Não é inédito, mas a série de animação "Os Simpsons" voltou a "prever" o futuro, fazendo uma paralelismo com a guerra que estalou esta semana, depois da Rússia invadir a Ucrânia. A previsão diz respeito a um episódio de 1998, "Simpsons Tide", onde um submarino nuclear participa num exercício militar e a personagem Homer dispara involuntariamente contra o sub-capitão do navio, expulsando-o para águas russas.

Depois desta cena, a ação salta para um momento em que a Rússia revela que a União Soviética (que terminou em 1991) nunca se dissolveu verdadeiramente e podem ver-se tanques e tropas a descer ruas enquanto o Muro de Berlim é novamente erguido.

Há dois anos, os Simpsons previram o desfecho do 5.º episódio de "A Guerra dos Tronos"
Há dois anos, os Simpsons previram o desfecho do 5.º episódio de "A Guerra dos Tronos"
Ver artigo

Depois do momento do episódio circular no Twitter nos últimos dias, Al Jean, um dos produtores executivos da série, reagiu ao mesmo, considerando esta infeliz coincidência "muito triste", escreve o "The Hollywood Reporter", já que as anteriores previsões certeiras de "Os Simpsons" — como a invenção do FaceTime, por exemplo — tinham que ver com momentos humorísticos.

"Em termos de previsões, existem dois tipos: o corriqueiro, como Don Mattingly se meter em problemas com o seu cabelo em 'Homer at the Bat,'" explicou Al Jean à mesma publicação. "E depois há previsões como esta. Odeio dizer isto, mas nasci em 1961, por isso 30 anos da minha vida foram vividos com o espectro da União Soviética. Para mim, isto é, infelizmente, mais a norma do que uma previsão. Imaginávamos que as coisas iam correr mal", salientou o produtor executivo.

Para Al Jean, "a agressão histórica nunca desaparece realmente, e é preciso estar sempre vigilante". O norte-americano recorda também o momento em que o episódio foi transmitido, no ano de 1998. "Talvez estivéssemos no auge das relações EUA-Rússia. Mas, desde que Putin chegou, quase toda a gente deixou claro que ele é um tipo mau e iam acontecer coisas más."

Esta sexta-feira, 25 de fevereiro, a conta oficial no Twitter da série "Os Simpsons" mostrou-se solidária com a Ucrânia, partilhando uma imagem da família mais conhecida da animação com bandeiras do país do leste.