Se costuma fazer compras online através dos diretos do Facebook ou até vender alguns artigos, comece a pensar numa alternativa. A plataforma vai descontinuar estas compras em direto já no próximo dia 1 de outubro. O objetivo é promoverem o Reels.

Foi no Centro de Ajuda para Negócios da Meta, empresa que detém o Facebook, que foi publicado este anúncio. "Vai deixar de ser possível organizar qualquer evento novo ou agendado de compras em direto no Facebook", escreve a empresa no curto comunicado.

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Esclarecem que o Facebook Live continuará a existir com a finalidade de transmitir eventos em direto, mas já não será possível "criar listas de reprodução de produtos nem identificar produtos" nesses mesmos vídeos, o que vem dificultar o comércio que tem sido feito.

Esta ferramenta iniciada há dois anos, como relembra a "Fashion Network", acabou por se popularizar em Portugal devido aos diretos em que se vendiam roupas, acessórios e muitos outros artigos, algo parecido a uma dinâmica de feira, mas dos tempos modernos.

O motivo que dão para tomarem esta decisão prende-se pelo facto de "os comportamentos de visualização dos consumidores" estarem "a mudar para vídeos de curta duração". Nesse sentido, admitem estar a tentar alterar o foco para o Reels, tanto no Facebook como no Instagram.

É esta a alternativa que dão aos utilizadores que pretendem "alcançar e interagir com as pessoas através de vídeos". "Se tiver uma loja com finalização do pagamento e quiser organizar eventos de compras em direto no Instagram, pode configurar as compras em direto no Instagram", salienta o mesmo comunicado.