O Museu do Louvre, em Paris, foi mais uma vez considerado o museu mais popular do mundo. De acordo com uma lista publicada pela CNN, o Louvre recebeu mais de 10 milhões de visitantes em 2018, quebrando o seu próprio recorde de visitas em 2012, o ano mais popular até à data.
O popular museu francês recuperou dos maus resultados de 2017, um ano em que o número de visitantes desceu, provavelmente consequência do decréscimo de turistas em Paris.
Apesar dos números serem positivos para o turismo, a verdade é que a quantidade de turistas que visita o museu tem sido incomportável para os trabalhadores do Louvre, que já fizeram greves para reivindicar mudanças. "O Louvre está a sufocar", declararam os funcionários em comunicado. "O público aumentou mais de 200% desde 2009, mas o palácio não cresceu. Hoje, a situação está insustentável", acrescentaram.
Na segunda-feira, 27 de maio, o museu esteve fechado e, na quarta-feira seguinte, abriu mais tarde do que o previsto, devido a uma reunião dos funcionários queixosos com a administração. Na mesma semana, as filas de visitantes tornaram-se ainda maiores e os turistas sem reservas para visitar o museu foram impedidos de entrar.
Na mesma lista, que enumera os 20 museus mais populares do mundo, surge também o Museu Metropolitano de Arte, em Nova Iorque, Estados Unidos (em terceiro lugar), o Museu do Vaticano, na Cidade do Vaticano, Itália (em quarto lugar), o Museu de História Natural, em Londres, Reino Unido (em nono lugar) e o Museu Rainha Sofia, em Madrid, Espanha (na 17.ª posição), entre outros. Consulte a lista completa.
- Museu do Louvre, Paris (França)
- Museu Nacional da China, Pequim (China)
- Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque (Estados Unidos)
- Museu do Vaticano, Cidade do Vaticano (Itália)
- Museu Nacional do Ar e do Espaço, Washington (Estados Unidos)
- Museu Britânico, Londres (Reino Unido)
- Tate Modern, Londres (Reino Unido)
- Galeria Nacional, Londres (Reino Unido)
- Museu de História Natural, Londres (Reino Unido)
- Museu Americano de História Natural, Nova Iorque (Estados Unidos)
- Museu Nacional de História Natural, Washington (Estados Unidos)
- Galeria Nacional de Arte, Washington (Estados Unidos)
- Museu Chinês de Ciência e Tecnologia, Pequim (China)
- Hermitage, São Petersburgo (Rússia)
- Museu Zhejiang, Hangzhou (China)
- Victoria & Albert Museum, Londres (Reino Unido)
- Museu Rainha Sofia, Madrid (Espanha)
- Museu do Palácio Nacional, Taipé (Taiwan)
- Museu Nacional de História Americana, Washington (Estados Unidos)
- Museu Nanjing, Nanjing (China)