Embora Rui Alves se tenha apresentado na nova edição do "Big Brother 2020" com uma grande alegria, a sua vida não foi fácil. Depois de se saber que os pais biológicos de Rui Alves o abandonaram com dias de vida, tendo sido depois entregue aos pais adotivos, Itelvina e Arsénio Alves, sabe-se agora que o irmão, Paulo, filho dos pais adotivos, morreu há dois anos vítima de uma overdose de droga.
A história é contada na edição da revista "TV Guia", em que uma amiga dos pais adotivos de Rui traça um cenário duro, com drogas, problemas familiares sérios, que levaram mesmo a que os pais cortassem relações com o filho. Na altura, na pequena aldeia onde viviam, várias pessoas acusaram o casal de abandonar o filho, que se metia nas drogas. Acabou por morrer aos 40 anos com uma overdose, relata essa mesma fonte à revista. “Desprezaram o filho mais velho que se entregou às drogas. Não lhe davam comida e até o proibiam de entrar em casa”, explicou uma vizinha do casal à "TV Guia".
Rui Alves tornou-se um dos concorrentes mais acarinhados da nova edição do programa logo depois de dizer que o seu sonho era ter 400 ovelhas daqui a um ano e tornar-se famoso a tocar acordeão. O seu objetivo final é ser artista e os pais do concorrente esperam que a fama lhe traga mais concertos quando sair.