Nove comunidades autónomas fizeram, na sexta-fera, 23 de outubro, pressionaram o executivo de Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, a aprovar um novo Estado de Emergência para conter a pandemia COVID-19 em todo o país.
Agora, este sábado, 24, o jornal "El Pais" antevê que a medida possa ser aprovada já este domingo, 25, relatando que é esse o plano de Pedro Sánchez para a reunião extraordinária do Conselho de Ministros, relataram fontes do gabinete do executivo
A acontecer, o País voltará a entrar em confinamento, dando-se início ao terceiro Estado de Emergência decretado pelo governo espanhol — o primeiro aconteceu em março e foi estendido seis vezes, ate junho; o segundo foi declarado em Madrid, a 9 de outubro.
Melilla, o País Basco, as Astúrias, a Estremadura, a Catalunha, Navarra, Cantábria, Comunidade Valenciana e Castela-Mancha foram as regiões autónomas que pressionaram o governo a declarar um novo estado de emergência.
Sánchez reconheceu, na passada semana, que, apesar de o número oficial de casos positivos ser de um milhão, o número real de infetados pela COVID-19 em Espanha possa ser de três milhões de pessoas.