Fonte de inspiração na saúde e no bem-estar, atriz, influenciadora digital, empresária e uma cozinheira de mão cheia. Todas estas características dizem respeito a Catarina Gouveia, que acaba de lançar um livro com a compilação de mais de 70 receitas saudáveis, deliciosas e fáceis de fazer.
"Feito com Amor", já nas bancas, veio para nos facilitar a vida. A partir de agora, já não precisa de tirar um print ou guardar no telemóvel todas as receitas que Catarina Gouveia vai partilhando na sua página oficial de Instagram.
Aos 33 anos, a atriz e influenciadora digital confessa que a arte da cozinha é algo que sempre a acompanhou e que tudo o que aprendeu foi com a mãe — que descreve como "uma cozinheira de mão cheia", mas focada numa "abordagem tradicional". Apesar de, desde muito cedo, ter aprendido a pôr em prática muitas receitas, diz que aquilo que foi fazendo, após adotar um estilo de vida mais saudável, foi recriar as receitas e torná-las menos prejudiciais para a saúde.
"Nunca deixei de ter o prazer de comer até porque acho que esse é que é o inimigo de quem opta por fazer restrições na sua alimentação. Mais cedo ou mais tarde, acabamos por voltar porque era aquilo que nos fazia felizes. A comida é mesmo necessária para garantir um momento de prazer e relaxar. Se assim não for, acabamos sempre por voltar onde já fomos felizes e à comida que garante essa experiência", explicou a atriz à MAGG.
Das sopas às sobremesas, as opções dos livro de Catarina Gouveia são muitas e nós revelamos tudo sobre uma delas.
Veja como se faz esta feijoada que é bem mais saudável do que aquelas que estamos habituados a comer.
Feijoada Vegan
Ingredientes:
— 3 tomates com pele maduros
— 1 chávena de feijão cozido
— 1 cenoura grande
— 1 cebola grande
—1 curgete
— 1/2 pimento vermelho
— 1/2 pimento verde
— Couve-lombarda a gosto
— Brócolos a gosto
— 2 dentes de alho
— 1 fio de azeite
— Um fio de xarope de tâmara
— Folhas de louro a gosto
— Sal rosa dos Himalaias e pimenta a gosto
Modo de preparação:
Refogue, em azeite, a cebola picadinha, juntamente com os dentes de alho também picados, o tomate em pedaços e a folha de louro, tudo em lume brando.
Quando o refogado estiver pronto, reduza a um puré, na liquidificadora ou usando uma varinha mágica, e, de seguida, junte uma chávena de água a ferver e envolva bem na polpa de tomate obtida. Deixe cozinhar um pouco e junte os legumes cortados em pedaços, temperando a gosto juntamente uma gota de xarope de tâmara, para equilibrar a acidez do tomate.
Leve novamente ao lume, para que cozinhe bem lentamente, em lume brando, e deixe que todos os sabores apurem bem. Assim que os legumes estiverem no ponto, junte o feijão previamente cozido (não deve colocá-lo logo, com os restantes legumes, para o feijão não se desfazer). Deixe mais uns 5 minutos ao lume e está pronta a servir.
Segundo Catarina Gouveia, esta é uma receita que pode ser comida sem qualquer acompanhamento ou com arroz basmáti integral.