Na terceira edição do programa "Quem Quer Namorar Com o Agricultor?" há cinco agricultores à procura dos seus pretendentes. Se nas edições anteriores apenas se procuravam companheiras, agora, com a participação da agricultora Catarina Manique, há também concorrentes masculinos que podem vir a fazer par com a agricultora do Fundão.

No primeiro episódio foram apresentados os donos das quintas — António Gonçalves, João Paliotes, Francisco Tomé, Catarina Manique e Ricardo Bernardes — e os vários pretendentes. Já no segundo, este domingo, 3 de maio, foi altura de mostrar os primeiros momentos nas respetivas quintas e vários desafios.

Entre pastos e animais, foram vividos momentos de conversas sinceras e outros mais atrevidos. De tudo o que aconteceu no programa dedicado aos desafios, a MAGG selecionou os cinco melhores e os três piores momentos (incluindo os momentos tensos). Ora veja.

O melhor

1. Conversa sincera entre António Gonçalves e Susana

Susana Gomes não compreende porque é que foi escolhida e ainda menos o que significa um dos gestos de António. "No meio de tudo isto, António, estou um bocadinho curiosa: gostava de perguntar o significado daquela frase bonita que me deu ontem", questiona. A frase romântica dizia então: "Na última gala onde eu andei, muitas senhoras bonitas eu encontrei, tu foste uma daquelas que nunca esquecerei" — alerta cliché.

Susana andava então curiosa para saber porque é que no meio de tantas mulheres foi ela a escolhida para seguir para a quinta de António. Não tão romântica quanto a rima, foi a resposta do agricultor: "Não sei explicar bem, não tenho a resposta exata para te dar. Mas no que diz respeito a escolher, foste diferente de todas, trouxeste-me uma prenda para me oferecer".

Contudo, António acaba por desvalorizar a frase dizendo: "Foi só uma frase para uma senhora que me ofereceu uma telha pintada à mão". Apesar do pouco entusiasmo, remata referindo que a Susana pode vir a acompanhá-lo mais tempo, não descartando qualquer hipótese de ficar com esta pretendente.

2. João Paliotes tenta aproveitar as deixas com as concorrentes

Primeiro foi o episódio com Malfada Santos: no caminho do carro até ao galinheiro onde iam executar algumas tarefas, a conversa (que virou discussão) incidiu sobre o facto de João ter visto ou não a concorrente nua quando esta lhe pediu ajuda quando ficou sem água durante o banho.

Entre argumentos das pretendentes, João continuava a defender-se dizendo que não tinha visto nada. Mas a verdade é que vontade não lhe faltava. "Vou continuar a desligar mais vezes a água para ver se elas me chamam para resolver problemas técnicos. Assim pode ser que veja mais alguma coisa", avança o agricultor num tom de brincadeira.

Ao fim ao cabo, já não se sabe se é João o mais atiradiço ou uma das pretendentes: Dalila Gomes. No desafio em que as concorrentes tinham de alimentar e recolher os ovos das galinhas, tanto Dalila Gomes como Cláudia Sousa tinham medo das mesmas. Enquanto Cláudia enfrentou o medo simplesmente cumprindo a sua tarefa, Dalila aproveitou para encontrar algum consolo.

Em quem? João, claro, que não gosta nada de estar mais próximo das concorrentes, especialmente de Dalila. "Assim temos de vir todos os dias às galinhas. De manha e à noite", disse João. Quem não gostou nada destas aproximações foi Cláudia Sousa: "Acho que a Dalila aproveitou-se da situação das galinhas para estar mais perto do João".

Já em conversa com a apresentadora Andreia Rodrigues, o agricultor admite que tem um especial interesse por Dalila Gomes: "Há uma que me desorienta mais a cabeça quando começa assim a olhar e a rir-se".

3. Pretendentes conhecem dois cabritos acabados de nascer

Um dos primeiros desafios na quinta de Catarina Manique foi ordenhar as cabras. Apesar de esta ter achado que os candidatos não gostaram da experiência, a mãe de Catarina ficou impressionada com os pretendentes: "Estava à espera de outra coisa. Mas não. Meteram as mãos à obra".

Já noutro desafio — ainda que Bruno Pontes achasse que era dia de lidar com o estrume — foi dia de cuidar dos chibos, momento que ao início encantou Daniel Malheiro: "Aquilo parecia um paraíso, parecia que era só bambys à minha frente".

Contudo, deixou de gostar assim tanto quando mesmo ao lado dos "bambis" (chibos), tinham acabado de nascer dois cabritos. "Aquilo meteu-me assim um bocado de... não é bem nojo. Não gosto muito de ver aquelas coisas", ou nada, já que manteve-se afastado quase o tempo todo. "Agradeço a Deus não ter visto aquilo senão provavelmente ia desmaiar", disse Daniel.

Pelo contrário, quem adorou a experiência foi Ricardo Ferreira: "São mesmo engraçados. Vêm ali com o pelinho todo, mesmo indefesos. É bastante fofinho. Bastante engraçado".

"Quem Quer Namorar Com o Agricultor?”. Candidatos, as primeiras químicas, quem escolheu quem e a primeira trica
"Quem Quer Namorar Com o Agricultor?”. Candidatos, as primeiras químicas, quem escolheu quem e a primeira trica
Ver artigo

4. Yasmyni Lima e Francisco Tomé íntimos

Quando os agricultores e concorrentes se apanham sozinhos das duas uma: ou a conversa azeda ou adoça. No caso de Yasmyni e Francisco nem foi preciso conversa. Ambos deram as mãos parecendo que já tinham uma intimidade de há algum tempo.

"É importante para mim tocar as pessoas. Demos as mãos, mas foi uma forma natural", disse Francisco para as câmaras. Se para ele é importante tocar, para Yasmyni é igualmente importante aproveitar a oportunidade e deixou claro que a partir do momento em que ele a acarinhar, ela vai fazer o mesmo.

Francisco acrescentou que o toque revela muita coisa, mas não foi possível senti-lo durante muito mais tempo porque entretanto chegaram à sala as restantes pretendentes: Maria João Ramos, Nancy Jesus e Ana Sofia Videira.

Mas nem o facto de saber que tem mais três concorrentes a competir pela companhia de Francisco, deixou Yasmyni sem confiança: "Ele tem tudo para me conquistar. Realmente eu não fiz a escolha errada, nem ele fez a escolha errada. Em momento algum", disse.

5. O primeiro date do programa

Depois de Catarina desafiar os pretendentes a apanhar um cabrito, um deles conseguiu cumprir a tarefa com sucesso: Pedro Pereira não só apanhou o animal, como ganhou um jantar com a agricultora.

Barba feita, conselhos pedidos aos restantes concorrentes (que pouco de útil disseram não fossem também eles querer o mesmo sucesso que Pedro) e Catarina já sem as roupas práticas de andar na quinta, estava na hora de ir para o restaurante.

"Acredito que vai ser a melhor oportunidade possível para ganhar pontos com a Catarina e distanciar-me dos outros concorrentes", admitiu Pedro às câmaras. Já Catarina não fala em pontos, apenas na vontade de conhecer melhor Pedro sobre o qual ainda sabe pouco.

Chegados ao local do date, Pedro lança a sua cartada de cavalheirismo e oferece-se para pendurar o casaco de Catarina.

“Quem Quer Namorar Com o Agricultor?". A história dos 5 agricultores que vão à procura de amor (e fama)
“Quem Quer Namorar Com o Agricultor?". A história dos 5 agricultores que vão à procura de amor (e fama)
Ver artigo

Piores

1. Nancy Jesus não se integra

Logo no início do segundo episódio de "Quem Quer Namorar Com o Agricultor?”, Francisco Tomé chama à parte Nancy Jesus para uma conversa séria sobre o facto de a concorrente parecer mais focada na sua cadela do que na experiência.

"Chegou à casa um pouco tímida. Só vivia para a cadela", disse Francisco às câmaras e continuou: "Quando vamos por aí acho que não vale a pena". Na conversa entre os dois, Francisco tentou mostrar-se compreensivo e motivar a pretendente a aproveitar e a não viver apenas para o animal.

Levada pela conversa, Nancy disse que ia começar a aproveitar mais, até porque a cadela está mais ambientada à nova quinta. "Teve aquele cuidado, sensibilidade, tendo em conta que adoro a minha cadela", disse a pretendente às câmaras. Resta saber se vai mesmo cumprir e mostrar mais empenho.

2. António Gonçalves leva com os pés

Quando António e as pretendentes Mafalda Rodrigues, Susana Gomes, Neusa Marques e Ana Paula Jesus foram para as aulas de poda, o agricultor mostrou-se sempre prestável a explicar tudo sobre as práticas na quinta.

Mas não se ficou por aí. Quando Ana Sofia Videira subiu uma das árvores, António ficou por perto e prontificou-se a ajudar: "Agarre-se a mim e desça daí", disse, tentando a sua sorte.

Contudo, Ana recusou ajuda e o agricultor não gostou de levar com os pés da concorrente. "Estava à espera que ela fosse uma pessoa que se desse mais", referiu António. Costuma dizer-se "quem não tem cão caça com gato" e António, sem cão por perto, caçou como agricultor e partiu para um novo engate: Neusa Marques.

Criou-se alguma intimidade entre outros dois quando a concorrente revela que é um pouco fria, conversa que ficou para depois (e que nós vamos ter de aguardar). Apesar de Ana Sofia Videira não ter correspondido à intenção de António, não faltou quem quisesse ter sido agarrada por ele. Depois de Neusa, que correspondeu às intenções do agricultor de forma natural, veio Susana Gomes.

À vista de todos, a concorrente mostrou que só o queria por perto e pediu ajuda para descer de uma árvore: "Se não te queres magoar, chama o António", brincou Susana.

"Big Brother 2020". Concorrentes nomearam Sónia para ser expulsa, mas imunidade salvou-a e ela pôs Diogo "na chapa"
"Big Brother 2020". Concorrentes nomearam Sónia para ser expulsa, mas imunidade salvou-a e ela pôs Diogo "na chapa"
Ver artigo

3. A incompatibilidade entre Ricardo Bernardes e Mafalda Rodrigues

O dia começava com várias tarefas por fazer, mas Ricardo estava já pronto para avançar sozinho para os seus afazeres: "As vezes esqueço-me um bocadinho delas. Porque é o normal do meu dia a dia", disse. Ficar de parte ninguém gosta, especialmente a curiosa Mafalda que começou a tirar o agricultor do sério.

Além de ficar confusa com o que é para fazer, faz várias questões, enquanto Sandra Lagarto apenas acata com as tarefas indicadas pelo agricultor, atitude que o mesmo admira. Sandra 1 - 0 Mafalda.

Mafalda não gostou de ver as diferenças no tratamento e isso refletiu-se quando, além de não ter travão para dizer aquilo que pensa a Ricardo, diz ambos: "Quer dizer: eu limpo o chão e vocês sujam?", disse indignada.

O pico da tensão foi quando Ricardo ficou desorientado quando viu que Mafalda não estava a lavar o chão como ele queria: "Em vez de andares a fazer tudo como deve ser, isso é 'javardar'", disse, acabando por se redimir e oferecer ajuda.

O agricultor admitiu para as câmaras que "pega um bocadinho" com a concorrente, mas parece que a relação conflituosa ainda não está perdida: "Também tenho aquela fase em que penso: deve ser por não saber".