Nada pior do que passar horas na cozinha, sujar todo o arsenal de panelas e o resultado do prato ser médio ou, pior, intragável.

Por isso, o melhor é não se pôr a inventar. O truque está, na realidade, em imitar. Imitar quem melhor sabe porque, garantindo que o investimento na cozinha dará os seus frutos. E se as receitas puderem ser simples, melhor ainda — sim, pratos saborosos não têm necessariamente de nascer de modos de preparação cheios de etapas e de processos complexos. 

Fica a dica da MAGG para a próxima semana: experimente estas três receitas de massa criadas por chefs conceituados, desde Jamie Oliver a Anthony Bourdain.

Plano da semana. 3 receitas perfeitas para fazer em quantidades grandes
Plano da semana. 3 receitas perfeitas para fazer em quantidades grandes
Ver artigo

Fusilli gratinado no forno com atum e tomate, de Chiara Ferro

massas

Ingredientes:
400g de fusilli
1 lata de polpa de tomate de boa qualidade
10 tomates-cereja ou 2 tomates com rama, maduros
2 dentes de alho
1 cebola
Sal q.b
2 latas de atum
1 molho de salsa
200g de pão ralado
1 copo de azeite virgem extra

Modo de preparação:
Numa frigideira antiaderente, colocar metade do azeite e a cebola finamente picada. Deixar fritar durante dois minutos a cebola com um pouco de sal e, a seguir, adicionar 1 dente de alho picadinho. Juntar o tomate-cereja ou de rama, cortado em cubinhos, e deixar murchar um pouco. Adicionar a polpa de tomate em lata e o atum. Reduzir o lume e deixar cozinhar durante 30 minutos. Se necessário, acrescentar um pouco de água.
Numa outra frigideira antiaderente, colocar o resto do azeite, o outro dente de alho também picadinho, o pão ralado e a salsa picada. Saltear até ficar tudo levemente torrado, mas ainda verde da cor da salsa.
Entretanto, colocar a ferver uma panela com água e sal, para cozer a pasta. Aquecer o forno a 250 graus, seleccionando o modo grill.
Quando a pasta estiver al dente, misturar com o molho de tomate, colocar num pirex e polvinhar com bastante pão ralado, como se fosse queijo. Deixar a moldar na forma durante 5 minutos. Vá dando sempre um olho, porque é muito fácil queimar demasiado o pão torrado.

Esta receita é de Chiara Ferro, chef do restaurante italiano Osteria, incluido no livro "Al Dente".

Penne com carbonara de courgete, de Jamie Oliver

massas

Ingredientes:
6 courgetes médias
500 g de penne
4 ovos grandes de galinhas criadas ao ar livre
100 ml natas
1 punhado pequeno de queijo parmesão
Azeite
6 fatias de bacon
½ molho de tomilho fresco (15g)

Modo de preparação:
Coloque uma panela grande com água e sal e, quando estiver a ferver, adicione o penne. Entretanto, corte ao meio a courgete e depois em tiras longitudinais. Retire a parte do meio, mais fofa e volte a cortar, de modo a que fique numa forma semelhantes à da massa penne. Para fazer o molho cremoso de carbonara, separe os ovos e coloque as gemas numa tigela (guardando as claras para outra receita). Adicione as natas, rale o parmesão e misture com um garfo. Tempere levemente com sal marinho e pimenta do reino e reserve.
Aqueça uma frigideira muito grande (35 cm serve) E adicione um pouco de azeite. Corte o bacon em fatias grossas e frite até dourar e ficar crocante. Adicione as fatias de courgete e 2 grandes pitadas de pimenta do reino. Pique as folhas de tomilho e polvilhe na frigideira. Mexa tudo, de modo a que a courgete fique cobertas com a gordura do bacon. Frite até que esta fique mais mole e dourada.
Quando a massa estiver cozida, escorra-a, reservando um pouco da água da cozedura. Imediatamente a seguir, misture o macarrão na panela onde está a courgete e o bacon, retire do lume e adicione uma concha da água reservada e o molho cremoso. Mexa rapidamente. Rale o resto do parmesão e adiciona um pouco mais de água, caso necessário, para que o molho fique brilhante e cremoso. Sirva imediatamente.

Esta receita é do chef Jamie Oliver.

Tagliolini em cama de parmesão, a preferida de Anthony Bourdain

massas

Ingredientes:
250g de tagliolini
1 colher de sopa de pimenta-preta moída no momento
2 colheres de sopa de manteiga
200g de queijo pecorino romano ralado
100g de queijo parmesão ralado fininho

Modo de preparação:
Comece por fazer a cama crocante de parmesão: aqueça ligeiramente uma frigideira antiaderente, espalhe o parmesão ralado de forma a que se crie um círculo de cerca de 15cm de diâmetro. Deixe cozinhar levemente durante três minutos. Quando o queijo estiver derretido, desligue o lume, deixe o círculo ganhar consistência e retire com a ajuda de uma espátula, colocando-o por cima de uma forma de cupcake, de 5cm de altura, virada ao contrário. O queijo vai solidificar com a forma de uma taça e, quando estiver bem duro e crocante, está pronto a servir. Enquanto solidifica, coza a massa al dente num litro e meio de água, seguindo as instruções da embalagem. 3 minutos antes do tempo recomendado, retire a massa de dentro de água. Coloque a manteiga, juntamente com 350 ml de água one ferveu a massa, dentro de uma panela quente. Espalhe pimenta preta por cima e deixe derreter. Junte a massa escorrida à panela e vai mexendo bem até absorver quase toda a água. Retire do lume, misture bem o queijo pecorino ainda na panela e sirva em cima da taça de parmesão crocante.

Esta receita está no livro "As 99 Melhores Receitas do Casal Mistério".

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.