Em Madrid na antestreia de "Ponto Nemo", a nova série da Prime Vídeo, na quarta-feira, 26 de março, a atriz portuguesa Sara Matos, que faz parte do elenco deste projeto, brilhou com um visual deslumbrante. Além disso, encantou todos com o entusiasmo com que falou deste novo desafio, destacando a intensidade e a exigência da produção. Mas também falou sobre as cartas que tem na manga para o futuro.

 A atriz revelou, em entrevista à MAGG, que vai integrar dois novos projetos em simultâneo em Portugal. "Vou começar os ensaios de uma peça em que vou interpretar a Guilhermina Suggia, que é uma violoncelista [portuguesa] muito à frente do seu tempo, que consolidou a sua carreira lá fora, numa época que não era tão natural como hoje em dia", revelou.

"Ao mesmo tempo vou começar a protagonizar uma série de época, para já não posso dizer o nome mas também vai ser uma série de seis episódios e estou muito contente, porque não se fazem assim tantas séries de época, e acho que estou a conseguir diversificar de outra forma o meu percurso artístico", continuou.

Sara Matos estreia-se em série internacional ao lado de Margarida Corceiro. "Empenho e de coração aberto"
Sara Matos estreia-se em série internacional ao lado de Margarida Corceiro. "Empenho e de coração aberto"
Ver artigo

Em relação a projetos internacionais Sara Matos mostrou que para já esse não será o seu caminho. Portanto, pode contar com o rosto da atriz pelos palcos e ecrãs portugueses. "Tenho muito trabalho no mercado português. Agora, poderia estar a ter alguns castings, até abrir aqui esta hipótese, mas na verdade tive dois convites irrecusáveis em Portugal, e agora quero muito continuar a fazer o que sempre fiz".

No entanto, para já, o público pode acompanhá-la em "Ponto Nemo", uma coprodução luso-espanhola, entre a Ficción Producciones e a Ukbar Filmes, com o apoio da Xunta de Galicia, RTP, Diputación de Pontevedra e TVG, que chegou ao pequeno ecrã esta sexta-feira, 28 de março, na Prime Vídeo e na RTP.

O enredo gira em torno de uma expedição marinha composta por cientistas e a Armada espanhola, que embarca para investigar os problemas da ilha de plástico situada no Pacífico Sul. No entanto, uns piratas e uma forte tempestade desviam a equipa para uma ilha inóspita (Ponto Nemo), antes habitada por militares russos, que os obriga a lutar pela sobrevivência num dos pontos mais isolados do planeta.

"Eu diria que a aventura não começa quando estamos em Ponto Nemo. Ela começa antes, porque nenhum de nós está à espera que apareçam os piratas", começa por desvendar a atriz. "Portanto, logo no primeiro episódio, de seis, já acontece muita coisa que não estamos à espera, em termos de aventura", continua.

"O público pode contar com uma trama que envolve fantasia e muita ação. Vai haver um membro deste grupo que é mordido e surge um vírus, portanto vamos andar ali a tentar descobrir como sobreviver perante esse vírus", explicou ainda Sara Matos, que falou também sobre os desafios da preparação para a personagem.

"Posso dizer que me sinto orgulhosa de ter esta oportunidade de representar Portugal neste projeto"

É que, para a artista, o mais difícil foi interpretar uma personagem e, ao mesmo tempo, ter de imaginar coisas sem elas estarem a acontecer. "A nível emocional, há bastantes cenas fortes, porque é uma série de ação, vai haver muitos momentos em que ficamos em situações de perigo, algo que foi um desafio para mim – de repente, ter que imaginar coisas sem terem acontecido. Isto porque é ficção científica: contracenamos com um nada, que vai ser muita coisa no resultado final", contou.

A nível físico destacou que o mais difícil foi "caminhar cerca de uma hora para o set de filmagens, porque era num sítio onde não havia absolutamente nada", algo que vai ficar patente em muitas imagens. "Nos drones, vê-se que a paisagem é mesmo no meio do nada, e para isso foi preciso fazer muita caminhada", revela. "Mas foi algo com que me senti muito grata, estava rodeada de uma equipa técnica gigante, em que um levava as águas, outro levava a roupa, e havia ali muito trabalho", afirmou.

Do elenco fazem parte, além de Sara Matos, a atriz portuguesa Margarida Corceiro e os colegas espanhóis, Óscar Jaenada, Maxi Iglesias, Alba Flores, Eric Masip e Najwa Nimri – nomes não quis deixar de destacar. Especialmente o da sua conterrânea, uma vez que eram as "únicas portuguesas do elenco". "Estes já eram atores que eu seguia e admirava a nível profissional. Portanto, ter a oportunidade de trabalhar com eles fez me sentir agradecida e claro que posso dizer que me sinto orgulhosa de ter esta oportunidade de representar Portugal neste projeto", frisa.