Pelo menos 46 pessoas foram encontradas mortas, esta segunda-feira, 27 de junho, dentro de um camião numa estrada no Texas. A viatura, que se encontrava com o ar condicionado desligado, num dia em que as temperaturas na região rondavam os 40ºC, terá sido abandonada pelo condutor, minutos antes de as autoridades chegarem ao local.

Joe perdeu a mulher no massacre do Texas. Morreu dois dias depois, vítima de um ataque cardíaco
Joe perdeu a mulher no massacre do Texas. Morreu dois dias depois, vítima de um ataque cardíaco
Ver artigo

Para além das vítimas mortais, foram ainda encontradas outras 16 pessoas, incluindo quatro crianças, trancadas no mesmo espaço. De acordo com o jornal "Público", foram hospitalizadas, apresentavam sinais de insolações e estavam "a escaldar" quando a equipa médica as resgatou.

Apesar de a nacionalidade das vítimas ainda não ser conhecida, a polícia suspeita de que se tratam de migrantes que atravessaram ilegalmente a fronteira com o México e que foram vítimas de uma rede de tráfico humano.

De acordo com a imprensa local, citada pelo "Jornal de Notícias", vários veículos param para descarregar os migrantes nesta mesma zona, em San Antonio, depois de atravessarem ilegalmente a fronteira. Sendo que as redes de tráfico de seres humanos usam frequentemente camiões para esconder os migrantes.

"Eles tinham famílias e estavam a tentar encontrar uma vida melhor", lamentou o mayor Ron Nirenberg. "Demasiadas vidas já se perderam sempre que indivíduos, incluindo famílias, mulheres e crianças, fazem esta viagem perigosa", acrescentou ainda o secretário Alejandro Mayorkas. Até à data, foram detidas três pessoas. No entanto, o teor do seu envolvimento neste caso ainda não é conhecido. 

Episódios como este são comuns nos Estados Unidos, principalmente nas rotas de migração irregular, mas esta poderá ser, segundo referiu a agência de notícias Associated Press, citada pelo "Jornal de Notícias", a travessia ilegal de migrantes do México para os Estados Unidos com o maior número de vítimas mortais das últimas décadas.

Em 2003, 19 pessoas foram encontradas mortas num camião a sudoeste de San Antonio. Em 2017, um camião estacionado num estabelecimento da cadeia comercial Walmart, na mesma região, foi encontrado pelas autoridades locais com dez vítimas mortais no seu interior. Só ano passado, em 2021, morreram pelo menos 650 migrantes na fronteira entre os Estados Unidos e o México.