Jemima Khan revelou, a propósito do seu mais recente filme “What’s Love Got To Do With It”, que o casamento da princesa Diana com o então príncipe de Gales foi "arranjado". Uma das inspirações de Khan foi a princesa Diana, de quem era amiga, e que a chegou a visitar várias vezes no Paquistão. A cineasta explicou à Sky News que a relação da princesa com Carlos lhe mostrou como os casamentos arranjados são transculturais. “O casamento deles foi essencialmente arranjado”, confessou Khan. “Costumava acontecer aqui, até com a nossa família real”, acrescentou ainda a cineasta britânica.
Diana e Carlos casaram-se em julho de 1981, pouco menos de um ano depois de terem começado a namorar. A relação, marcada por infidelidades de parte a parte, terminou numa "separação amigável" em 1992 e, quatro anos depois, no anúncio oficial do divórcio.
"Sei que pode muitas vezes parecer um conceito estranho, mas a maioria dos casamentos, mesmo no mundo atual, são arranjados se olharmos para a população global. Não foi há muito tempo atrás que era uma espécie de norma, mesmo no Reino Unido".
Jemima Khan mudou-se para o Paquistão aos 21 anos e foi aí que conheceu de perto a realidade dos casamentos arranjados. O filme não se limita a criticar este tipo de união - tenciona mostrar que um casamento arranjado não é necessariamente mau e que não se deve confundir com um “casamento forçado”.
A argumentista explica que uma das coisas de que se pode beneficiar com o “arranjo” é ser-se “apresentado a candidatos adequados”. Jemima Khan chama-lhe “casamento assistido” porque o que acontece é que duas pessoas, consideradas adequadas uma para a outra, são apresentadas e logo decidem se querem prosseguir com o casamento, ou não.
O filme, que estreou a 10 de setembro de 2022 no Festival Internacional de Cinema de Toronto, é uma comédia romântica com um toque de dramatismo escrito por Jemima Khan. O casamento de 10 anos com Imran Khan serviu de inspiração para o filme.
A protagonista, Zoe (Lily James), é uma cineasta britânica que se aventura pelo mundo moderno do namoro ao mesmo tempo que o seu amigo e vizinho Kazim (Shazad Latif) avança para um casamento arranjado com a sua noiva paquistanesa. A história apresenta então as vantagens e desvantagens dos dois estilos de viver o amor.