O universo “Star Wars” continua em expansão com o lançamento da série “Ahsoka”, nome da produção em live action e também da personagem feminina que já entrou noutros capítulos deste mundo fantástico.
Ahsoka Tano, que teve a primeira aparição em “A Guerra dos Clones” — tanto no filme como na série de animação —está de regresso a este universo e conseguiu ganhar uma série onde é a protagonista. A produção, que foi anunciada há dois anos, vai poder ser vista já esta quarta-feira, 23 de agosto, na Disney +, data em que o primeiro episódio fica disponível na plataforma de streaming.
Até lá, espreite tudo o que se sabe sobre a nova produção, que marca mais um regresso a uma galáxia muito, muito distante.
Qual é a história de “Ahsoka”?
Como na maioria dos filmes e séries de “Star Wars”, os detalhes deste spin-off têm sido escondidos ao máximo. Sabe-se, através da sinopse oficial da série, que a produção se situa após a queda do Império e que vamos acompanhar a antiga cavaleira Jedi Ahsoka Tano enquanto ela investiga uma ameaça emergente para uma galáxia vulnerável.
Alguns meios falam da perseguição da guerreira ao Grande Almirante Imperial Thrawn e a outras ameaças, mas a informação não é oficial e ainda não pode ser confirmada.
Onde se encaixa cronologicamente no universo “Star Wars”?
Depois de tantos filmes, séries e animação, é natural que já tenha perdido o fio à meada. Ahsoka passa-se depois da queda do Império, e com Rosario Dawson a interpretar a personagem principal, é esperado que numa linha temporal a série se situe pouco depois dos desenvolvimentos da segunda temporada de “The Mandolarian”.
No que toca à linha temporal própria do universo “Star Wars”, a produção situa-se após a queda do Império e antes da ascensão da Primeira Ordem, ou seja entre os filmes “Episódio VI - O Regresso de Jedi", de 1983, e "Episódio VII - O Despertar da Força", de 2015.
Quem faz parte do elenco da série?
Depois de ter vestido a pele de Ahsoka Tano em “The Mandalorian” e “The Book of Boba Fett”, a atriz Rosario Dawson volta a interpretar o papel de Ahsoka, protagonista deste spin-off. Savannah Steyn fica também com o papel da protagonista, mas interpretando a Jedi quando esta era mais jovem.
A série produzida por Dave Filoni (que teve o mesmo cargo em “The Mandalorian” e noutros capítulos do mundo “Star Wars”) conta ainda com nomes como Natasha Liu Bordizzo (no papel de Sabine Wren), Mary Elizabeth Winstead (Hera Syndulla), Ray Stevenson (como Baylan), David Tennant (no papel de Huyang) e Hayden Christensen, que regressa como Anakin Sywalker.
O percurso de Ahsoka Tano
A personagem fez a sua primeira aparição em 2008, no filme animado “The Clone Wars”, onde a guerreira começa por ser Padawan de Anakin Skywalker. Posteriormente foi desenvolvida uma série, também de animação, entre 2008 e 2020, com o mesmo nome, e a guerreira faz parte das sete temporadas.
Anos depois, a personagem regressa e pode ser vista em “Star Wars: Rebels” (2014-2017), série de animação presente no catálogo da Disney +.
Já a atriz Rosario Dawson estreou-se como Ahsoka Tano na segunda temporada “The Mandolarian” e regressou aos ecrãs dois anos depois, em “The Book of Boba Fett”.
Dado que “Ahsoka” está apenas anunciada com o formato de minissérie, uma segunda temporada pode ser difícil de acontecer. A produção vai contar com oito episódios, que chegam à Disney + às quartas-feiras.