Damiano David, vocalista da banda vencedora da 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, testou negativo ao consumo de drogas. O resultado do teste, a que o músico italiano se submeteu voluntariamente, foi negativo, conforme foi comunicado pela União Europeia de Radiodifusão esta segunda-feira, 24 de maio.
"Não houve consumo de drogas na green room e consideramos este assunto encerrado. Estamos alarmados pela especulação incorreta que conduziu a notícias falsas, o que ensombrou o espírito do evento e afetou de forma injusta a banda", anunciou a entidade organizadora do certame que, logo no domingo, abriu uma investigação para averiguar o alegado incidente.
Os Måneskin venceram a 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que aconteceu este sábado, 22 de maio, em Roterdão, Países Baixos. A Itália não vencia o certame desde 1990, quando Toto Cutugno arrecadou a vitória com a canção "Insieme: 1992".
A banda de rock já conquistou um feito inédito para a música italiana ao colocar "Zitti e Buoni" em 9.º lugar no Spotify Global Chart, tornando-se assim a canção italiana mais ouvida online em apenas 24 horas.
Itália será, assim, o país anfitrião da Eurovisão em 2022 e já há três cidades candidatas a receber o certame: Turim e Milão foram as primeiras a mostrar interesse em organizar o evento. Os autarcas de Bolonha, Pesaro, Nápoles e Reggio Emilia também já se pronunciaram publicamente sobre uma potencial candidatura.