A MAGG vai eleger as grandes figuras do ano em diversas áreas. Em Portugal, queremos escolher quem mais se destacou na televisão, no digital, na política, na cultura e no desporto. A nível internacional, vamos escolher as grandes figuras mundiais, numa lista que contempla todas as áreas.

A eleição será feita de forma simples. Terá apenas de abrir o documento que partilhamos abaixo e selecionar as pessoas que, na sua opinião, e em cada uma das áreas, mais se destacou este ano. Poderá votar em quem quiser, mas terá sempre de votar em pelo menos uma pessoa em cada uma das categorias.

Ou seja, se quiser votar em 4 pessoas do digital, pode fazê-lo, desde que vote em pelo menos uma de cada uma das outras categorias. Se preferir, pode votar em 2, 3, 4, 5 pessoas de cada área, é consigo. Terá é de terminar o questionário e iniciar uma nova votação.

A pré-seleção de 10 figuras em cada uma das áreas foi feita previamente pela equipa da MAGG e da MAGG Agency. Após a votação dos leitores, a direção da MAGG terá também direito de voto, que terá um peso de 50 por cento. A ideia será a de não se criarem injustiças pelo facto de algumas personalidades mais populares poderem ter mais votos simplesmente por isso, pela sua capacidade de atração de voto, mesmo tendo sido manifestamente menos relevantes do que outras pessoas menos populares da sua área.

2023. Sorte ao amor ou um novo desafio a caminho? Espreite as previsões do seu signo
2023. Sorte ao amor ou um novo desafio a caminho? Espreite as previsões do seu signo
Ver artigo

Os critérios usados pela MAGG para a escolha dos 10 finais de cada categoria estão bem definidos. Os eleitos são pessoas que se distinguiram em 2022, em primeiro lugar, por bons ou maus motivos. A ideia não é a de selecionar as melhores pessoas, mas sim as pessoas que mais se distinguiram, por razões boas ou más. Isso explica a presença, por exemplo, de Vladimir Putin.

Depois, procurámos pessoas, nas várias áreas, que se tenham destacado pelo seu mérito, talento, pela inovação, criatividade, mas também pela sua capacidade de influência, tomada de decisões com alto impacto social, mediatismo, por ter dirigido ou encabeçado projetos de sucesso, por ter contribuído (no bom ou no mau sentido) para mudar o mundo.

A ideia é escolhermos as pessoas que mais se distinguiram em 2022, e não as melhores pessoas de 2022.

A votação irá decorrer até à meia-noite da próxima quarta-feira, 28 de dezembro, e os resultados serão anunciados na quinta-feira, 29 de dezembro.

Faça a sua votação AQUI.