É provável que já tenha visto mil e uma receitas diferentes de cheesecake. O típico costuma ser o de frutos vermelhos, mas há ainda quem experimente fazer esta sobremesa com as mais diversas frutas e, claro está, com chocolate.

Cheesecake de morango saudável, rápido e só com 3 ingredientes!
Cheesecake de morango saudável, rápido e só com 3 ingredientes!
Ver artigo

Hoje trazemos-lhe mais uma sugestão desta receita que costuma agradar a todos. Cheesecake de chocolate e manteiga de amendoim, o que lhe parece? A Páscoa está mesmo aí à porta e apesar de este ano os festejos não serem de todo iguais, aproveite o dia para se deliciar também com sabores diferentes.

Cozinhar é uma terapia para muitos e quando se trata de doces, o sentimento de satisfação intensifica-se. Sabemos o quão importante é ter uma alimentação saudável, mas assim como um dia de treino não emagrece, um dia com um pouco de açúcar a mais também não faz mal a ninguém.

Este cheesecake é delicioso e simples de fazer. Veja a receita.

Ingredientes:

Para a massa do cheesecake

— 200 g de bolachas digestivas finamente trituradas
— 100 g de amendoim cru
— 55 g de manteiga, sem sal, derretida

Para o recheio

— 600 g queijo creme integral
— 115 g de iogurte grego
— 225 g de manteiga de amendoim lisa, natural e sem açúcar
— 225 g de açúcar refinado
— 3 ovos
— ½ colher de chá de pasta de baunilha

Para cobertura de chocolate

— 80 g  de chocolate negro picado
— 120 g de creme duplo 

Modo de preparação:

Para a massa do cheesecake, coloque a grelha do forno na posição central, pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro grande e outro de 20 cm com papel vegetal.

Para torrar o amendoim, coloque-os no tabuleiro forrado e espalhe-os numa camada uniforme. Asse a 180ºC durante 12-14 minutos, mexendo ocasionalmente, até que tenham uma cor dourada clara e cheirem a torrado. Depois de tostados e de os deixar arrefecer, num liquidificador, triture 75g do amendoim torrado até ficar finamento moído. Reserve o resto do amendoim torrado para decorar o cheesecake no final.

Misture as bolachas digestivas triturados, amendoim torrado moído e manteiga derretida. Em seguida, transfira a mistura para o tabuleiro forrado e, usando o fundo plano de um copo, comprima-os numa camada uniforme. Asse a 180ºC durante 10 minutos, depois retire do forno e deixe arrefecer.

Para o recheio, reduza a temperatura do forno para 140ºC. Numa tigela grande, usando um batedor de arames, misture o queijo creme, o iogurte e a manteiga de amendoim. Adicione o açúcar a esta mistura e volte a misturar tudo. Adicione também os ovos e vá mexendo bem entre cada um deles. Por fim, adicione ainda a baunilha.

De seguida, transfira o recheio do creme de queijo com manteiga de amendoim para a crosta do cheesecake e alise a superfície. Asse a 140ºC durante cerca de uma hora ou até o recheio ficar castanho claro nas bordas. Desligue o forno e deixe o cheesecake arrefecer à temperatura ambiente. Depois de arrefecer à temperatura ambiente, transfira o cheesecake para o frigorifico por, pelo menos, mais quatro horas 4 horas.

Para a cobertura de chocolate, derreta o chocolate preto em banho maria e depois de formar uma pasta homogénea deixe arrefecer à temperatura ambiente durante cerca de 10 a 15 minutos. Depois despeje-o sobre o cheesecake frio. Use uma espátula pequena ou as costas de uma colher para espalhar o chocolate por cima do cheesecake.

Pique os amendoins torrados restantes e polvilhe-os por cima do recheio de chocolate antes deste endurecer. Deixe o recheio repousar à temperatura ambiente ou no frigorifico durante 15-20 minutos antes de fatiar e servir.

Esta receita é da "The Loopy Whisk".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.