Em 1907 Robert Baden-Powell fundava um movimento juvenil que viria a conquistar milhões de membros em todo o mundo: os Escoteiros. Pensado com cariz voluntário, apartidário, educacional e sem fins lucrativos, nasceu na sequência de um acampamento organizado por este homem na ilha de Brownsea, que contou com a participação de 20 jovens, com idades entre os 12 e 16 anos, no qual foram ensinadas técnicas de primeiros socorros, orientação, observação ou segurança.
É para esta ilha que olha Baden-Powell, na forma de uma estátua que foi colocada no porto de Poole, em 2008, como forma de homenagear o também herói de guerra. Só que 12 anos depois, ficou decidido que a figura seria retirada (definitiva ou temporariamente, não se sabe ainda), pelo facto de o homem ter simpatizado com o regime nazi de Adolf Hitler — fazendo com que seja mais um dos marcos históricos susceptíveis de serem destruídos por manifestantes. Será guardada num armazém, antes de se tomar uma decisão final.
O acontecimento surge na sequência de várias estátuas nos Estados Unidos e no Reino Unido terem sido destruídas nos protestos antirracistas que se espalharam por todo o mundo, depois do assassinato do afro-americano George Floyd, às mãos da polícia. Um dos exemplos mais mediáticos neste país aconteceu com a estátua do século XVII de Edward Colston, um negociante de escravos, que acabou por ser atirada ao porto. Entretanto, já foi resgatada e será colocada num museu.
"Nós sabemos que as pessoas locais estão orgulhosas de Lord Baden-Powell e do movimento dos Escoteiros ligado a Poole, e que algumas pessoas sentem que estamos a ceder aos manifestantes ao remover temporariamente a estátua. No entanto, sentimos que é da nossa responsabilidade protegê-la para as futuras gerações."
Tobias Ellwood, deputado conservador da região de Bournemouth East, fala sobre o facto de os tempos terem mudado e que, por isso, dificilmente se encontram figuras com valores idênticos aos dos presente. O homem escreveu no Twitter: "Poucas figuras históricas estão de acordo com os valores do século XXI. Expurgar simplesmente ligações passadas não corrigirá erros nem nos ajudará a aprender melhor com o nosso passado."
Conor Burns, outro deputado conservador desta região pede às autoridades que a voltem a colocar a estátua no local. Ainda assim, a polícia local confirmou que a estátua em tamanho real foi identificada como um possível alvo dos manifestantes.
"Ele pode ter tido um mau passado, mas ele foi o fundador dos Escoteiros, que hje é uma grande organização e é ridiculo livrarmo-nos dela [da estátua]", disse Sharon Warne, uma moradora local, à "BBC".
Robert Baden Powell morreu em 1902. Foi um major-general na segunda guerra contra os Bóeres na África do Sul. Era simpatizante do regime nazi, homofóbico e racista.