"Foi o melhor presente de aniversário antecipado", disse a idosa de 90 anos, a primeira pessoa do mundo a receber a vacina contra a COVID-19. Margaret Keenan, que completa 91 anos na próxima semana,  recebeu o medicado criado pela Pfizer/BioNTech esta terça-feira, 8 de dezembro, às 7h30 da manhã no hospital universitário de Coventry.

A vacina foi administrada por May Parsons, num momento histórico que foi registado para a posteridade. Nas próximas semanas, serão administradas 800 mil vacinas no Reino Unido, o primeiro país a iniciar o processo de vacinação contra a COVID-19. A prioridade vai para os cidadãos com mais de 80 anos, profissionais da área da saúde e cuidadores.

COVID-19. Primeira fase de vacinação em Portugal deve demorar menos de 10 dias
COVID-19. Primeira fase de vacinação em Portugal deve demorar menos de 10 dias
Ver artigo

"Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a COVID-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que poderia desejar porque significa que posso, finalmente, pensar em passar tempo com a minha família e amigos no próximo ano, depois de ter passado este praticamente sozinha", disse Margaret Keenan.

O Reino Unido encomendou 40 milhões de doses da vacina criada pela Pfizer/BioNTech, o suficiente para vacinar 20 milhões de pessoas, uma vez que são precisas duas doses para alcançar a imunização. Portugal irá começar a vacinação da população em janeiro.

A vacina, gratuita e facultativa, será numa primeira fase administrada a pessoas com 50 ou mais anos com determinadas patologias, profissionais e residentes em lares, profissionais e internados em unidades de cuidados continuados, profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.

Consulte aqui a tabela:

plano vacinaçao covid 19
Plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.