As gravações de "Huíla", a novela da TVI que substituirá "Cacau", já arrancaram. A trama, da autoria de Maria João Mira, passa-se parcialmente em Angola, em particular na província homónima, e, apesar de ainda não terem sido revelados grandes detalhes, já se sabe quem fará parte do elenco.
Nomes como Margarida Corceiro, João Jesus, Isaac Alfaiate, Kelly Bailey, Dalila Carmo, Paulo Pires, Nuno Lopes, Inês Aguiar, Diogo Amaral e Soraia Tavares são alguns dos atores que integram a nova novela, que promete muita ação nas televisões portuguesas.
No entanto, não só a novela se faz de ação - também a própria província angolana tem muitas atrações que fazem com que qualquer turista que passe por Angola se sinta tentado a conhecer Huíla. Considerada uma das mais bonitas deste país africano, esta província é conhecida pela vista privilegiada que tem para a Serra da Leba, um planalto montanhoso que separa Huíla da também conhecida Namibe. Hoje em dia, é habitada por mais de dois milhões de pessoas, que todos os dias desfrutam daquela que é uma das mais bonitas e maravilhosas paisagens de toda a Angola.
Para atividades, há muito que se pode fazer em Huíla. Uma das atrações turísticas mais conhecidas é, sem dúvidas, a Fenda da Tundavala, um enorme abismo com mais de dois mil metros de altura situado mesmo na famosa Serra da Leba.
Aqui, o topo deste abismo parte-se ao meio (tendo 130 metros de largura) e cai quase que abruptamente para os mil metros de altitude, provocando assim a fenda com uma vista deslumbrante para o outro lado da montanha. De acordo com o site “Hoteis Angola”, a Fenda da Tundavala já é tão antiga que conta mesmo com as suas próprias lendas e contos, assim como crenças que vão desde a fertilidade feminina até ao fim do mundo.
Por exemplo, para alguns dos moradores desta província, esta fenda está relacionada com a maternidade, uma vez que a expressão “kukambetaili okamono lucito kalumoneka olukavamjawa kokatala kombeki alucapupulwa kocela” (“Não batas na minha criança, pois para obter fertilidade é preciso ir à abertura da montanha sagrada e depois fazer uma consulta no hospital da Katala”) é bastante utilizada. Para outros, a Fenda da Tundavala representa o abismo, por ser dita a expressão “Onculo yo uye konjenjelela” (“O lugar onde se encontra o fim do mundo/abismo”).
Além desta, também muitas outras atrações turísticas estão disponíveis. É o caso do Cristo Rei, por exemplo, ou até mesmo das Cascatas da Huíla. O Miradouro da Boca da Humpata conta também com uma paisagem extraordinária sobre as províncias angolanas, e as grutas e o lago Ondimba são passagens obrigatórias por esta região em Angola. Mas veja por si mesmo através das imagens na fotogaleria.