Já nem descansar sem sair do nosso País é fácil para os portugueses. Um estudo feito pelo economista Eric Dor do IÉSEG School of Management, refere que, no espaço de apenas dois anos, os preços dos hotéis em Portugal subiram em média 71%. Isto faz de Portugal o país da zona euro onde os preços mais subiram. Os cálculos do economista levam a acreditar que, se em 2021 o típico cliente de hotel pagava 100€ por uma noite, em pleno 2023 paga 171€, pode ler-se no "Jornal de Negócios".

Pestana Miami. Quanto custa dormir no hotel onde Catarina Furtado está a passar férias?
Pestana Miami. Quanto custa dormir no hotel onde Catarina Furtado está a passar férias?
Ver artigo

É de salientar que os preços subiram consideravelmente devido a uma forte recuperação no período pós-pandémico. A inflação em Portugal começou a subir no início de 2021, quando as recuperações dos danos da pandemia ainda se faziam sentir, e o setor turístico precisava urgentemente de contornar os efeitos negativos.

Este facto verificou-se não só em Portugal como também no resto do mundo: Eric Dor expõe que existiu um aumento geral dos preços de 14,2%, o que significa que os preços do setor hoteleiro subiram com mais rapidez do que os restantes preços da economia.

Portugal fica assim, com os seus 71%, no topo da tabela, seguido pela Croácia (63%), Espanha (57%), Letónia (52%), Lituânia (52%) e Estónia (48%). Dados do Eurostat também confirmam a ascendência de preços nos pacotes de férias e nos voos para Portugal, subindo 76% e 73%, respetivamente.

No entanto, a procura pelo sol escaldante e pelo mar salgado do nosso País continua a ser bastante alta, e é esta procura que tem sustentado o grande aumento dos preços. A verdade é que quanto mais procura, mais os preços se vão ajustando às exigências, e o turismo é o grande motor de recuperação das economias, não só em Portugal como também em todo o sul da Europa.