Um homem deixou os seus cinco cães fechados em casa durante duas semanas, sem comida e sem água, o que levou a que três deles tivessem morrido. Dois acabaram por se salvar, mas ficaram num estado tão debilitado que nem força tinham para comer, quando foram levados para um abrigo de proteção de animais. O homem acabou mesmo por ser detido e vai responder por cinco crimes.

Os animais foram encontrados pelos serviços de proteção animal do condado de Lexington, na Carolina do Norte, Estados Unidos, onde o caso se passou. Robert John Jachim, 40 anos, o dono dos cães, foi entretanto detido e vai ser presente a um juiz, revela a KPTV.

O suspeito saiu de casa a 2 de julho e não regressou, pelo que os animais ficaram sem comida e água durante duas semanas. Quando as autoridades entraram no local onde vivia, encontraram quatro dos cães dentro de jaulas, dois dos quais já se encontravam sem vida. Outro cão, de porte mais pequeno, foi encontrado morto dentro de um dos quartos.

Mãe criticada por dizer que ter filhos e animais é "demasiado". "Estou mesmo cansada destes cães"
Mãe criticada por dizer que ter filhos e animais é "demasiado". "Estou mesmo cansada destes cães"
Ver artigo

Os animais que ainda estavam vivos foram resgatados e levados para a organização de proteção animal Pawmetto Lifeline, onde estão a ser tratados. A diretora dos serviços de animais afirmou que os cães estavam "extremamente debilitados" e que se recusaram a comer, aquando dos primeiros cuidados, por não terem sequer força para isso.

Entretanto, a equipa de resgate continua a seguir um plano alimentar rigoroso para ajudar na recuperação dos animais, que precisam de nutrientes extra. A diretora também frisou que estão a ajudar os cães a passear, na esperança de que o exercício ajude na sua recuperação física e emocional. Já Robert John Jachim foi levado para o Centro de Detenção do condado de Lexington, onde vai ficar a aguardar julgamento.