Não sabemos exatamente o que é, mas as estações de comboio, especialmente as centenárias, que nos remetem para os tempos luxuosos de viagens soberbas como o Expresso do Oriente, têm uma mística associada. E se pegarmos nessa base e daí avançarmos para um hotel elegante e de requinte, temos um dos alojamentos mais bonitos que já vimos nos últimos tempos.
Foi essa a aposta do Barceló Hotel Group, que renovou a antiga estação Internacional de Canfranc (inaugurada em 1928), o posto fronteiriço que ligava Espanha a França através dos Pirinéus aragoneses, "e que agora alberga todas as memórias da época dourada dos caminhos de ferro", realça o grupo hoteleiro em comunicado.
O Hotel Canfranc Estación, um Royal Hideaway Hotel, começou a receber os primeiros hóspedes em janeiro deste ano. A unidade de cinco estrelas é uma combinação perfeita de tradição e modernidade, nascendo nas instalações da histórica estação de comboios, que preserva identidade dos anos 20. Para além disso, o projeto de decoração respeitou também as paletas de tons da época, bem como os elementos de Art Deco e atmosfera elegantes e intimista, tornando esta unidade perfeita para as escapadinhas de outono.
Logo no lobby, essa identidade está bem patente com a preservação das antigas escadas, que davam acesso à estação, bem como o balcão longo e imponente, que reinterpreta as bilheteiras das grandes estações ferroviárias do século XX.
Com uma vista fabulosa para os Pirinéus Aragoneses, este hotel de luxo conta com 104 quartos, divididos entre as tipologias de deluxe, junior suite, suite duplex, suite, family deluxe, suite deluxe e deluxe superior.
A unidade conta ainda com uma magnífica piscina interior e um spa com variados tratamentos, mas é mesmo a oferta gastronómica que eleva o requinte do hotel: para além de um bar de tapas, um de cocktails e um restaurante mais informal, a experiência que não pode perder caso marque uma estadia no Canfranc Estación é mesmo a alta cozinha do Canfranc Express.
"Situado numa antiga carruagem renovada segundo a estética do emblemático comboio Expresso do Oriente e das carruagens restaurante que atravessavam a Europa nos anos 20", a aposta de fine dining do hotel está aos comandos do chef Eduardo Salanova, que funde receitas tradicionais aragonesas com criações vanguardistas, salienta o grupo em comunicado.
Pensado para apenas 12 pessoas a cada refeição, esta viagem gastronómica aborda a história da estação de caminhos de ferro e leva os comensais a provar sabores e produtos típicos da região, utilizando técnicas modernas, sem perder a essência da melhor cozinha local. As reservas para o Canfranc Express devem ser feitas através do +34 974 561 900.
Uma noite no Hotel Canfranc Estación começa nos 230€ para duas pessoas na tipologia Deluxe para as datas de 16 e 17 de outubro (só alojamento).