Era uma das estreias mais aguardadas de 2022, e a opinião generalizada nas redes sociais é a de que a coisa não podia ter corrido melhor. "Tabu", uma adaptação do original belga "Taboe", e que juntou o humorista com um grupo de quatro pessoas que sofrem de diferentes deficiências físicas, foi recebido com enorme entusiasmo nas redes sociais, quer de Bruno, quer da SIC. Só nas audiências é que a coisa podia ter corrido melhor. A TVI também estreou um novo formato este sábado, 5 de março, em horário nobre, o programa "Turistas". Em sentido contrário, a aposta muito promovida pela TVI foi alvo de muitas críticas, mas conseguiu estar melhor nas audiências.
O primeiro a elogiar "Tabu" foi Daniel Oliveira, diretor de programas da SIC. "Arriscar. Inovar. Desassossegar. E rir em tempos de chumbo. Bruno magistral, numa produção exímia da 'Até ao fim do Mundo'. Muito orgulho nisto!", escreveu na conta oficial de Instagram, expressando o orgulho que sente no novo formato..
As atrizes Cláudia Vieira e Jessica Athayde também deixaram comentários numa publicação da SIC, assim como João Paulo Sousa, que escreveu "Que programa". Jessica Athayde não se ficou pelas palavras e partilhou até uma história divertida no Instagram a mostrar apoio a Bruno Nogueira e admiração pelo formato.
A SIC fez várias publicações após a emissão do novo formato e numa delas a caixa de comentários encheu-se com mais de 300 mensagens, maioritariamente com mensagens de parabéns à SIC, Bruno Nogueira e Daniel Oliveira.
"Parabéns SIC por arriscarem neste tipo de conteúdo! Parabéns ao Bruno Nogueira pois não imaginava mais ninguém a fazer este tipo de humor com o devido respeito por estes temas e de forma tão humana!", diz um deles. "Profundamente divertido", "fantástico" e "excelente" foram mais alguns dos elogios deixados por quem assistiu ao novo programa e há quem peça por "mais disto na televisão portuguesa!".
Encontra-se ainda quem tenha ficado sensibilizado de forma especial pela forma como os assuntos "tabu" são tratados no programa.
"Muito bom MESMO!!!! PARABÉNS!!!! Sou mãe de um menino com doença rara, com muitas limitações e achei o programa de uma sensibilidade incrível!!!", pode ler-se. Outra espetadora deixou também um comentário semelhante. "Hoje foi muito importante para mim, porque identifico-me de alguma maneira com estes seres humanos encantadores. A tua mamã sabe. Beijinho e parabéns", pode ler-se.
Os números de "Tabu" não refletiram este entusiasmo generalizado. O programa foi o sexto mais visto do dia, e embora tenha começado a liderar, nos primeiros minutos, acabou por perder para "Festa é Festa 3", que a TVI emitiu no mesmo horário. O programa da estação de Queluz foi mesmo o programa mais visto do dia, chegando a 1,05 milhões de espectadores.
"Os Turistas" safaram-se nas audiências, não tanto nos comentários
Na mesma noite da estreia de "Tabu", na SIC, a TVI lançou um novo programa em horário nobre. Chama-se "Os Turistas" e trata-se de um reality show em que a cada episódio, seis celebridades assumem outras profissões.
O primeiro programa foi "Os Turistas – Missão Hotel" e teve como protagonistas Eduardo e Joana Madeira, Heitor Lourenço, Manuel Marques, Patrícia Tavares e Rosinha. Contudo, as opiniões dos espectadores dividem-se e não são muito positivas.
"Não achei graça nenhuma", diz um deles. Outro internauta responde à publicação do canal privado que avança que "Os Turistas" foram "líder no seu horário", agradecendo a preferência. "A minha não, nem vi praticamente nada, achei sem graça...!", pode ler-se.
"Total desencanto! Tanta expetativa... desiludida" é mais uma das reações negativas, embora alguns espetadores tenham gostado por ter sido "divertido". "Expectante, o mundo anda cinzento, vamos rir um pouco", diz referindo-se à guerra na Ucrânia.
Os "Turistas" competiu quase sempre com "Patrões Fora", da SIC, e arrasou. A nova estreia da TVI, muito promovida por Cristina Ferreira, conseguiu uma média de 765 mil espectadores, contra os 431 mil de "Patrões Fora", que perdeu inclusive para o "Festival da Canção", da RTP, que chegou aos 548 mil.