Portugal regista já 23.864 infetados e 903 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico deste domingo, 26 de abril. Estes números representam um aumento de cerca de 2% de infetados, mas também há menos vítimas mortais do que ontem. Há 1.329 casos recuperados.

Estes dados são anunciados numa altura em que se discute a redução do estado de alerta do País, com a possibilidade de o Governo declarar situação de calamidade pública depois de 2 de maio, data em que termina o atual estado de emergência, caso não seja renovado. Saiba aqui o que muda na vida dos portugueses.

Torniquetes, controlo de entradas, estradas bloqueadas, fuzileiros. Como estão a ser estudados os acessos às praias
Torniquetes, controlo de entradas, estradas bloqueadas, fuzileiros. Como estão a ser estudados os acessos às praias
Ver artigo

Outra medida que tem causado muita polémica é a reabertura das creches, que deve acontecer em maio. Neste artigo, a MAGG falou com várias educadoras de infância que são unânimes. Maio é cedo demais para pensar na abertura destas instituições, onde é completamente impossível limitar o contacto dos miúdos.

A frequência das praias no verão de 2020 é outro tema sensível, com diretrizes a serem reveladas dentro de poucos dias. No entanto, já se sabe que as praias vão ter limitações consoante o espaço por metro quadrado, devem ser respeitadas distâncias entre sombras, e o uso de máscaras vai ser exigido nos restaurantes, bares e instalações sanitárias das concessões.