O caso de Bruno de Carvalho e Liliana está a causar revolta nas redes sociais e já chegou mesmo à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Várias figuras públicas, incluindo a comentadora oficial das galas do "Big Brother Famosos", Ana Garcia Martins, exigem a expulsão imediata do antigo presidente do Sporting. Foi inclusive criado o movimento online #RuaBrunoDeCarvalho, em que centenas de telespetadores do programa protestam contra a TVI por não expulsar de imediato o empresário, alegando que terá protagonizado episódios de violência física e psicológica contra a namorada.
Os comportamentos do ex-presidente do Sporting têm sido alvo de críticas ao longo do decorrer do programa, mas esta sexta-feira, 11 de fevereiro, vários espectadores garantem ter assistido à gota de água. Em causa estão imagens exibidas pela TVI que mostram um diálogo íntimo entre os concorrentes Bruno de Carvalho e Liliana Almeida, ex-integrante da girl band Nonstop. No decorrer da conversa, Bruno de Carvalho repete a questão "viste o que tu me fizeste?" e acaba por agarrar a nuca da cantora ao mesmo tempo em que afirma "eu não te estou a agarrar".
"Isto é inadmissível. Inadmissível. Não andamos a caminhar até aqui para ter um exemplo destes em plena televisão nacional. Isto é violência física e psicológica. Isto é tudo aquilo que durante séculos foi normalizado. É crime. E tem de ser tratado como tal. Ponto final”, afirmou Carolina Deslandes, através de uma publicação na sua conta de Instagram.
"É obrigatório que este indivíduo seja imediatamente expulso. E que isto seja uma janela para tantas casas onde acontece o mesmo – e ninguém diz nada. Sabem porque? Porque a primeira reação é acusar a vítima de passividade. É duvidar das mulheres. Isto tem de acabar aqui". conclui.
"Isto dá-me vómitos"
E cantora não foi a única figura pública que criticou publicamente as imagens. Também Madalena Abecasis recorreu ao Instagram para se manifestar.
"Não vejo o 'Big Brother'. Mas isto dá-me vómitos. Por muita edição que possa haver, por muitas coisas fora do contexto que possam ser partilhadas...uma coisa destas em plena televisão é assustador. É urgente que se faça alguma coisa, está um povo em plena angústia a assistir a este tipo de imagens", escreveu.
"Estamos todos de bancada a assistir a um nível de violência que resvala para a física, como se nada fosse. É angustiante, é assustador e, sim, é condenável", rematou.
Também A Pipoca Mais Doce reforça a sua posição face à relação de Bruno Carvalho
Ainda antes de manifestar a sua opinião pessoal, Madalena Abecasis partilhou uma outra publicação. Desta vez, escrita por A Pipoca Mais Doce, na qual a comentadora reforça, mais uma vez, a sua posição face à situação.
"O que era para ser divertido tornou-se uma coisa que causa angústia, tristeza, indignação, ansiedade. Pelo menos, é assim que me sinto ao assistir a tudo o que está a acontecer e às proporções que isto está a tomar. Não podendo fazer muito mais, só me resta lamentar e, não tendo culpa, pedir desculpa. Que, sendo pouco ou nada, não deixa de ser mais do que muitos (não) fazem. Porque já não 'é só um jogo'", completa.
E esta não é a primeira vez que A Pipoca Mais Doce assume uma posição face à relação de Bruno de Carvalho. Recorde-se de que já durante a gala do passado domingo, 6, a comentadora havia tecido comentários face a imagens "abusivas".
"De há duas ou três semanas para cá comecei a alertar para alguns sinais desta relação e de tão perigosa que parece. Acho que esta relação é perigosíssima, acho que é abusiva, acho que o comportamento do Bruno sobre a Liliana é perigoso e acho que mais perigoso do que isso é muitas vezes sentir que o programa é quase refém do Bruno", começou por dizer.
"Se fosse qualquer outra edição de anónimos, o Bruno já teria sido chamado à atenção por este comportamento. Porque é que o Bruno não é chamado à atenção, por estar persistentemente a perseguir a Liliana, a coagi-la e tentar obrigá-la a fazer coisas que ela não quer?”, questionou a comentadora. Ainda assim, Cristina Ferreira optou por desviar o assunto e dar continuação à gala.
Movimento #RuaBrunoDeCarvalho
A produção do programa "Big Brother Famosos" tem vindo a ser acusada de compactuar com o comportamento de Bruno de Carvalho em prol das audiências e as críticas são notórias na última publicação de Cristina Ferreira, na sua conta oficial de Instagram.
"As audiências não valem tudo isto. Tomem uma posição", "Violência não é prova de amor nem nunca será. Acabem com a palhaçada que está acontecer. É para ontem", "Não te esqueças do Sr. Bruno de Carvalho! Em vez de andares a assobiar para o lado!"; "Violência acontecer em pleno 'Big Brother Famosos' e até agora nada? Vale tudo por audiências? UMA VERGONHA! Expulsão já!".
São alguns dos comentários deixados por telespectadores do programa, que já fizeram nascer um movimento contra o empresário, #RuaBrunoDeCarvalho, no qual exigem expulsão imediata. Mas vão mais longe.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima confirma, em declarações ao "Delas", garante que têm chegado à associação "mensagens nas redes sociais com pedidos para intervir neste caso", embora frise que não irá comentar casos concretos.
Até à data, a TVI ainda não se teceu qualquer comentário e não há qualquer indicação de que Bruno de Carvalho venha a ser punido pelos comportamentos em causa.