Fora tudo aquilo que é obrigatório visitar quando se está de férias por Coimbra (ou mesmo para quem aqui vive), como a mítica Universidade, a biblioteca Joanina, a Sé Velha o jardim botânico ou, quem sabe, até mesmo o Portugal dos Pequenitos, há mais uma paragem obrigatória que precisa de ser feita: um baloiço super instagramável, digno de uma bela fotografia.
E não, não falamos de um baloiço qualquer de um parque infantil. Falamos daquele que promete ser o baloiço mais encantador da cidade, com uma vista privilegiada para o rio Mondego e que serve de homenagem a uma das histórias de amor mais conhecidas em Portugal - a de D.Pedro e Inês de Castro.
Aqui, esta trágica história, que tanto marca a cidade de Coimbra por ser o local onde se encontra a Quinta das Lágrimas, espaço de eleição do casal para ter os seus encontros, é eternizada num baloiço, que por si só já é uma obra de arte.
Feito naquilo que parece ser cimento, este baloiço conta com um beijo apaixonado de Pedro e Inês feito em arame no topo da estrutura, e sentam-se confortavelmente duas pessoas no banco suspenso. A vista é, uma vez mais, imperdível, com o rio como pano de fundo e a cidade do outro lado da margem - digno de uma boa fotografia, nem que seja só para recordação. Esta obra está localizada na Valdosa, também conhecida por Alto do Carapito, em Santa Clara.