É possível que já tenha ouvido falar nele e que até já tenha pegado num pacote no supermercado, mas provavelmente nunca o levou para casa por não saber exatamente para o que serve e como se prepara. Falamos do bulgur, um cereal que tem tanto de exótico como de saudável, e que se prepara em poucos minutos.

Se ainda não sabe de que estamos a falar, o bulgur é um cereal produzido a partir de grãos secos, geralmente do trigo tipo triticum durum. Depois de cozidos, estes grãos são secos e partidos em pequenos pedaços.

Mas, afinal, porque é que este é um cereal saudável? Em primeiro lugar, porque é produzido a partir de um grão completo, que o torna bastante rico a nível nutricional. Com alto teor de fibra e baixo teor de gorduras, o bulgur é rico em minerais como magnésio, fósforo e zinco, e ainda fonte de ferro e vitamina B3 (niacina). 

É também rico em hidratos de carbono que, apesar de nem sempre serem bem vistos quando se fala em alimentação saudável, a realidade é que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, assim como uma excelente fonte de energia. Estima-se que, por cada 100 gramas de bulgur esteja a ingerir cerca de 74 gramas de hidratos de carbono. Quanto a calorias, existem 369 em cada 100 gramas de bulgur.

Além de todos estes benefícios, o bulgur tem ainda a vantagem de ser um alimento fácil de preparar e que pode adicionar a vários pratos, sejam eles quentes ou frios. Se optar pelo novo bulgur da Milaneza, desenvolvido para cozinhar diretamente no wok, prepara-se em apenas seis minutos, e pode fazê-lo juntamente com os restantes ingredientes da sua refeição. 

Para o preparar, comece por deitar azeite no wok, acrescentar os ingredientes frescos de que mais gosta e deixar cozinhar. Depois, junte o bulgur ao preparado e coloque o dobro da água. Quando levantar fervura, baixe o lume e deixe cozinhar durante seis minutos. Depois desse tempo, desligue o lume e deixe repousar durante mais seis minutos. Antes de servir, solte o bulgur com a ajuda de um garfo e está pronto.

Se não sabe ao certo em que receitas utilizar bulgur, passe pelo site da Milaneza e experimente uma das várias receitas disponíveis. Além de saborosas, são saudáveis e fáceis de preparar.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.