Malmö, na Suécia, ficará na história da Eurovisão como a cidade que recebeu a edição mais polémica de sempre. Este sábado, 11 de maio, a Suíça sagrou-se vencedora da 68ª edição da Eurovisão, com "The Code", interpretada por Nemo. Esta é a terceira vez que o país do centro da Europa vence o certame (aconteceu em 1956, na primeira edição da Eurovisão, e em 1988, com Céline Dion).
Veja a atuação de Nemo aqui
Portugal, representado por Iolanda, que interpretou "Grito", ficou em 10º lugar.
A começar pela presença de Israel na competição, que está atualmente a levar a cabo um conflito armado na faixa de Gaza, que foi altamente contestada pelos fãs da Eurovisão, e a acabar na desqualificação dos Países Baixos, devido a uma alegada agressão de Joost Klein, representante daquele país, a uma funcionária da produção do evento, esta edição do certame organização pela União Europeia de Radiodifusão esteve ensombrada por protestos, censura e tensão constantes.
A vitória de Nemo representa o regresso do Festival Eurovisão da Canção ao país onde aconteceu pela primeira vez. Em 1956, a primeira edição do certame aconteceu em Lugano, Suíça. Venceu Lys Assia, com a canção "Refrain".