O nome de Gabriela Pugliesi é dos mais reconhecidos quando falamos de influenciadores digitais, nomeadamente daqueles mais ligados ao fitness e à vida saudável. Mas a brasileira, que já chegou a ter 4,5 milhões de seguidores na sua página de Instagram, perdeu mais de 150 mil em apenas três dias, viu contratos publicitários com marcas serem suspensos e fechou as redes sociais. Tudo por causa de uma festa que resolveu dar em casa, mesmo com o Brasil a atravessar uma crise devido à COVID-19.
Gabriela Pugliesi já tinha testado positivo para o novo coronavírus no início de março, depois de ter sido infetada no casamento da irmã. Tal como anunciou no Instagram, a musa fit estava em casa, em isolamento, mas sempre enfrentou o sucedido com bastante leveza. "O que eu quero falar para vocês é que até onde estou vendo, até onde eu estou sentido, isso não é um bicho de sete cabeças", disse nas suas redes sociais, quando revelou que estava infetada com o novo coronavírus.
Agora, algumas semanas depois, a brasileira deu uma festa em casa no sábado, 25 de abril, com vários amigos, bebida, comida, dança — tudo, menos isolamento social. A influenciadora registou o momento com vários stories no Instagram, e acabou por fazer um brinde, registado nas redes sociais, onde afirmou "foda-se a vida".
As reações não se fizeram tardar, com Gabriela a ser duramente criticada nas redes sociais e na imprensa brasileira. A influenciadora apagou as imagens e vídeos da festa, e publicou um novo vídeo a pedir desculpas no domingo. "Do fundo do meu coração, desculpa. Eu estou muito arrependida. Eu fui completamente imatura e irresponsável", disse no vídeo, onde acrescentou que reuniu "meia dúzia de amigos" na noite anterior. "Eu me passei, postei, falei besteira".
Mas o estrago já estava feito. Para além de perder mais de 150 mil seguidores desde a noite de sábado, muitas marcas associadas à influenciadora cancelaram as suas parcerias e contratos de publicidade, e deixaram claro nas redes sociais o distanciamento quanto a este tipo de comportamentos. Foram várias as marcas a manifestar-se, mas a Hope, marca de lingerie com uma ligação estreita com Gabriela até à data, publicou um comunicado no Instagram: "Atitudes que estejam em desacordo com o distanciamento social e ao apoio da superação a pandemia não são apoiadas pelo Grupo Hope. Estamos suspendendo as atividades de qualquer parceiro que não adote tais medidas".