Português que é português gosta de um belo prato regado com azeite. Apesar de ser uma excelente fonte de gordura, a minha preferida no que toca a cozinhar e temperar, não deixa de ser importante saber decidir na hora da verdade, dado o vasto leque de opções disponíveis que o mercado nos dá. Sabiam que há três grandes categorias de azeite? Têm noção que os azeites não são todos iguais? E que a forma como é embalado é importante para conservar as suas propriedades?

Pois bem, aqui vamos nós nesta viagem a um dos alimentos mais importantes da dieta mediterrânica. Comecemos então pelos tipos de azeite: existem três grandes grupos para consumo, o azeite dito “normal”, azeite virgem e o azeite extra virgem.

Atum. Qual o melhor do supermercado?
Atum. Qual o melhor do supermercado?
Ver artigo

O azeite dito "normal" resulta de uma mistura de azeite refinado com azeite virgem, apresentando um grau de acidez igual ou inferior a 1%. O Azeite Virgem, por sua vez, é de boa qualidade, sabe e cheira a azeitonas sãs. Com defeitos minimamente percetíveis, deve apresentar uma acidez igual ou inferior a 2%.  O Azeite Extra Virgem é de qualidade superior, possui sabor e cheiro a azeitonas sãs. Com uma acidez igual ou inferior a 0,8%, não revela quaisquer defeitos organoléticos (detetados pelo painel de provadores) e é obtido exclusivamente através de processos mecânicos.

É preferível sempre o azeite extra virgem, mas se achar que o custo é demasiado elevado, compre o virgem para cozinhar e o extra virgem para consumir cru (temperar).

Na escolha do azeite há outros factores muito importantes.

Se é refinado ou não – preferir o não refinado;
Modo de prensagem - deve ser prensado a frio;
Índices de peróxidos - máximo 20 meq/kg (quanto menos tiver, melhor)
Garantir que o único ingrediente é o azeite - algumas marcas misturam óleos vegetais para deixar o produto mais barato;
Acidez – optar por inferior a 0,8%;
Tipo de embalagem – priorizar o vidro escuro. A luz pode oxidar o azeite, alterando as suas propriedades sem esquecer o facto do plástico conter BPA (Bisfenol A).

Agora que já sabemos as regras, estão reunidas as condições para ganharmos este incrível jogo de saber escolher. Bons temperos para todos.