Viajar é sempre sinónimo de uma longa panóplia de dúvidas existenciais. Do teste à quarentena e da moeda à língua, passando por todos os contactos essenciais. Há informações que tem obrigatoriamente de consultar antes de partir além-fronteiras, principalmente enquanto a COVID-19 teima em marcar presença na ordem do dia.

Sabemos que nem sempre é fácil perceber quais os sites fidedignos ou em que tipo de informações pode (e deve) confiar. Por isso, está na hora de pegar no telemóvel (se já o tiver na mão, melhor ainda), porque a MAGG fez o trabalho de casa e reuniu três plataformas que albergam as respostas às suas preces.

Re-open EU

"Fornece informações sobre várias medidas em vigor, incluindo quarentena e requisitos de testes para viajantes, o certificado COVID Digital da UE para o ajudar a exercer o seu direito de livre circulação e aplicações móveis de rastreamento e alerta de contactos relativos ao coronavírus. As informações são atualizadas com frequência e estão disponíveis em 24 idiomas", lê-se na página inicial da plataforma.

Com um scroll rápido pela página, depara-se ainda com um mapa interativo que ilustra os casos positivos por 100 mil habitantes em cada país (ou cidade) da União Europeia. Depois, basta selecionar aquele que será o seu destino e encontra várias informações relevantes, como as medidas de combate à pandemia em vigor no momento, como funciona a apresentação do certificado digital e, ainda, quais são os requisitos para poder entrar no país.

Pode consultar o site oficial através do computador ou, ainda, descarregar a aplicação da plataforma através da Apple Store ou da Google Store. 

Re-Open EU
Situação pandémica na União Europeia. créditos: Re-Open EU

Conselhos aos Viajantes

Não é uma plataforma independente, sendo que faz parte do Portal das Comunidades Portuguesas.  Neste caso, terá de navegar pelo site oficial e selecionar a opção "Vai viajar?".

Depois, basta fazer deslizar até à opção "Conselhos aos Viajantes" e depara-se com aquela que é a plataforma de eleição, desde os tempos pré-pandemia, do casal de viajantes mais famosos de Portugal, os Explorerssaurus.

Quer viajar sem gastar (muito) dinheiro? É possível e os Explorerssaurus explicam-lhe como
Quer viajar sem gastar (muito) dinheiro? É possível e os Explorerssaurus explicam-lhe como
Ver artigo

Assim que entra na página, encontra várias informações de que precisa tanto antes de partir como à chegada ao destino. Depois, basta selecionar o continente e respetivo país para o qual deseja viajar e é rapidamente direcionado para a página de informações. Posto isto, basta navegar pelo site e recolher todo o tipo de contactos e informações que considere essenciais. Desde o número do Consulado Geral ao clima ou até à moeda, por exemplo.

Esta plataforma ainda não conta com aplicação para telemóvel, independentemente do sistema operativo, mas o site oficial está disponível tanto para desktop como para dispositivos móveis.

Registo Viajante

Embora estejamos em processo de desconfinamento, não podemos ignorar o vírus que nos deixou a vida em suspenso desde março de 2020. A verdade é que a situação global está significativamente mais controlada, mas continua instável e as medidas e restrições em vigor também. Por isso, e para prevenir desfechos desfavoráveis, o ideal é instalar esta aplicação, que também faz parte do Portal das Comunidades, disponível tanto para o sistema operativo IOS como para Android.

"Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação 'Registo Viajante', sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro. O registo na aplicação 'Registo Viajante' permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular", lê-se no Portal das Comunidades.

Registo Viajante
créditos: Google Play

De acordo com a descrição, "em caso de emergência (catástrofe natural, alteração ordem pública, acidentes) a aplicação permite que seja mais facilmente localizado e contactado. Caso o país onde se encontre seja afetado por algumas das situações anteriormente referidas, poderá ser contatado, nomeadamente através dos postos consulares portugueses que, em coordenação com as autoridades locais do país, fornecerão informações úteis. Esta Aplicação permite-lhe receber informações úteis e conselhos sobre cada país onde pretenda deslocar-se. Destina-se a quem efetua viagens ou deslocações de curta duração no estrangeiro. O registo no Ministério dos Negócios Estrangeiros é voluntário, fácil e gratuito".