Não queríamos admitir isto mas lá vai ter de ser. Estamos a contar os dias até que comece "Big Brother - Duplo Impacto". E, depois de esta gala que nos provocou tanta emoção quanto olhar para um cubo de gelo a derreter, ainda mais.

Mais vamos começar pelo início. Em fim-de-semana de confinamento, Teresa Guilherme surgiu toda ela uma fénix, com cores fortes para animar a malta que está trancada em casa. E valha-nos também Santa Pipoca Mais Doce, toda ela brilhos, glamour e cabelão sexy para nos animar e tirar, ainda que em sonhos, desta rotina sempiterna de calças de fato de treino, polares e pantufas.

Ana Garcia Martins
créditos: TVI

E depois deste momento "Passadeira Vermelha", tenho de fazer uma revelação que me custa, que me dói cá dentro. Esta semana provei as sementes do Rui Pedro (ah, nota para os mais distraídos. Rui Pedro, ex-concorrente, tem uma empresa que vende produtos feitos com sementes de girassol) e, caraças! São mesmo boas. Lembrei-me disto quando o vi surgir, pela segunda semana consecutiva, em destaque na gala dominical. Tanto destaque que até deu para perceber que o moço foi retocar as madeixas. Faz bem, que não é por estarmos confinados que nos devemos desleixar.

Rui pedro big brother
créditos: TVI

Vamos lá a isto que se faz tarde. Aqui estão os protagonistas (aka os nomeados) Zena, André, Joana e Andreia. O casalinho, saído de um qualquer casamento em 2001, a dupla maravilha em modo... sei lá eu o que é aquela coroa de pérolas da Andreia.

Pela enésima vez, André Abrantes enterra-se em direto, sempre com Zena a seu lado e o seu sorriso de Mona Lisa. O cantor conta que afinal, o pedido de namoro foi planeado com o Big Brother na semana anterior. É que nem de propósito, hein? Mesmo a calhar para a semana em que estava nomeado. Quando quiserem planear coisas para a vossa vida, já sabem, é falar com o Abrantes.

André Abrantes surpreende Zena com jantar romântico e pedido de namoro
André Abrantes surpreende Zena com jantar romântico e pedido de namoro
Ver artigo

Temos uma dúvida badalhoco-pertinente, que persiste desde o "BB2020". Porque é que não há imagens de edredoning? Porque é que nunca vemos os momentos de amor noturno entre os concorrentes, como acontecia durante a "Casa dos Segredos"? Não que a gente queira ver... é só curiosidade. É que tanto falam da agitação debaixo dos lençóis que a malta até gostava de perceber do que se trata.

O enterranço semanal do André Abrantes já é um clássico do "BB - A Revolução", com Joana e Andreia a fazerem dele gato sapato e André sem saber se há-de estar com a Zena, contra a Zena ou em cima da Zena. Ninguém se entende e bem diz Ana Garcia Martins quando descreve isto tudo como "um molho de brócolos".

Este domingo era suposto terem entrado ex-concorrentes na mansão da Ericeira mas, sabem como é, covid. Jéssica Antunes, Sandra e Carina estão fechadas num hotel e por lá hão-de continuar durante mais duas semanas. Quando estiverem prontas para regressar ao jogo, já uma pessoa tem de pôr o bacalhau de molho para a ceia de Natal. Esta noite, as confinadas vão nomear sem entrar na casa. É quase como o take away mas sem comida.

Ah! o pinheirinho da casa faz anos! Quem?, perguntam vocês? A Sofia, a planta que resta na mansão da Ericeira. É pôr-lhe uns enfeites e umas estrelas e escusam de comprar árvore. Vemos as imagens da mensagem dos familiares e amigos de Sofia, as constantes interrupções de Pedro, e começamos a achar que a rapariga ou tem uma paixão pelo mágico ou uma tendência pouco saudável para relações tóxicas. Ou ambas.

Só assim se pode explicar que, depois de tanta diatribe, discussão e choradeira estejam sempre coladinhos e sorridentes. Ali há gato. É oficial. Não temos a menor pachorra para o chapeleiro louco e para a mansidão aborrecida de Sofia. Um resolve tudo com "cala-te", a outra só sabe estar calada. Santa paciência. Até a mãe de Pedro o mandaria calar se lá estivesse. "Ele a mim obedece-me", garante a senhora a Teresa Guilherme. Freud explica. Freud explica, dona Maria Antónia.

Maria Antónia, mãe de Pedro (direita)
Maria Antónia, mãe de Pedro (direita) créditos: TVI

Ficamos também a saber que existe uma predisposição genética para a desarrumação e que o Pedro a herdou do lado paterno, mais concretamente da sogra da dona Maria Antónia. Esta é, provavelmente, a desculpa mais esfarrapada que uma mãe deu para justificar a javardice do filho. Mas, fazer o quê? Coração de mãe é cego. Ficámos também a saber que a mãe do Pedro tem contrato com a Vodafone até agosto de 2021 e, por isso, não tem acesso ao canal TVI Reality. Deixe-se estar, senhora, que também não perde grande coisa.

De volta ao romance. "És o melhor poeta que eu já li", diz a Jéssica ao Renato. O último livro que a Jéssica leu deve ter sido Anita Vai à Casa de Fados. Tenho de confessar que gosto mesmo do Renato, da sua alegria e autenticidade que nem 5 cêntimos apostamos neste romance. Isto porque a Jéssica ainda está presa ao senhor das olheiras que já nem se deve lembrar do nome dela. Acorda, mulher, que esse chão já deu uvas, já fermentaram e já estão engarrafadas.

Podemos estar a ser ingénuos mas esta insistência em fazer da Zena a má da fita, seja no jogo seja no suposto triângulo amoroso com Renato e Jéssica já cheira mal. É maldoso e inconsequente.

Mini Break.

A Pipoca mais Doce salienta o que referimos anteriormente. Que a Jéssica não quer mas também não larga. O Renato, claro está. E é verdade. E vamos só deixar aqui este tweet que resume esta 'zena'.

Estes momentos em que ou Teresa Guilherme se engana, ou a produção se engana, e entra um separador musical e depois é intervalo e depois já não é, são cada vez mais frequentes e constrangedores. Por mim tudo bem mas dá para ir à casa banho ou não?

teresa guilherme
créditos: TVI

Voltámos. Um dos nomeados vai ser salvo. O André reza, a Andreia ri-se, a Joana faz poker face. Surpresa! André foi salvo. É oficial. Não temos estudos para acompanhar este "Big Brother". Mas deixamos este tweet

É incontornável afirmar que esta edição do reality show perdeu gás com a saída de Rui Pedro. Por isso, o rapaz foi repescado para a categoria de "isto é uma espécie de comentador". Teresa Guilherme não é de modas e vai de dar a entender a Joana que o seu arqui-inimigo poderá voltar à casa... quando esta hipótese nunca esteve em cima da mesa. "Não sei porque é que continuamos a alimentar este assunto", afirma a Pipoca Mais Doce. Subscrevemos.

No próximo segmento, o Big Brother lê comentários de Ana Garcia Martins aos concorrentes. Se o pretendido era espicaçá-los, não fomos além das boas intenções porque os residentes da casa são mesmo fãs da Pipoca. Querem ver? "Mesmo que ela me enterre, vou achar graça aos comentários", atira Andreia, toda entusiasmada. Frase da noite. Quiçá, da semana.

De repente, viajámos no tempo até abril e estamos no BBZoom, com as três candidatas a regressar à casa confinadas num hotel algures por aí. Mas Carina, Sandra e Jéssica Antunes não fazem a coisa por menos e estão quitadas como quem vai para a noite. Para a noite latina num qualquer bar das Docas. Em 2005.

Momento — atrevo-me a dizer — ultrajante da noite. A expulsão de Andreia e também, muito provavelmente o mais surpreendente acontecimento desde "Big Brother". "I love you girl", diz Joana, com um ar de quem já está mentalmente a dizer adeus. "Não te quero triste", diz Andreia. Aaahaha! Estamos a rir muito. Muito. Mas baixinho, por causa dos vizinhos. Ainda a presença de Andreia não arrefeceu na casa e Joana faz questão de mostrar porque é que é uma jogadora nata. "Não vou ser mais amiga de ninguém, não esperem isso", atira para Pedro. Está miúda sabe mais a dormir do que os outros todos acordados e com um balde de café em cima. Que rainha.

Voltámos e agora a novidade: a votação passa a ser pela positiva a partir de agora. Ufa! falta um mês e uma semana para este BB acabar e, desculpem a honestidade, não conseguimos disfarçar o alívio. André e Zena discutem em direto, em mais um momento em que o músico prova que o seu frágil ego se sobrepõe sempre às boas intenções.

Jéssica é novamente líder. As confinadas nomeiam e, claro, André vai à chapa. É merecido. Só uma nota "Querido, Mudei a Casa!". Gostamos daquele cortinado amarelo torrado (e da expressão 'amarelo torrado') por detrás das confinadas. Parece saído de um hotel que não vê obras desde o tempo da Expo 98. Se calhar é. Não dizem que os anos 90 estão na moda? Então 'prontos'.

Nomeações feitas, aí vem a Andreia. Não sei se é de mim, que vejo demasiado Big Brother, mas já repararam que os concorrentes parecem sempre mais feios na casa do que em estúdio? É que a Andreia era um bocado desenxabida e, olha para ela ali, toda sensualona.

Votação express e o 'nosso' Tino é salvo com 91% dos votos. Bravo! E, atrevemo-nos a dizer, 9% ainda é muito para aquela que é, provavelmente (e a seguir a Jéssica Antunes) a concorrente mais desinteressante da historia dos reality shows em Portugal: Sofia.

E com este comentário botânico nos despedimos. Grande bem haja e até ao próximo domingo, num sofá confinado perto de si.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.