Esta edição do "Big Brother Famosos" começou a 27 de fevereiro. Mais de um mês depois da entrada dos concorrentes na casa, os desentendimentos tornam-se mais frequentes, bem como as ameaças de desistência. As celebridades têm acusado pressão, principalmente durante as dinâmicas.

O leque de concorrentes em questão é muito amigo. Dão-se todos bem uns com os outros e raramente discutem por vontade própria. No entanto, o anfitrião e toda a produção esforçam-se para provocar algumas emoções fortes no reality show, impondo desafios e provas que contribuem para a quebra dos participantes.

Discussões, acusações e muita tensão entre concorrentes. Acabou-se a paz no "BB Famosos"?
Discussões, acusações e muita tensão entre concorrentes. Acabou-se a paz no "BB Famosos"?
Ver artigo

E é mesmo isso que tem acontecido. Os egos estão lá, tal como o cansaço e a saturação. Graças a estas dinâmicas, Miguel Azevedo fez as malas e Fernando Semedo, Marco Costa, Nuno Graciano e Bernardo Sousa discutiram. Ainda assim, até agora, apenas Melão abandonou mesmo o desafio.

"Ele só mete os pés pelas mãos"

Miguel Azevedo, tido pelos colegas e pelos espectadores como um elemento alegre da casa, decidiu fazer as malas e ponderou sair. Em causa esteve a reação a uma missão imposta pelo Big Brother. O anfitrião pediu a Miguel que elegesse os "dois concorrentes mais esforçados durante a sua presidência", que aconteceu durante a semana que passou.

"Marie e, sem rodeios e honestamente, o Marco", respondeu Miguel, referindo esforço e atenção por parte de ambos. Os dois ganhariam um benefício — neste caso, um jantar a sós. Em sentido inverso, teve também de escolher "os dois menos esforçados", optando por Nuno Graciano e Bruna Gomes, que enfrentariam consequências.

O que o cantor não sabia era que esta ida ao confessionário estava a ser transmitida pela casa. Todos os colegas ouviram e alguns mostraram não concordar com parte das escolhas. "Ele só mete os pés pelas mãos", considerou Bernardo. Finalmente cá fora, Miguel descobriu que os colegas estavam a par do que se passara e Bruna não escondeu o desagrado.

Os concorrentes eleitos "menos esforçados" foram falar em privado com o mandachuva e descobriram que, afinal, não existiriam consequências e sim um "desafio secreto". "Vão simular que vos ofereci uma consequência negativa que vos prejudica bastante no jogo", ordenou o Big.

"Para tudo na vida há um timing e, às vezes, tu vences quando sais a tempo"

Nuno Graciano encarnou de imediato esta missão, expressando o mal estar a todos os colegas. "As brincadeiras do Miguel nem sempre dão certo", lançou, perturbado, como era suposto. "Não faço tanto como as outras pessoas, mas daí a ser o que faço menos também vai uma diferença", explicou a Miguel.

As celebridades desde cedo desconfiaram que se tratava de uma missão, inclusive o principal alvo. Ainda assim, Miguel acabou por se isolar, trancando-se na casa de banho. "Custa muito fazer isto ao Miguel", clarificou Nuno. "Perceber a forma como ele ficou perturbado (…) Eu acho que não lhe estamos a fazer bem. Vai para lá do jogo. Ele está muito, muito triste. Mesmo".

O ex-apresentador continuou a queixar-se: "Eu não sei se consigo levar esta missão até ao fim, porque estou a destruir um ser humano que, para mim, é um ser humano de eleição, muito sensível. E não sei se consigo continuar a brincar com o coração dele".

Cá fora, Miguel conversava com Vanessa Silva no quarto, enquanto fazia as malas. "Para tudo na vida há um timing e, às vezes, tu vences quando sais a tempo. Não vences quando sais na altura certa", explicou à cantora. "E logo hoje que eu fui falar com o Big que era uma semana complicada para mim por causa dos anos da minha filha...", relembrou.

O cantor referiu o quanto vive de afeto e o quanto o procura, acrescentando: "O que é mais importante para mim? Já passei cá um mês e meio". "Ficares aqui pelas tuas filhas", respondeu, de imediato, Vanessa, tentando chamar o amigo à razão. Miguel acabou por descobrir que se tratava de uma missão e, até ao momento, permanece na casa.

"Foste dormir enquanto a prova estava a decorrer. Não achei que foi uma coisa fixe para a equipa"

Depois de provocar "fogo no parquinho" com a dinâmica para Miguel e a missão para Bruna e Nuno, o Big Brother continuou a tentar suscitar as reações dos concorrentes. Pediu-lhes para fazerem um balanço da prova semanal, que ainda está a decorrer e, para variar, não tem sido fácil.

Bernardo queixou-se logo de ser "mentalmente difícil" e de ter "dificuldades físicas" em realizá-la devido às cirurgias a que já se submeteu. Fernando Semedo explicitou os pontos que considerou negativos quanto à prova: "Foi o único momento da prova que me chateou e fiquei um bocado irritado", começou por dizer.

"O Bernardo foi tomar banho e foste dormir enquanto a prova estava a decorrer. Não achei que foi uma coisa fixe para a equipa", disse ao piloto de ralis. "Aí, acho que foi uma falha por estar aqui muita gente a tapar o teu buraco. E, depois, tu vieste do banho e parece que não mostraste muito esforço para recuperar esse tempo perdido", concluiu.

Mas também sobraria para Nuno Graciano, sendo que Fernando argumentou que, quando foi fumar, o empresário acabou por demorar "muito tempo". "Tu não estás bom da cabeça", ouviu logo de volta. Nuno tentava defender-se e Marco entrava em defesa de Fernando, concordando com o chef.

"Não é para levares a peito, Nuno", avisou Fernando. "Sentiu que esteve incorreto nesta prova, Nuno?", perguntou o Big Brother. "Não, de maneira nenhuma. Nem estou a perceber a conversa, francamente", respondeu Graciano. Os quatro homens continuaram a expor os seus pontos de vista e a conversa passou a focar-se em Bernardo.

"Eu não admito que ponham em causa a minha lealdade, o meu esforço e dedicação por vocês todos"

"Da mesma maneira que já me substituíram obrigatoriamente, também, quando estava a dormir, podiam ter-me chamado", argumentou o madeirense. "Todos respeitámos o teu espaço. Alguém te chamou enquanto estavas a dormir?", retorquiu Marco. "Então, não me atirem à cara que eu não vim fazer. Tinham ido lá, chamavam-me e diziam ‘vai fazer o teu trabalho’", considerou Bernardo.

O piloto de ralis ficou bastante incomodado com as acusações dos colegas, atirando: "Fraco já me basta chamarem-me aqui à frente". A pedido do Big Brother, elaborou: "No outro dia, tiveste a hombridade e o cavalheirismo de me chamar à atenção em privado, e hoje fizeste-o aqui em praça pública".

"Não acho que tenho de ser eu a chamar à atenção daquilo que é uma tarefa de grupo", reagiu Fernando. Bernardo ficava cada vez mais alterado. "Se eu fritar a cabeça ou rebentar um ombro, não vou estar cá sequer para jogar. Portanto, eu vou controlar a minha saúde mental e a minha saúde física, porque eu tenho uma vida lá fora e não estou para me estragar por causa da tarefa".

O madeirense continuou a deixar explícito: "Eu sacrifico-me à séria. Agora, não me ponham isso em causa. Eu não admito que ponham em causa a minha lealdade, o meu esforço e dedicação por vocês todos". "Então, estás a perceber completamente ao contrário o reparo que nós fizemos", avisou Fernando.

O chef deixou claro que estava apenas a fazer o balanço requisitado pelo Big Brother. "Se querem levar isso a peito e não verem isso como uma coisa para nós melhorarmos, tudo bem. Se querem ficar chateados comigo por isso, tudo bem", disse, passando a dirigir-se a Bernardo.

"Se queres ficar chateado comigo por eu fazer aqui um reparo no meu balanço, então é porque não és meu amigo", considerou. "Se alguém aqui achar que eu estou a ser falso, então digam-me, que eu arrumo a minha mala e vou já embora", assegurou. Ficava mais uma ameaça de desistência.