Os supermercados vendem-nos em caixas, de modo a que seja só colocar no microondas e está feito. Problema: a textura é horrenda. Para fazer um pão de queijo gostoso — cedendo aqui às expressões do português do Brasil, o país que popularizou o produto sul americano nos anos 50 — o melhor é criá-lo de raiz, porque é no ato de arregaçar as mangas e de pôr as mãos na massa que reside um resultado que seja crocante por fora e suave por dentro.
De ingredientes organizados (são praticamente todos bastante básicos), aproveite o fim de semana para fazer o seu pão de queijo. Não vai custar nada ou sequer demorar muito.
Ingredientes:
200g de queijo meia cura ralado grosso
200g de polvilho azedo
100 ml de leite
40g de manteiga
1 ovo inteiro
Sal a gosto
Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Aqueça o leite e a manteiga numa panela pequena, até ferver.
Junte a mistura fervida ao polvilho azedo e mexa para até formar uma pasta. Junte o queijo ralado e misture. Junte o ovo e misture novamente. Ajuste o sal. Molde os pães (com as mãos untadas com óleo). Já pré-aquecido o forno — se não seguir esta regra, os pães ficam disformes e com a casca mole — leve os pãezinhos ao forno e retire apenas quando estiverem dourados e crocantes por fora.
Esta receita é do jornal "Estadão".