Darley Abbey, um bairro da cidade de Derby, Reino Unido, está a ser assolado por ladrões. Vá, mais ou menos, porque estes têm quatro patas e são mais fofos do que os restantes: são os gatos chamados Harry e Luna, que têm estado na origem do desaparecimento de alguns itens dos vizinhos, levando-os até à casa da dona.

Nos últimos tempos, Harry tem roubado um pouco de tudo – sapatos, roupa interior e até um pacote de salsichas. Segundo a opinião de Donna Hibbert, a dona, que tem ficado envergonhada com a situação, aquilo que leva o gato a trazer estes objetos para casa é o facto de achar que se tratam de ofertas generosas para a mulher.

"Acho que os gatos gostam de trazer os seus próprios presentes, é a psicologia por detrás disto", explica, citada pela "BBC News". "É mais frequente [trazer] objetos do que pássaros ou ratos, o que até agradeço", continua, acrescentando que, no total, o longo dos anos, o felino já terá roubado cerca de 300 libras (mais de 340€) em objetos.

Competição para matar gatos criou categoria para crianças até 14 anos. Menores estavam a concorrer a um prémio
Competição para matar gatos criou categoria para crianças até 14 anos. Menores estavam a concorrer a um prémio
Ver artigo

"Se vê uma oportunidade, ele agarra-a", acrescenta Donna Hibbert, que enumera algumas das coisas que o patudo já lhe trouxe. A lista vai de um sapato vermelho, de "uma marca especialmente cara" à roupa de desporto da retalhista britânica Marks & Spencer, passando por uma mala – coisas que vai recolhendo das cordas de estender a roupa dos vizinhos ou mesmo do interior das suas casas, portanto.

Mas Donna Hibbert não vive só com um ladrão, vive com dois. Luna também enveredou por esta vida pautada pelo "crime", mas tem um gosto menos requintado que o do irmão. Isto porque, ao contrário do irmão, que traz para casa objetos de valor, este apenas traz pacotes de batatas e maços de cigarros que apanha do lixo.

O comportamento inusitado dos animais, que são verdadeiros "partners in crime" [parceiros do crime, em português], levou Donna Hibbert a ter o hábito de publicar os itens roubados num grupo de Facebook, intitulado "Spotted: Darley Abbey". E já teve o feedback de uma vizinha, que achava que estava a enlouquecer quando não conseguia encontrar um dos objetos que publicou na rede social.