O atum é um peixe que está muito presente em casa dos portugueses, não só pela sua praticidade, mas também pelo “peso” e impacto que tem nas nossas carteiras... mas será que é saudável? Bem... Comecemos pelo início: Com um alto teor proteico, rico em ómega 3,  vitaminas e minerais (B1, B2, B3, fósforo, cálcio, zinco, ferro), a resposta é Sim - podemos considerar o atum em conserva um alimento saudável, desde que inserido numa alimentação equilibrada e com alimentos in natura. Contudo, não podemos deixar de ter como foco uma melhor escolha/seleção do tipo de conserva, porquê? Simples. Porque um enlatado é sempre uma conserva, embora uma conserva não seja forçosamente um enlatado.

Confuso? Vamos lá passar à prática. O Atum em lata natural ganha pontos no preço e foi durante anos apontado como a opção mais saudável. Todavia, hoje sabemos que esta conserva tem maior concentração de mercúrio do que as em óleo ou azeite. E o que é isto do mercúrio? Nada mais, nada menos que um metal que poderá ter efeitos tóxicos no nosso sistema nervoso. Com este argumento, acabamos de ver o atum em lata natural a perder terreno na tabela classificativa. Para prosseguir na nossa avaliação será necessária continuar a investigação.

Porque é que algumas pessoas estão sempre com frio?
Porque é que algumas pessoas estão sempre com frio?
Ver artigo

Passemos então aos próximos factos: as latas.  Ao analisarmos as ditas, importante reter que podem ter na sua composição BPA (Bisfenol A), uma substância tóxica, que presente em altas quantidades no nosso organismo pode provocar efeitos nocivos, nomeadamente desregulação hormonal, diabetes, obesidade, alterações metabólicas, doenças cardiovasculares, cancro, entre outros. 

O problema não é tanto o conteúdo da lata, mas sim o contacto do alimento com o Bisfenol A.

Neste nosso “campeonato” em que temos de fazer uma escolha, no que diz respeito aos vários tipos de conserva em lata, prefira aquele que está em azeite em detrimento do óleo de girassol, uma vez que que é uma gordura mais saudável. Mas atenção: nunca deve temperar o seu prato com esse azeite e deve sempre lavar o atum com água antes de o consumir, pois esta gordura poderá estar contaminada com os referidos metais pesados e BPA. Apesar da sua qualidade/ preço, esta não é ainda a melhor opção de conserva.

O grande vencedor do prémio de melhor e mais saudável opção de conserva é....... O atum em frasco de vidro.  O Frasco de vidro é o único recipiente que está a salvo destes tóxicos e que permite não só conservar o alimento bem como manter as suas propriedades nutricioniais e organolépticas. Apesar de existirem duas opções, em azeite e água, neste caso não existindo tóxinas na embalagem deve preferir a conserva em água uma vez que vai reduzir a quantidade de gordura.

O valor é mais caro sim, mas é melhor para a saúde. Para além disso, o vidro é o único material 100% reciclável e pode ser reutilizado inúmeras vezes reduzindo o impacto ambiental.

Lista de atuns do mais saudável para o menos saudável.

  1. Frasco de Vidro em água (Tenorio)
  2. Frasco de Vidro em azeite (Tenorio)
  3. Atum em lata em azeite
  4. Atum em óleo
  5. Atum em lata em água

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.