O Grupo Media Capital anunciou esta terça-feira, 9 de julho, que está mesmo a preparar o lançamento de um novo projeto de televisão. Depois de, no início do mês de julho, já se ter noticiado que este era o próximo passo do grupo, que escolheu a posição onde hoje mora a TVI Ficção para se lançar no mercado, a Media Capital confirma agora que vai nascer mais um canal de perfil generalista na televisão dos portugueses — e traz muitas novidades.

Setembro é amanhã. TVI lança novo canal para concorrer com a CMTV (e TVI Ficção desaparece)
Setembro é amanhã. TVI lança novo canal para concorrer com a CMTV (e TVI Ficção desaparece)
Ver artigo

“Considerando as tendências e o comportamento dos espectadores — que cada vez mais veem o que querem quando querem — a TVI decidiu evoluir a oferta da TVI Ficção para algo mais completo”, lê-se no comunicado. Assim, além das novelas e séries que já fazem parte da grelha, o novo canal vai contar também com produtos de ficção internacionais, programas de entretenimento, desporto e alguns apontamentos de informação, ficando, desta maneira, um canal para todos os gostos. 

A programação desportiva vai ser a grande novidade deste novo canal generalista, que pretende atrair mais público, não só com um perfil mais adulto como também masculino, uma vez que, com a TVI Ficção, este não era o seu público-alvo. Aqui, a prioridade vai ser a cobertura de eventos e de modalidades que hoje não têm grande espaço na televisão nacional, dando a oportunidade a todos os portugueses de diversificarem os seus gostos no mundo do desporto. 

Como a MAGG já tinha noticiado, a responsabilidade pelos conteúdos e pela programação será de Hugo Andrade, que já foi diretor de programas da RTP e que se mudou para a Media Capital em 2020, onde é atualmente diretor-geral adjunto. Já a componente informativa ficará toda a cargo de Nuno Santos, à semelhança do que acontece com os programas de informação da TVI e da CNN.

O Grupo Media Capital também avançou no comunicado que já foram pedidas todas as autorizações para esta mudança, mas que só divulgará o nome do novo canal e a data de estreia quando tiverem luz verde.

A TVI Ficção é atualmente liderada por Ana Rita Clara que, como deixou antever num post na rede social Instagram, irá manter-se no projeto. "A celebrar três anos no Grupo Media Capital e estão a chegar novidades boas. A contar os dias para poder partilhar tudo. Só vos posso assegurar que será sempre tudo feito com muita entrega e paixão. Mas enquanto esse dia não chega, vejam os programas e digam me o que acham", escreveu a senior advisor da TVI Ficção.