"O restaurante Steak & Lobster mais exclusivo de Palma". É assim que o The Merchants, que fica no centro de Palma de Maiorca, em Espanha, se descreve nas redes sociais. Uma coisa é certa: é daqueles estabelecimentos que têm de tudo para correr bem. Não só porque envolve boa comida, mas porque pressupõe uma escapadinha para um destino idílico.
Para início de conversa, o restaurante foi vencedor do Luxury Lifestyle Awards (LLA) pelo segundo ano consecutivo na categoria de Melhor Steakhouse de Luxo em Espanha. Depois, fica no Palácio Can Marqués, um hotel de cinco estrelas. Com uma arquitetura que remonta ao século XVIII, é uma atração por si só, mas o seu interior também esconde maravilhas.
O que torna o restaurante particularmente encantador é o seu interior, idealizado por Aggi Bruch, um designer de Maiorca. Há arcos de pedra, muitos recantos acolhedores, onde podem ser degustados cocktails e os pratos (já lá vamos, calma), assim como poltronas confortáveis, que criam uma agradável atmosfera romântica que ganha um encanto especial à noite.
Em relação ao conceito, trata-se de uma churrasqueira clássica, mas completamente reinterpretada – que pisca o olho ao luxo –, e com um menu eclético. Por isso, é especializado em grelhados, com os melhores cortes do mercado em destaque, e marisco, que é sempre fresco e serve de homenagem à localização.
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Mas vamos a exemplos práticos. Para entrada, a oferta do The Merchants passa por carpaccio de polvo (22€), bife tártaro (26€) ou dupla de croquetes (16€), por exemplo. Contudo, também há caviar com fartura (30 ou 50 gramas vão ficar-lhe entre os 110€ ou 180€, respetivamente), uma torre de marisco, com caranguejo, camarão, mexilhão, ostras, povo e vieiras (125€).
Em relação aos pratos principais, há opções que vão de saladas, como a clássica Caesar (21€) ou a de burrata (24€), a hambúrgueres com cheddar, bacon, tomate e pickles (24€). Mas as estrelas da carta são, claro, os pratos de ribeye (38€ por 300 gramas), T-bone (110€ por 900 gramas) ou até wagyu japonês (180€ por 250 gramas).
Os molhos e acompanhamentos têm de ser pedidos à parte. Chimichurri, queijo azul, cogumelo e trufa são algumas opções em que poderá molhar a carne, mac & cheese de trufa, vegetais, puré de batata ou batas fritas com trufa e parmesão são aquilo que vai complementá-la. E pode sempre acompanhar todas estas opções com uma das várias referências de vinho branco ou tinto, vendidas a copo ou à garrafa.
No fim, também há várias sobremesas para degustar, como é o caso do cheesecake de coco e ananás (13€), uma seleção de gelados e sorvetes (9€), que está dependente dos sabores disponíveis nessa semana, morangos marinados com manjericão, framboesas e caviar de azeite (13€) ou ainda os icónicos s'mores, que juntam chocolate, marshmallow e baunilha (13€).
O restaurante está aberto ao jantar, a partir das 19 horas, e fecha à meia-noite, pelo que não aceitam reservas a partir das 22 horas. O rooftop, onde podem ser degustadas algumas bebidas, abre meia hora mais cedo. Além disso, há dress code, que o estabelecimento descreve como "smart casual", de acordo com o site oficial.