Em 1907 Robert Baden-Powell fundava um movimento juvenil que viria a conquistar milhões de membros em todo o mundo: os Escoteiros. Pensado com cariz voluntário, apartidário, educacional e sem fins lucrativos, nasceu na sequência de um acampamento organizado por este homem na ilha de Brownsea, que contou com a participação de 20 jovens, com idades entre os 12 e 16 anos, no qual foram ensinadas técnicas de primeiros socorros, orientação, observação ou segurança.

É para esta ilha que olha Baden-Powell, na forma de uma estátua que foi colocada no porto de Poole, em 2008, como forma de homenagear o também herói de guerra. Só que 12 anos depois, ficou decidido que a figura seria retirada (definitiva ou temporariamente, não se sabe ainda), pelo facto de o homem ter simpatizado com o regime nazi de Adolf Hitler — fazendo com que seja mais um dos marcos históricos susceptíveis de serem destruídos por manifestantes. Será guardada num armazém, antes de se tomar uma decisão final.

O acontecimento surge na sequência de várias estátuas nos Estados Unidos e no Reino Unido terem sido destruídas nos protestos antirracistas que se espalharam por todo o mundo, depois do assassinato do afro-americano George Floyd, às mãos da polícia. Um dos exemplos mais mediáticos neste país aconteceu com a estátua do século XVII de Edward Colston, um negociante de escravos, que acabou por ser atirada ao porto. Entretanto, já foi resgatada e será colocada num museu. 

Racismo na polícia. "Parece que há certos espaços da cidade que são olhados como plantações coloniais"
Racismo na polícia. "Parece que há certos espaços da cidade que são olhados como plantações coloniais"
Ver artigo

"Nós sabemos que as pessoas locais estão orgulhosas de Lord Baden-Powell e do movimento dos Escoteiros ligado a Poole, e que algumas pessoas sentem que estamos a ceder aos manifestantes ao remover temporariamente a estátua. No entanto, sentimos que é da nossa responsabilidade protegê-la para as futuras gerações."

Tobias Ellwood, deputado conservador da região de Bournemouth East, fala sobre o facto de os tempos terem mudado e que, por isso, dificilmente se encontram figuras com valores idênticos aos dos presente. O homem escreveu no Twitter: "Poucas figuras históricas estão de acordo com os valores do século XXI. Expurgar simplesmente ligações passadas não corrigirá erros nem nos ajudará a aprender melhor com o nosso passado."

Conor Burns, outro deputado conservador desta região pede às autoridades que a voltem a colocar a estátua no local. Ainda assim, a polícia local confirmou que a estátua em tamanho real foi identificada como um possível alvo dos manifestantes. 

"Ele pode ter tido um mau passado, mas ele foi o fundador dos Escoteiros, que hje é uma grande organização e é ridiculo livrarmo-nos dela [da estátua]", disse Sharon Warne, uma moradora local, à "BBC".

Robert Baden Powell morreu em 1902. Foi um major-general na segunda guerra contra os Bóeres na África do Sul. Era simpatizante do regime nazi, homofóbico e racista.