesmo pesquisa feita nas redes sociais, dá direito a uma lista de resultados que nunca pensámos ser possível. Não existe um grupo, existem dezenas deles, com gente de todas as idades e de todo o País.

Há os que não falham um evento, os que não deixam escapar uma fotografia no Instagram. Há também os que colecionam tudo o que tenho o cunho CF e que até — pasmem-se — bordaram à mão um enxoval quando a apresentadora estava grávida.

Cristina Ferreira fez 43 anos. E celebrou com uma festa de arromba (que está a indignar as redes sociais)
Cristina Ferreira fez 43 anos. E celebrou com uma festa de arromba (que está a indignar as redes sociais)
Ver artigo

A MAGG entrou no impressionante mundo dos fãs de Cristina Ferreira e encontrou aqueles que a seguem para todo o lado, mas sem histerismos. É do outro lado do ecrã que apoiam, ainda que, sempre que podem, apareçam para marcar presença num programa ou num lançamento do livro. E, garantem, Cristina sabe o nome de todos os que lhe são próximos.

Paula Velez, 55 anos

Paula Velez com Cristina Ferreira

Paula sabe exatamente identificar o momento em que Cristina passou a fazer parte da sua vida. Em 2007 deixou de ser educadora de infância e, uma vez que estava em casa, a televisão passou a ser a sua companhia.

De espectadora em casa, rapidamente passou a ser presença assídua na plateia do "Você na TV". "Fiz figuração durante oito anos sem receber um tostão", explica a MAGG. "Mas não chateio", garante, "serve apenas para umas mensagens de apoio, para desejar um bom Natal ou para assinalar as datas importantes". E Paula não falha uma.

Do lançamento do blogue ao regresso à TVI: os visuais que marcaram a carreira de Cristina Ferreira
Do lançamento do blogue ao regresso à TVI: os visuais que marcaram a carreira de Cristina Ferreira
Ver artigo

Fez mantinhas e babetes para o enxoval de Tiago, o filho da apresentadora, e todos os anos faz um bolo de aniversário para que se cante os parabéns a Cristina. "Sei que ela gosta de gomas então faço sempre um bolo de gomas. Mas também já lhe levei um cesto de figos, porque sei que ela gosta muito. Já o Manel, não gosta nada", refere.

Para Paula, Cristina "é o motor da televisão" e ficou muito contente com o regresso à TVI. "A TVI é a cara dela, a SIC estava a acabar com o seu glamour natural."

Para a família, esta idolatração já é normal e o marido até sentia que vinha "revigorada" dos programas onde fazia figuração. "Se ele gosta do Benfica, porque é que eu não posso gostar da Cristina?". Além disso, Paula não obriga ninguém a partilhar esta paixão, mas ai de quem fale mal da Cristina à sua frente. "Isso não admito".

Nuno Teixeira, 18 anos

Nuno Teixeira

"Quando todas as crianças cresceram a ver o Disney Channel, eu cresci a ver o 'Você na Tv'", começa por explicar Nuno Teixeira. Isso ajuda a justificar os seus 18 anos, cinco dos últimos à frente do grupo de fãs "Idolatradores de Cristina Ferreira", com quase 27 mil seguidores no Facebook e 31 mil no Instagram.

Para o estudante, Cristina sempre se destacou pela sua faceta multifacetada. "Enquadra-se em qualquer formato", refere. Mas são as suas origens humildes que fazem com que a siga de perto desde sempre. "Ela teve que vender na feira e são essas coisas que fazem dela única."

Nuno é daqueles fãs à séria, dos que quase já não se vê. Colecciona todas as revistas, tem os livros e o perfume que a apresentadora lançou e uma das suas paredes do quarto está forrada a posters e fotografias da apresentadora.

Não descansou até vê-la ao vivo e dispara de cor os dias em que esses encontros aconteceram: a 8 de julho de 2018 encontrou-a na Festa do Continente e a 8 de abril de 2019 foi ao 'Programa da Cristina' . "Foi um sonho realizado", admite.

Nuno Teixeira
Nuno Teixeira guarda todas as revistas de Cristina e tem uma parede forrada de imagens da apresentadora.

Nesse primeiro encontro, fez de tudo para chegar à apresentadora. "Apresentei-me e disse-lhe: 'Sou o Nuno Teixeira, o que comenta todos os sues posts", diz. Ela reconheceu-o imediatamente porque, na verdade, não há mesmo publicação da agora accionista da Media Capital que não tenha uma palavra de Nuno. "Faço questão de dar sempre um bom dia, um elogio, uma palavra de força".

Na família, esta loucura já é reconhecida como normal e, até entre amigos, esta veneração já faz parte do que Nuno é. "Na escola até me diziam que eu era a versão masculina da Cristina Ferreira. Eu também sou fora da caixa."

Mara Ribeiro, 22 anos

Mara considera-se uma mega fã de Cristina Ferreira, mas quando se compara com a avó e a mãe admite: "Se calhar elas ainda são mais". Uma coisa é certa: ninguém fala mal da apresentadora à frente de ninguém desta família. "Saímos sempre em defesa", garante à MAGG.

Seja qual for o programa, a avó está sempre em frente à televisão à hora certa e a mãe, que trabalha até às 17 horas, mal chegava a casa a primeira coisa que fazia era puxar a programação para trás para ver o programa da manhã.

A estudante de marketing acompanha os programas da Cristina desde miúda e, entretanto, passou a segui-la mais nas redes sociais.

O fascínio acontece não só porque a considera uma "excelente apresentadora", mas principalmente pelo que representa no universo feminino. "É um exemplo de trabalho, de foco, de profissionalismo". E ainda que nunca a tenha conhecido pessoalmente, tem a certeza de que se um dia isso acontecesse seria valioso. "Sinto que ela me daria conselhos para a vida. Ela tem muita força."

E é por isso que o sonho desta estudante é um dia poder integrar a equipa profissional de Cristina. E está a trabalhar para isso. Além de estudar marketing, anda a pensar numa forma de transformar o seu curriculum e o seu portfólio num vídeo, por exemplo, para que a sua candidatura seja mais apelativa. "Pode ser que assim ela repare em mim e eu seja a escolhida".

Catarina Fernandes, 25 anos

Catarina com Cristina Ferreira
Catarina foi ao programa no dia de aniversário de Cristina.

Catarina avisa logo: "Não sou daqueles fãs que tem posters na parede. E também não sou das que chora, grita e se agarra a ela". Tudo bem, também não é preciso cumprir uma série de clichês para estar na lista dos mais devotos. É que a relação de Catarina e Cristina é, tal como explica à MAGG, "de igual para igual" e deu-se sem que Catarina se apercebesse bem como.

Começou a ver o "Você na TV" com 15 anos e identificou-se imediatamente com a apresentadora. "Era um exemplo de figura feminina para mim", refere. Em 2012 cumpre o sonho de ir ver o programa ao vivo e até consegue uma foto com o seu ídolo. "Estava tão nervosa que tirei as fotos com o cartão ao contrário", lembra, recordando também o momento em que teve que pedir para tirar as fotos todas outra vez.

Em 2013 foi à apresentação do livro "Deliciosa Cristina" e, mais uma vez, tirou mais fotos e acrescentou mais um autógrafo à lista de memórias que vai guardando.

Não sabe se foi a forma descontraída e "pouco típica de fã" com que sempre se apresentou, mas a verdade é que Cristina reparou nela. Aliás, até lhe disse "obrigada pelos comentários", associando o nome agora dito ao vivo com o nome que muitas vezes via a elogiar um look ou a dizer bom dia nas redes sociais.

Foi de tal forma que Cristina até escreveu sobre esta educadora de infância com gosto pela fotografia no seu blog. "Gosto de olhar nos olhos, de saber nomes, vidas e sonhos. Por isso não gosto de sessões de autógrafos. Porque as sinto impessoais. Porque são rápidas. Porque quase não ficam os rostos. Mas há gente mais persistente. A Catarina é uma delas [...] Acompanha-me desde o primeiro dia. Atenta. Está nos dias importantes. Num ou noutro programa. Num ou noutro lançamento. É discreta. Trocamos muitas vezes apenas um sorriso. Eu sei que ela está, ela sabe que eu estou".

Trocam mensagens pontuais e Catarina não falha um momento importante. Já foi assistir a vários programas ao vivo e no aniversário do ano passado estava lá, na plateia. "A Cristina chamou pelo meu nome e deu-me como exemplo de quem está sem invadir o espaço".

Catarina tem os livros, as revistas, os sapatos e o perfume e garante que vai continuar a seguir aquela que é o seu ídolo, como mulher e como profissional. "Há quem duvide da sua autenticidade e ache que é tudo um boneco, mas não é verdade", garante. E para os amigos que acham tudo uma bimbalhada, tem a resposta pronta: "Quero lá saber, não ligo nada a isso."

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.