Apesar de 2023 vir a ser mais sereno e estável que 2022, ainda assim as tensões vão mexer coletivamente sobretudo a nível emocional, empresarial e político. Como principais movimentos celestiais dos planetas em trânsito para o ano de 2023, destacam-se o planeta Júpiter recentemente em Carneiro, que promove a coragem e a liberdade. Em 16 de maio, Júpiter entra no signo de Touro e lá permanecerá até 26 de maio de 2024, que se carateriza por uma melhoria progressiva e firme da economia até ao final do ano, assim como um maior desenvolvimento na valorização e prosperidade individual.

Dezembro. As previsões de Inês Pereira Pina para os 12 signos do Zodíaco
Dezembro. As previsões de Inês Pereira Pina para os 12 signos do Zodíaco
Ver artigo

O planeta Saturno irá estar em destaque pela sua entrada no signo de Peixes a 7 de março e permanece até 25 de maio de 2025. Um tempo mais significativo a nível espiritual, mais flexível, estável e de regulação emocional do que o anterior quando estava em Aquário, que marcava uma evolução altruísta social.  No entanto, este trânsito indica um receio coletivo de perdermo-nos no caos e em emoções profundas. Será um período de crescimento e amadurecimento espiritual.

O outro planeta que será muito relevante em 2023 é o planeta Plutão que entra no signo de Aquário de 27 de março até 6 de junho e dará um cheirinho do que serão os próximos 20 anos, pois só em 21 de janeiro de 2024 retorna a Aquário e não volta mais ao signo de Capricórnio. No signo de Aquário, Plutão concede a possibilidade de transformação profunda nos valores e no direito à liberdade, fraternidade e igualdade, bem como uma profunda transformação a nível individual. Os ataques e fraudes por via tecnológica serão mais propensos nestes anos, pelo que um desenvolvimento na sua prevenção também acontecerá. 

Começamos o ano com Mercúrio retrógrado desde 29 de dezembro até 18 de janeiro em capricórnio, e voltamos a ter Mercúrio retrógrado quatro vezes em 2023, tal como em 2022. De 21 de abril a 15 de maio, de 23 de agosto a 15 de setembro e por último de 13 de dezembro a 02 de janeiro de 2024. No signo de Capricórnio, este movimento vai diminuir a velocidade dos pensamentos e raciocínio, serão mais precisos e diretos, no sentido de manter o que é essencial. Contudo, mais pessimistas e inflexíveis. Importante relembrar que esta disposição afeta todos os tipos de comunicação, telecomunicações, transações, contratos, e até as pequenas conversas serão mais difíceis.

Também o planeta Marte, entra no novo ano em movimento retrógrado no signo de Gémeos. Temos este movimento apenas uma vez de dois em dois anos. E desde o dia 30 de outubro a 12 de janeiro de 2023, sentimos uma inquietação interior e muita vontade de mudar tudo. A falta de paciência e de concentração, leva-nos a ser mais intolerantes, inquietos, ansiosos, impacientes e, claro, imprevisíveis. Logo, os imprevistos acontecem com mais frequência. Momento para rever estratégias e propósitos, não de os concretizar.

Será importante esperar até dia 18 de janeiro para tomar decisões significativas, e colocá-las em movimento, para assim alcançar os melhores resultados. Momento para aprender a respeitar e respirar com o nosso corpo e mente para que os nossos sentimentos, pensamentos e ações sejam mais equilibrados, harmoniosos e fluídos.

No início de todos os anos, temos a possibilidade de olhar novamente a vida com esperança e confiança. Neste sentido, é fundamental mantermos a fé e a esperança no futuro e na possibilidade de transformarmos as coisas de forma diferente e continuarmos a ser a nossa melhor versão para a evolução e desenvolvimento da condição humana, do planeta, do universo, de natureza mais amorosa, consciente, autêntica e honesta.

Que saibamos viver as nossas vidas e escolhas com as qualidades do coração, em equilíbrio, alegria, compaixão e amor, aceitar e transformar os nossos desafios em oportunidades de crescimento.

Carneiro

Lema para 2023: A viver com abundância e sabedoria

Para o signo de Carneiro, o ano de 2023 será um ano excecional, pois entra no novo ano com o planeta Júpiter no seu signo até 16 de maio. Esta é uma fase que aumenta a confiança em si mesmo, dá entusiasmo, ambição, expansão de sentimentos e generosidade. É uma época favorável para procurar e expandir conhecimento profissional. Pode sentir-se eufórico, vital, otimista, inquieto e sentir necessidade de aventuras, sentir liberdade e é possível que agora necessite, mais do que nunca, de se divertir. Sem dúvida, deve ter cuidado para não exagerar e prejudicar a sua saúde.

Em geral, é um trânsito afortunado pela ação (Marte) que tem êxito (Júpiter) e é por isso que é favorável para começar qualquer empresa ou novo projeto, porém tomando as precauções devidas, principalmente até dia 18 de janeiro. A partir desta data, os dois planetas, Marte e Mercúrio, voltaram ao movimento direto. Júpiter em Carneiro é um aspeto que dá impulso para fazer coisas, permite a expansão dos sentimentos, dá generosidade, mas, por outro lado, pode indicar descuido, ter uma atitude impulsiva, exagerada com inclinação a ter riscos financeiros.

Também é um momento favorável para a atividade desportiva e excelente para realizar exercícios físicos sejam eles quais forem, mais uma vez atenção ao excesso. Muito importante colocar as sementes naquilo que querem que cresça, de forma a ter expansão e prosperidade ao longo dos próximos 12 anos, que é quando voltam a ter a oportunidade de ter Júpiter no seu signo. No dia 20 de abril é um dia muito relevante para estes nativos, pois o primeiro eclipse Solar total do ano, é em Carneiro. A possibilidade de mudanças reveladoras interpessoais e intrapessoais que vão perdurar durante os próximos 6 meses, até ao dia 29 de setembro, na Lua Cheia em Carneiro, onde estas serão reveladas.

É também no eixo Carneiro-Balança que acontece no dia 14 de outubro Eclipse Solar em Balança, momentos mais frágeis para estes nativos trazem à tona questões relacionais e baixa energia. Principalmente os relacionamentos que estejam abalados poderão terminar. Observar o que já não faz mais sentido e transformá-lo da melhor maneira. Estes nativos terminam o ano da forma como começaram, revigorados e com sucesso em todas as áreas da vida, em especial nos relacionamentos amorosos.

Touro

Lema para 2023: Expansão dos horizontes

Para o signo de Touro, o ano de 2023 podia começar no dia 16 de maio, quando Júpiter entra no signo de Touro e lá permanecerá até 26 de maio de 2024. Este trânsito é um dos mais bem-aventurados e caracteriza-se por uma atitude feliz, otimista e até de generosidade com os outros. O resultado dos esforços dos últimos anos e de ver a expansão dos horizontes em novas ideias, projetos e relacionamentos é agora alcançado.

Há uma abertura para novas experiências emocionais. O amor agora será mais feliz e é um momento muito favorável para todas as relações interpessoais, fazer amigos e divertir-se. Este é um dos períodos mais agradáveis porque traz bondade, indica ter sorte e geralmente é afortunado do ponto de vista económico, sentimental, social ou profissional. Existe uma atitude otimista, amistosa, muita fé em si mesmo, e não deseja discussões ou controvérsias. O tempo é dedicado com os seres queridos num ambiente agradável ou em reflexões, de muita paz e serenidade. É uma boa altura para efetuar negócios relacionados com as artes, a música, com coisas luxuosas e espetáculos culturais. Exceto no período em que Vénus, seu planeta regente, entra em movimento retrógrado de 22 de julho a 3 de setembro. Quando o planeta Vénus está retrógrado, é importante ter cuidado com intervenções estéticas, especialmente as mais intensas e invasivas. A compra, venda e negociações tendem a ficar mais difíceis com Vénus retrógrado. Há mais propensão a tensões em relação a assuntos financeiros nesta fase.

De salientar também os dois eclipses que vão afetar especialmente o signo de Touro, a 5 de maio o eclipse lunar em Escorpião, e a 28 de outubro eclipse lunar em Touro. Os Eclipses são muito potentes energeticamente, pois aceleram e intensificam as oportunidades de nos alinharmos com a poesia e magia cósmica. Estes eclipses e Lua cheia acontecem astrologicamente no eixo de Touro e Escorpião, ambos signos fixos, o que ajudará a serem mais estáveis, determinados, confiáveis, resolutos, capazes de rápida recuperação e intensos. Terão a possibilidade de transformar os seus valores obsoletos. Serão também confrontados com a sua valorização pessoal versus os valores desenvolvidos com o outro, o apego e desapego nas suas vidas.

A Lua cheia em Touro ilumina a transformação dos vossos relacionamentos íntimos, isto é, o vínculo verdadeiro e profundo convosco, com o outro e com tudo aquilo que vos rodeia, também pode revelar as vossas carências e insatisfações. O ano de 2023 será, para o signo de Touro, um ano de reconhecimento e colheita daquilo que plantou.

Gémeos

Lema para 2023: Novas matrizes de aprendizagem

O signo Gémeos vai começar o ano de 2023 com o planeta Marte retrógrado no seu signo. Este contacto concede uma grande força mental e energia intelectual. A comunicação tende a ser aguda, agressiva e pragmática. Predisposição a discussões intelectuais, ao debate e a ser mais agressivo quando expressa as suas ideias ou defende as suas opiniões.

Ao mesmo tempo, a probabilidade de tensão e momentos de sérios problemas devido à irritabilidade, sarcasmo e nervosismo podem originar decisões impulsivas. Propensão a identificar o ego em cada coisa que pensa, diz ou crê. Isto cria conflito, por isso é aconselhável refletir antes de ir para a luta, se realmente vale a pena defender a sua posição. “Quais são as ideias que estou a defender?” É o que pode perguntar, e uma vez averiguado é possível que a energia não se manifeste tão negativamente. É importante evitar a impaciência, a pressa, a impulsividade e utilizar esta energia pulsante, satírica ou viril de forma construtiva. As infeções, inflamações ou lesões são também uma possibilidade.

Este ano, o seu planeta regente vai estar novamente em movimento retrógrado quatro vezes. O Mercúrio retrógrado é um movimento contranatura do rápido, lógico, irrequieto, nervoso e muito curioso planeta da mente. Desde dia 29 de dezembro até 18 de janeiro, Mercúrio estará retrógrado em Capricórnio. O Mercúrio em Capricórnio indica uma mente ambiciosa, perspicaz, prática, organizada e preocupada em obter uma posição através de realizações materiais.

A partir de 11 de abril, Vénus entra no signo de Gémeos, este trânsito estimula o espírito criativo e mais contacto com o lado amoroso e até romântico. Há interesse na arte ou na música, é possível que deseje escrever poesia ou alguma outra peça literária, mesmo que não tenha muita capacidade para isso, vai querer decorar o local de trabalho. Na realidade, este contacto é um dos poucos que faz diminuir a capacidade de trabalho ou das energias físicas. São dias onde não se sente com desejo de atividade, antes pelo contrário, precisa mais de descanso, tem desapego pelas coisas materiais, este momento é excelente para considerar com objetividade o que está a fazer e porquê. Esta energia pode ser expressa melhor em alguma atividade cujo fim principal é o de ajudar os outros ou que possa ser descarregada agradavelmente em companhia de pessoas muito especiais, como podem ser os artistas, os poetas, um amigo.

De julho a outubro, estes nativos vão sentir-se bem-aventurados, com foco na aprendizagem e na criação de projetos multidisciplinares que envolvam grupos e culturas distantes, com vista a ampliar os seus conhecimentos. A partir de 9 de novembro até ao final do ano, o signo de Gémeos é beneficiado nos encontros amorosos, e é um momento propício tanto para as parcerias como para criar projetos a curto ou longo prazo, mas terá de ter em consideração todos os pormenores quando assinar contratos, para não haver desilusões no futuro.

Caranguejo

Lema para 2023: Os relacionamentos são reavaliados e nutridos

Para muitos astrólogos, este é o ano da Lua, regente do signo de Caranguejo. Vamos ter Eclipses tanto lunares, como solares nos dias: 20 de abril, Eclipse Solar em Carneiro; 05 de maio, o Eclipse Lunar em Escorpião; dia 14 de outubro, Eclipse Solar em Balança; e dia 28 de outubro, Eclipse Lunar em Touro. Estes nativos vão ter, sem dúvida, a possibilidade de lhes surgirem insights que lhes guiam nas transformações profundas e necessárias para enfrentar um ano bastante desafiante, principalmente nas suas raízes familiares e nos relacionamentos.

Desde dia 29 de dezembro até 18 de janeiro, Mercúrio estará retrógrado em Capricórnio. Para o signo de Caranguejo, este movimento de Mercúrio retrógrado no seu signo oposto, leva-os a rever e a refletir como estão a permitir-se afetar pelos seus entes mais queridos, em especial com quem partilham o dia a dia. Pois, quando comunicam não conseguem colocarem-se de acordo, sobretudo ao expressar os seus sentimentos e atitudes. Este é um momento em que é necessário ponderar bem o que querem dizer, serem conscientes daquilo que vão falar e de como vão falar antes de falar, caso contrário vão estar expostos a cometer sérios erros, ou o que vão dizer, não será de grande valor, pois estarão a deixar-se levar pelos seus sentimentos. Em alguns casos, a mente divaga e não é conveniente em absoluto tomar decisões agora porque é mais que provável que depois se arrependa ou tenha de mudá-las. As feridas do passado ou pessoas emergem para serem cuidadas e fechadas. Às vezes, surgem muitas viagens curtas, chamadas telefónicas, contactos com o público e assuntos domésticos que requerem muitos esforços em diferentes direções.

De 16 de março a 11 de abril é uma fase benéfica para a sua autoestima e cuidar de si e da relação amorosa. Para quem não tem um relacionamento, é uma boa oportunidade para conhecer alguém significativo. A 25 de março, o planeta Marte entra no signo de caranguejo até 21 de maio, o que excita as emoções e os sentidos podendo produzir, assim, altercações domésticas e ataques temperamentais. Às vezes, as discussões parecem ser completamente irracionais ou fazem recordar episódios de mal-estar de outras épocas que não foram devidamente esclarecidos. Contudo, um outro momento maravilhoso para estes nativos é a partir de dia 29 de junho, uma excelente geometria celeste vai proporcionar relacionamentos harmoniosos com a família. São dias para descansar, ler e dedicar-se a si mesmo, aproveitar os prazeres simples e ter reuniões familiares com pessoas muito amigas. Se tem seriedade e objetividade para examinar a si mesmo e sabe o que realmente necessita, vai sair beneficiado.

Dado o estado de equilíbrio e harmonia, agora é hora de procurar a forma de corrigir os mal-entendidos e os erros cometidos contra outras pessoas, assim como eliminar tensões de forma a poder estar bem com todos. As relações com o sexo oposto são mais fáceis do que o habitual. De 22 de julho a 3 de setembro, o planeta Vénus entra em movimento retrógrado, o que provoca a estes nativos um momento de extrema importância em reexaminar a área financeira e como criar formas de economizar. Termina o ano com as emoções ao rubro. As emoções são profundas, mas nem sempre harmoniosas.

As fantasias do inconsciente podem tornar-se ativas. Os nativos de Caranguejo podem ver-se impelidos, por força das circunstâncias, a ter contacto com o público ou a encontrarem-se com outras pessoas mais do que está acostumado. São momentos em que querem controlar as emoções das outras pessoas, pelo que será recomendado responder de forma mais racional aos desafios deste mês.

Leão

Lema para 2023: Mudanças essências na realização profissional

No novo ano de 2023, para o signo de Leão, o destaque estará nos seus projetos criativos e na área profissional, vão solicitar maior atenção e mudanças. O início do ano pode ser muito irritante ou chato porque as circunstâncias podem exigir o máximo de disciplina e responsabilidade para tratar de problemas tediosos ou rotineiros. Pode haver uma atitude egoísta e rígida, porém também será muito consciente das limitações que outras pessoas ou as próprias circunstâncias impõem sobre si.

Tendência para sentir solidão ou incapacidade para se comunicar com os outros. Pode haver conflito entre a necessidade de autoexpressão e a de relacionar-se entre as necessidades internas e as suas obrigações. Se ganha o dever, pode sentir inibição, impaciência e falta de realização.

Porém, se ignora as obrigações e se faz sozinho o que lhe agrada, estará em conflito com os outros e isto impedirá de aproveitar as suas atividades com toda a satisfação. Assim, é necessário encontrar um equilíbrio. As energias físicas tendem a baixar, logo um enfraquecimento pode ser sentido, se há cansaço em demasia.

De 27 de março a 6 de junho, o planeta Plutão em Aquário, em oposição ao signo Leão, vai definir uma fase benéfica para se sentir mais consciente do seu valor e poder pessoal, bem como fortalecer a sua autoestima. Por outro lado, pode surgir a tentação de querer manipular os outros que demonstram uma resistência passiva, porém se é para benefício de todos pode chegar ao êxito, agindo com respeito e dignidade. A atitude impulsiva e a teimosia devem ser evitadas, assim como uma disciplina excessiva perante os outros ou de forte severidade. Os conflitos devem ser encarados direta e francamente com o objetivo de colocar as dificuldades visíveis para serem resolvidas.

A 5 de junho, Vénus entra no signo de Leão e vai acompanhar o planeta Marte neste signo, indicando um período extraordinário em relação à autoexpressão através da criatividade e das relações. Mas a atitude de serenidade de Vénus faz com que a dura realidade da vida diária não pareça existir nestes dias, usufruindo assim de um estado de alegria e alívio. Nestes dias, estes nativos sentirão mais atração pelo sexo oposto, mais do que o habitual. A saúde física vai ser excelente. De 22 de julho a 23 de setembro, o planeta Vénus entra em movimento retrógrado em Leão. É um momento oportuno para esclarecer e avaliar a sua área financeira. Não é de todo favorável para iniciar projetos e negócios financeiros.

Durante o mês de outubro, com os eclipses em Balança e Touro, os relacionamentos e a sua carreira serão temas que devem aprofundar e transformar para se sentirem mais confiantes e realizados. O signo de Leão termina o ano de forma magnética, saudável e fértil. Vai sentir-se tonificado, seguro, com fé, poder e esperança. Confia em si mesmo e inspira a confiança nos outros. Tudo o que começa nesta época será concretizado satisfatoriamente. É uma excelente época para os assuntos financeiros. Como a mente está ansiosa por novas experiências e conhecimentos, é possível que viaje ou inicie algum curso. Um período fantástico e marcante.

Virgem

Lema para 2023: Aprender a colocar limites

Para o signo Virgem, os dois primeiros meses do ano de 2023 começam com a capacidade de compreender e expressar as imagens da alma e com o seu pensamento imaginativo e sensitivo.  As suas ideias serão visionárias e sentem-se inspirados. A sua linguagem é poética e mítica, também com talento artístico. A busca por um equilíbrio entre o racional e o irracional, entre a moderação e o arrebatamento.

A procura por ter acesso a todas as coisas desconhecidas, sobre as quais não se fala que vão acontecer no futuro. Boa intuição de tendências e desenvolvimentos futuros. É uma fase excelente para resolver algum problema que já se vem a arrastar há tempos e que estava a ser incapaz de resolver. Quanto mais aberto estiver às experiências que se apresentam, mais proveitosa será esta fase. Novas ideias, planos e pessoas podem ser interessantes e comunicam-se com facilidade. É uma época que romperá com os hábitos e rotinas, e até existe a possibilidade de se aborrecer com pessoas que tentem retê-lo com trabalhos rotineiros.

Por outro lado, pode ajudar a estimular os outros e captar melhor as suas ideias. Se receber solicitações de irmãos, vizinhos ou de colegas de trabalho que andou a evitar, chegou a hora de aprender a dizer não. A entrada de Saturno em Peixes, a 7 de março, traz um desafio particular ao signo de Virgem, saber colocar limites. Virgem é conhecido por estar ao serviço e não ter mãos a medir no que se trata de ajudar o próximo. Com este trânsito de Saturno em Peixes, no seu signo oposto, vai mostrar a realidade pura e dura, deve saber onde colocar a sua energia e atenção.

Em 2023 vamos ter novamente quatro vezes o planeta Mercúrio, regente de Virgem, em movimento retrógrado. O primeiro na entrada do novo ano e o segundo de 21 de abril a 15 de maio, em Touro. Vai ser importante refletir onde colocar a sua energia e ação para não ter um desgaste tanto mental, físico ou material, pois pode não conseguir fazer tudo que constava da sua longa lista.

A partir de 28 de julho, o signo de Virgem sentirá um forte estímulo mental e uma mente muito recetiva. É um momento favorável para todo o tipo de atividade intelectual entre irmãos, com amigos ou colegas de trabalho, bem como para as viagens de curta distância, a menos que, por rotina, o faça a lugares distantes, como é o caso das viagens de negócios. Também podem surgir pessoas com ideias que trazem avanços ou eficiência no trabalho.

De 23 de agosto a 15 de setembro, o terceiro movimento de Mercúrio retrógrado, desta vez em Virgem, é um momento propicio para olhar para dentro, avaliar e refletir como estão a ser os seus pensamentos, os seus sentimentos, as suas ações, a sua rotina e, se realmente, estes beneficiam a sua vida. No início de novembro, é muito desfavorável para realizar projetos novos de trabalho e é difícil permanecer no trabalho atual. Assim mesmo, é pouco provável que se siga a linha de conduta a qual se está acostumado ou tenha as opiniões habituais. Ideias que não são práticas, nervosismo e irritabilidade são frequentes e também sentir-se disperso ou indisciplinado. A mente trabalha demasiadamente rápido, deste modo, pode-se cometer erros de julgamento.

Por outro lado, é um bom período para fazer algo diferente e conhecer novas pessoas, ainda que a sua comunicação possa ser brusca e indelicada. Todavia, o último mês do ano com o derradeiro movimento de Mercúrio retrógrado, no signo de Capricórnio, vai diminuir a velocidade dos pensamentos, raciocínio e ações exteriores. Estes serão mais precisos e diretos no sentido de manter o que é essencial. Volta-se mais para dentro e concede o lugar da sua atenção e presença no seio familiar e amigos mais próximos.

Balança

Lema para 2023: Mudanças essenciais nos relacionamentos

Para o signo Balança, o ano de 2023 pode começar com uma atração e procedimento social nada convencional ou até rebelde. Pode também querer libertar-se e transformar padrões sentimentais, especialmente nas relações com o sexo oposto. É uma fase de grande sentimento de liberdade emocional e de autoexpressão, uma mudança de consciência ou de atitude que se desenvolve internamente. É necessário, então, efetuar mudanças com uma nova perspetiva acerca de uma relação amorosa ou do matrimónio, com uma nova estrutura que permita maior liberdade de expressão e independência. O ano de 2022 foi muito exigente em termos profissionais para o signo de Balança.

A partir de 7 de março a 25 de maio de 2025, o planeta Saturno entra no signo de Peixes. Para os nativos de Balança, este trânsito poderá ser muito limitativo e requerer mais esforço e responsabilidade no dia a dia. A aprendizagem deste movimento será cuidar-se e saber criar hábitos saudáveis para conseguir gerir o seu tempo, para além da vida profissional. A 20 de abril, o Eclipse Solar em Carneiro vai ser muito importante para o signo de Balança, pois vai emergir das suas profundezas questões existências fundamentais para o seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

De 23 de julho a 04 de setembro, quando o planeta Vénus está em movimento retrógrado, é importante ter cuidado com as intervenções estéticas, especialmente as mais intensas e invasivas. A compra, venda e negociações tendem a ficar mais difíceis com Vénus retrógrado. Há mais propensão a tensões em relação a assuntos financeiros nesta fase. A 14 de outubro, o Eclipse Solar em Balança encaminha a alma para a busca do equilíbrio, harmonia e beleza nos relacionamentos e em tudo o que os rodeia. Por outro lado, há a possibilidade de serem confrontados com o lado sombrio dos relacionamentos com tudo aquilo que não os faz feliz. Vai também representar uma necessidade de harmonia e paz para estes nativos.

A partir de dia 6 de novembro, o começo de uma nova etapa na vida afetiva, sendo possível que uma nova personalidade surja de uma velha. Começa agora a aparecer uma habilidade que permite apreciar muitas coisas de diferentes níveis da vida. Os sentimentos surgem mais fortes, talvez menos conscientes, em que atuam de certo modo compulsivamente. É um período que se destaca por uma forte atração face ao sexo oposto e pode ser o começo de uma forte relação sentimental, sexual ou matrimonial. Se os sentimentos são de perda em relação a um ser querido ou se apresenta uma profunda crise no seio familiar, esta fase pode ser de muita ajuda porque ajudará a agir de uma forma mais serena e compreensiva. Um desejo forte de possessividade e de unir-se ao seu par.

É possível que sentimentos que já foram enterrados no passado surjam novamente para serem examinados mais uma vez ou libertados. A vida social vê-se ampliada através do contacto com uma grande variedade de pessoas ou de grupos relacionados com a arte, a cultura, a música ou de grupos comunitários. Também os assuntos comerciais e financeiros estarão favorecidos.

Escorpião

Lema para 2023: Amar os outros é a chave que abre muitas portas.

Para o signo de Escorpião, o ano de 2023 começa com a possível sensação ou necessidade de solidão e isolamento. Porém, também com uma tremenda compreensão acerca da vida em geral, a qual antes nunca haviam tido. Uma busca dentro de si mesmo para a solução de algum problema, ou para tomar uma direção na vida, ou para ter alguma resposta a um imponderável mistério. No que diz respeito à influência sobre outras pessoas, ela agora é muito mais forte e é possível provocar um grande antagonismo que ao longo do tempo o vencerá, porque a força plutoniana não cede a motivos egoístas. Um dos perigos desta fase é a tendência a estados obsessivos ou ação sob ideias fixas e intransigentes. A maior flexibilidade nas ideias traz melhoria na saúde e pode repercutir para melhorar as condições ou procedimentos no trabalho.

Momentos importantíssimos para o signo de escorpião são os eclipses no dia 20 abril, o eclipse Solar em Carneiro, e a 5 de maio, o eclipse lunar em Escorpião. Os Eclipses são muito potentes energeticamente, pois aceleram e intensificam as oportunidades de nos alinharmos com a poesia e magia cósmica. O primeiro será mais tenso e é importante abrandar o ritmo de trabalho e ações externas. Especialmente por estamos no início da primavera e o início do ciclo de colocar as sementes que vão prosperar, estes nativos têm de ter um pouco de paciência e esperar por maio, momento em que vão ter excelentes oportunidades em todas as áreas da vida.

No eclipse de 5 de maio, a Lua cheia acontece astrologicamente no eixo de Touro e Escorpião, ambos signos fixos, o que ajudará a serem mais estáveis, determinados, confiáveis, resolutos, capazes de rápida recuperação e intensos. Terão a possibilidade de transformar os seus valores obsoletos. Serão também confrontados com a valorização pessoal versus os valores desenvolvidos com o outro, o apego e desapego nas suas vidas.

De 23 de março a 6 de junho, o planeta Plutão, regente de Escorpião, entra no signo de Aquário, incentivando a possibilidade de um processo de profunda transformação para estes nativos. A partir de 16 de maio, Júpiter entra no signo de Touro e lá permanecerá até 26 de maio de 2024, e vai incitar, no signo oposto de Escorpião, muitas oportunidades de desenvolvimento e crescimento. A sua presença pode ser muito bem-recebida em qualquer atividade de grupo através de uma atitude alegre, animada e otimista. Porém, não obrigue os outros a aceitarem os seus pontos de vista porque pode ter conflitos. Evite ser obsessivo ou guiar-se com fanatismo, escute as propostas dos outros e considere-as.

A partir de 16 de julho, vai sentir um estímulo, vontade e capacidade para ser habilidoso e empreendedor. Em qualquer atividade onde haja intervenção em grupo ou trabalho de equipa, pode haver uma forte cooperação para trabalhar pelo bem comum. A força estimulante de um objetivo coletivo pode regenerar as suas ideias individualistas e de progresso. Uma poderosa força de convicção que atrai e faz com os outros se sintam magneticamente atraídos por si. 

A capacidade para fazer mudanças que são necessárias ou para melhorar os métodos existentes, assim como o estado das suas próprias condições ou do ambiente. As mudanças reformadoras ou retificadoras realizam-se sem transtornos e sem dor. Muitos nativos são motivados de tal maneira que finalizam uma etapa da sua vida, fecham uma porta para sempre a fim de dar lugar a um significativo e excitante novo modo de vida.  Esta fase pode indicar que seja colocado num cargo de uma grande organização com o propósito de realizar mudanças, reestruturar, revitalizar ou reverter certas situações. Pode haver repentinos ou inesperados ganhos materiais através de uma sociedade.

E quando chegar a 28 de outubro, o último e muito especial Eclipse Lunar em Touro, este vai potenciar os relacionamentos que poderão ser muito significativos e profundos se os sentimentos forem honestos e autênticos. Termina o ano com a possibilidade de viver uma situação em casa ou junto à família de grande felicidade na vida privada, também com maior conforto, beleza e serenidade.

Pode aparecer um forte interesse pelo trabalho cultural ou artístico, como por exemplo a música, a arte, o teatro, a moda, decoração ou todo trabalho relacionado com a combinação da beleza e fantasia. Um tempo para maravilhar-se com os dons da vida e ser agradecido pelo que tem.  Amar os outros é a chave que abre muitas portas.

Sagitário

Lema para 2023: Responsabilidade e compromisso nos seus propósitos

O signo de Sagitário começa o ano de 2023 com uma predisposição a exagerar para fazer coisas, agrada-lhe “o grande”. Este é um período que exige muito do seu tempo e energia porque tem um forte entusiasmo pela atividade que desenvolve e possibilidade de melhorar as condições ou projetos, tanto na área profissional como do ponto de vista pessoal.

Não obstante, não se arrisque em excesso porque pode ter perdas financeiras ou as mudanças de posição podem resultar em mais custos do que em benefícios. Evite agir impulsivamente durante esta fase e atue de um modo positivo até que os planetas Marte e Mercúrio fiquem diretos a 18 de janeiro. O êxito dá-se justamente quando se tem uma atitude otimista, corajosa e de superação para vencer os obstáculos.  Evite os assuntos legais porque é muito provável que os perca.

No início de março, o amor agora será mais feliz e é muito favorável para participar em reuniões, fazer amigos e divertir-se. Uma fase repleta de bondade, favores e presentes, a possibilidade de ter sorte e geralmente é afortunado do ponto de vista económico, sentimental, social ou profissional. Existe uma atitude otimista, conciliadora, muita fé em si mesmo e não deseja discussões ou disputas.

A 7 de março, o Planeta Saturno entra no signo de Peixes, momento de abrandar. Utilize este período para reformular e rever como está a utilizar os seus valores monetários e tome uma atitude mais responsável diante a vida e as suas responsabilidades.  O planeta Plutão, que de 23 de março a 11 de junho, entra no signo de Aquário e vai trazer muitas oportunidades para o signo de Sagitário, de sentir-se empoderado e conseguir desapegar-se, fechar etapas fundamentais para o seu crescimento pessoal. A partir de dia 4 de setembro a 31 de dezembro, o planeta Júpiter, regente de sagitário, entra em movimento retrógrado no signo de Touro. Júpiter é o planeta do crescimento, da fé, da expansão, da justiça, das viagens, do dinheiro e do sucesso. Representa também as crenças e valores na vida da pessoa. A busca de sentido de um ser.

No entanto, quando está em movimento retrógrado, o movimento é para dentro, ou seja, estamos a transformar dentro de nós. O planeta da expansão e da abundância entra em movimento retrógrado durante quatro meses. O convite agora é para que a viagem seja de crescimento e consciência mais interior que exterior. É a altura ideal para refletir sobre a espiritualidade e filosofia de vida, como busca o conhecimento e sabedoria, e é um momento perfeito para a introspeção.

Com este movimento pode esperar que traga revelações, assim como verdades que foram consciente ou inconscientemente adormecidas ou algo que tentou fugir. Estará mais sensível às críticas porque a sua mente e a dos outros não estão tão abertas. Da mesma forma, deve evitar grandes mudanças nos campos de trabalho e de estudo. Encontra-se numa busca persistente pela verdade. Tem a capacidade de ser um professor leal e sábio. Tem um forte desejo de abundância.

Capricórnio

Lema para 2023: Transformar o controle em flexibilidade e aceitação

Do dia 29 de dezembro até 18 de janeiro, o signo de Capricórnio é influenciado por Mercúrio em Capricórnio, em movimento retrógrado. O Mercúrio em Capricórnio indica uma mente ambiciosa, perspicaz, prática, organizada e preocupada em obter uma posição através de realizações materiais. Usualmente têm uma grande concentração e boa organização, sendo mais metódicos nos pensamentos e atitudes e possui a habilidade de fazer uma coisa de cada vez com dedicação. Logo, é propicio para refletir como melhorar e ser pleno em todas as áreas da sua vida, nomeadamente como confiar, delegar e colocar limites no excesso de trabalho. Criado pelo medo de falhar e não estar à altura das expectativas sociais e exercidas sobre si próprio. O signo de Capricórnio é conhecido por ser um dos controladores do Zodíaco, este será sem dúvida um ano para refletir e transformar este controlo em maior flexibilidade, aceitação e entrega. Este movimento vai repetir-se depois de 13 de dezembro a 2 de janeiro de 2024.

O planeta Saturno, regente de Capricórnio, irá entrar no signo de Peixes a 7 de março e permanece até 25 de maio de 2025. Um tempo muito significativo a nível espiritual, mais flexível, estável e de regulação emocional, bem como de evolução altruísta social.  Contudo, existe um receio enorme para estes nativos de perderem-se no caos e nas emoções profundas. Será um período de crescimento e amadurecimento espiritual. Até 27 de março e de junho de 2023 a janeiro de 2024, o Planeta Plutão estará em trânsito por Capricórnio e chega à fase final do seu percurso de 15 anos a examinar e transformar estes nativos, pelo que é importante rever o que precisa ser revisto e transformar o que é essencial transformar para conseguir passar à etapa seguinte de Plutão em Aquário sem nada pendente.

Nesta fase, Plutão vai testar a disciplina e poder pessoal dos Capricornianos, no que toca a assuntos de liderança dos seus projetos. A 16 de maio, com a entrada de Júpiter no signo de Touro até 26 de maio de 2024, o amor pode ter fortes hipóteses para o signo de Capricórnio, se está sozinho ou pode fortalecer as relações para quem está acompanhado. Este encantador planeta Júpiter também traz a oportunidade para estes nativos expressarem com maior facilidade e assim ajudar na sua inibição e muitas vezes sem jeito, a saberem partilhar os seus sentimentos e afetos com o ser amado.

A partir de dia 17 de junho a 4 de novembro, Saturno entra em movimento retrógrado. Saturno representa a consciência já formada e amadurecida, com mecanismos severos construídos com o intuito de conter impulsos primitivos e agressivos e consolidar a inserção e manutenção adequada do homem na sociedade. Saturno rege os mecanismos de defesa, criados pela educação, pela cultura, pelas leis do nosso país. O medo é o principal mecanismo de proteção. Se for muito forte poderá inibir totalmente, impedindo que se viva a experiência. As frustrações que Saturno nos submete são essenciais para a verdadeira aprendizagem, que neste caso nunca é teórico, mas sim prático. Saturno encerra em si a noção paradoxal de “fraqueza e força”, isto é, a maior fraqueza de um homem poderá ser também a sua maior força.

Aquário

Lema para 2023: Despertar para o futuro com esperança

O signo de Aquário começa o ano de 2023 com o seu planeta regente Úrano em movimento retrógrado, desde 24 de agosto de 2022 a 22 de janeiro de 2023. Este movimento volta a repetir-se a 28 de agosto até 27 de janeiro de 2024. É possível mover-se entre as crises e a divisão, e ativar a observação dos impedimentos que precisa confrontar. O que quer mudar pode ser mais fácil de analisar durante Úrano retrógrado. Portanto, esta fase leva a uma ampliação da experiência individual mediante a troca na maneira de se viver.

Para além de promover novas amizades com pessoas mais interessantes e atração por aventuras sentimentais excitantes. Se os trânsitos de Júpiter são os mais bem-aventurados e os de Saturno os mais desafiantes, os de Úrano são os mais importantes e interessantes. Úrano é chamado o “despertador”, e ele revela as possibilidades latentes, dando-lhe força e acrescentando a esfera de influência, e coloca a pessoa em contacto com assuntos importantes que antes não havia sido possível. Com este aspeto pode-se esperar o inesperado.

Além disso, haverá um desejo de ter maior liberdade e terá a força de vontade necessária para levar a cabo esforços construtivos para o seu próprio progresso. Às vezes, este trânsito apresenta oportunidades únicas na vida para realizar os seus objetivos. Na realidade, favorece para ter uma ascensão e para a realização dos desejos e esperanças que podem ter sido esperados durante anos. O que será também muito relevante em 2023, é o planeta Plutão, que a 23 de março a 11 de junho, entra no signo de Aquário, e dará um cheirinho do que serão os próximos 20 anos, pois só em 21 de janeiro de 2024 retorna a Aquário e a partir de 19 de novembro de 2024, não volta mais ao signo de Capricórnio.

No signo de Aquário, Plutão concede a possibilidade de transformação profunda nos valores e no direito à liberdade, fraternidade e igualdade. Significa o forte desejo de romper um estado de coisas que o mantém reprimido. A necessidade de deixar atrás e de maneira definitiva um passado antiquado para reconstruir com uma ação revolucionária e novas ideias para um futuro mais promissor. Se não tem um espírito rebelde e nem sente desejo de mudar as coisas como estão, este contacto será mais sentido internamente e verá no seu ambiente que ocorreram mudanças drásticas, muito desconcertantes tanto no seu estilo de vida como nos fins e objetivos pessoais, dos quais obterá muita experiência e compreensão.

É provável também que se isole de velhas amizades e comece outras que são afins com os seus novos interesses, e que sejam reflexo da sua evolução interna. Algumas pessoas desenvolvem nesta época faculdades psíquicas notáveis, outras começam a ter interesse na vida após a morte, na reencarnação ou assuntos que têm a ver com a parapsicologia. 

Também podem experimentar novos talentos e habilidades. Quando Plutão voltar a Capricórnio, a 11 de junho, é importante manter o foco e não ficar preso a padrões antigos de autocritica principalmente nos projetos profissionais. Mais atentos, é essencial manter a energia renovada e não se boicotar com receio de falhar. É importante também não fazer mudanças demasiado drásticas, principalmente no seio familiar e na rotina diária. 

A partir do final de outubro até ao fim do ano, a atitude é feliz, alegre e excitante, com a sensação de ter mais liberdade do ponto de vista emocional. Uma relação amorosa que comece neste período será magnética, fora do comum e muito romântica, ainda que exista a possibilidade de ser breve e instável. As ideias do tipo artístico ou cultural serão originais e assim atraíram a atenção.

Peixes

Lema para 2023: Crescimento e amadurecimento espiritual

Para o signo de Peixes, o ano de 2023 começa de forma harmoniosa com a família. São dias para descansar, ler e dedicar-se a si mesmo, saborear os prazeres simples e ter reuniões familiares com pessoas muito amigas. Dado o estado de equilíbrio e harmonia, agora é hora de procurar a forma de corrigir os mal-entendidos e os erros cometidos contra outras pessoas, assim como eliminar tensões e poder estar de bem com todos.

O planeta Saturno, regente de Capricórnio, irá entrar no signo de Peixes a 7 de março e permanece até 25 de maio de 2025. Um tempo muito significativo a nível espiritual, mais flexível, estável e de regulação emocional, e também de evolução altruísta social.  Contudo, um momento de fazer escolhas com responsabilidade e compromisso, de definir quem é, o que pretende ser. O planeta Saturno apela à independência, autonomia e uma posição em relação à sociedade. Será um período de crescimento e amadurecimento espiritual. O planeta Júpiter em Carneiro também vai promover a coragem e liberdade, e ajudar estes nativos a terem mais iniciativa e a serem destemidos na concretização dos seus projetos e realizações. Em 16 de maio, Júpiter entra no signo de Touro e lá permanecerá até 26 de maio de 2024, muitas oportunidades vão surgir com este movimento a nível financeiro e na concretização dos seus propósitos.

De 30 de junho a 6 de dezembro, o seu planeta regente Neptuno entra em movimento retrógrado. Neptuno é o planeta da incerteza, tem dificuldade em diferenciar entre a realidade e ilusão e, muitas vezes, reage de forma negativa perante as exigências da sociedade e escolhe viver à margem. A falta de persistência também pode prejudicá-lo, ao fazer com que mude de rumo antes de colher o que plantou. Em razão da sua relutância em lidar com questões práticas, conta com a ajuda dos outros para resolvê-las. Em certos casos, manifesta um lado um tanto ingénuo, que não vê o perigo nem o lado negativo das pessoas. O idealismo é uma das marcas registadas de Neptuno. Função de Neptuno é dissolver, transcender as fronteiras do Eu, separa e revela-nos uma realidade maior, mais universal, abre às perspetivas espirituais. Capaz de devoção, cheio de fé, fortes capacidades visionárias, excelente capacidade de compreensão intuitiva e uma riqueza invulgar de imaginações emotivas.

Este planeta em movimento retrógrado vai fazer com que se questione e reveja os seus sonhos e os seus ideais, o que está a fazer na prática para concretizá-los. Termina o ano a sentir-se feliz, alegre, otimista e expansivo. Sente-se estimulado para fazer trabalhos ativos, interessantes e lucrativos. É uma fase excelente para fazer planos para o futuro, já que sente a sua visão mental ampliada.

Na realidade, existe uma ânsia por conhecer mais, de expandir os seus conhecimentos e ter mais informações. A possibilidade de sentir mais esperança, confiança e fé em si mesmo e faz com que a visão mental positiva ou a “força mental positiva” produza uma disposição à “sorte” ou a oportunidades.

Estas previsões não prescindem de uma avaliação mais aprofundada e específica para cada indivíduo, visto que cada ser humano é uma identidade única e irrepetível. Para uma avaliação mais orientada, aconselha-se a marcação de uma consulta online através do site.

Próximo evento: Curso online de Astrologia Psicológica Transpessoal, começa a 10 de janeiro de 2023 

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.