Portugal regista já 27.913 infetados e 1.163 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta terça-feira, 12 de maio. Estes números representam um aumento de cerca de 0,8% de infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais 19 do que as registadas ontem.
E afinal o que é a COVID-19? A pergunta pode parecer já respondida, mas mais detalhes foram dados esta terça-feira, 12, pelo jornal "El País". Parece que este vírus é então uma forma simplista de uma pequena "bola" com um diâmetro de 70 milionésimos de milímetros, cujo genoma, ao contrário das normais quatro letras que constituem os vírus — a, c, g, c — resulta de um total de 12 (ccu cgg cgg gca), que pode ser a causa da violência deste SARS-CoV-2.
"Cremos que esta inserção [das 12 letras] permite que o vírus consiga entrar num número maior de células. Tal, provavelmente, favorece a disseminação do novo coronavírus em pacientes infetados e, portanto, é possivelmente o elo que permite o desenvolvimento da doença", explica ao "El País" o virologista francês Etienne Decroly, da Universidade de Aix-Marsella.