Agora que muitos setores regressam ao funcionamento, existem várias regras de segurança a cumprir para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. No entanto, António Sarmento, diretor de serviço de doenças infecciosas do Hospital de São João (HSJ), no Porto, aponta o dedo às regras praticadas nos aviões, considera-as incoerentes em relação às normas praticadas em outros transportes colectivos ou locais, e apela a que sejam instaurados os mesmos cuidados de uma forma transversal.

"As regras dentro dos aviões têm de ser as mesmas que dentro desta sala. O distanciamento social não é para cumprir nuns sítios e não cumprir em outros. Porque há o risco de se desacreditarem essas medidas. É necessária coerência. A economia é importante, os voos são importantes, mas têm de existir regras que são cumpridas nas outras áreas. A não ser que alguém cientificamente nos dissesse que os aviões são entidades diferentes”, disse António Sarmento à Agência Lusa, citada pelo jornal "Observador".

Aviões. Máscaras de protecção sim, mas lugares vazios não, diz Bruxelas
Aviões. Máscaras de protecção sim, mas lugares vazios não, diz Bruxelas
Ver artigo

O especialista, nas mesmas declarações, salientou que “é muito difícil ponderar entre a saúde pública e a economia”, e acrescentou que “para não se morrer do vírus, há quem passe fome”. No entanto, António Sarmento pediu coerência, e admitiu que a retoma dos voos é “assustadora” — até porque considera as viagens de avião um grande foco de contágio.

"Esta pandemia espalhou-se no mundo em muitos poucos dias porquê? Por causa dos voos intercontinentais constantes. Sem voos a epidemia não teria chegado a muitos sítios. Os voos são necessários, mas assusta-nos porque começa outra vez a haver contacto entre zonas que estão muito piores do que nós. Até aqui conseguimos uma boa contenção, mas este é o princípio das bases comunicantes. Se a pessoa abrir as comportas, a água nivela-se”, acrescentou o médico.

No entanto, há quem discorde da ideia de que é necessário limitar a capacidade dos aviões, regra que vai deixar de existir já no dia 1 de junho. "O risco num avião, com máscara e limpeza, dado o sistema de renovação do ar, deve ser baixíssimo", diz Henrique Barros, professor catedrático de epidemiologia e presidente do Conselho Nacional de Saúde, ao "Expresso". Pedro Simas, investigador do Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, concorda. "Existe sempre risco de infeção num espaço fechado", salienta à mesma publicação, mas considera que "dentro de um avião seja mais fácil de controlar do que num autocarro ou no metro, por exemplo". Os dois especialistas dão razão às autoridades europeias, que deixaram cair a lotação dos aviões, não encontrando razão para se persistir com essa regra.

Apesar do desaparecimento desta obrigação, o uso de máscara, filtros de ar específicos e uma maior e mais rigorosa limpeza e desinfeção dos aviões permanecem como regras de segurança. Em Portugal, a TAP afirmou implementar "procedimentos adicionais de limpeza e desinfeção específicos para o combate ao coronavírus" e salienta que os filtros de limpeza do ar são uma garantia de mitigação dos riscos, renovando o ar 20 vezes por hora, escreve o "Expresso".

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.