Chaves, Viana do Castelo, Paços de Ferreira, Viseu, Coimbra, Lisboa, Estremoz e Ponta Delgada são as cidades que esta segunda-feira, 28 de fevereiro, vão ter vigílias pelos direitos humanos da Ucrânia. A iniciativa foi lançada pela Amnistia Internacional e tem como objetivo mostrar a solidariedade de Portugal para com os direitos humanos do povo ucraniano.

“A invasão da Rússia à Ucrânia tem sido pautada por ataques indiscriminados a áreas civis e ataques a infraestruturas protegidas, como hospitais, o que pode constituir-se como um crime de guerra, colocando a vida de milhares de civis em risco. É urgente o respeito pelas vidas e direitos humanos, para que a invasão não custe a vida de mais pessoas inocentes", disse Pedro A. Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional – Portugal, num comunicado enviado às redações.

Em 2016, Jamala venceu a Eurovisão a cantar sobre a guerra na Ucrânia. Agora, foge dela
Em 2016, Jamala venceu a Eurovisão a cantar sobre a guerra na Ucrânia. Agora, foge dela
Ver artigo

A organização não governamental pretende assim mostrar por todo o País que "estamos atentos, que seguimos juntos pela paz e comprometidos na proteção dos direitos humanos", continua o responsável.

A onda solidária tem inundado várias pontos de Portugal, como aconteceu na sexta-feira, 25 de fevereiro, em junto à Câmara Municipal de Lisboa, e este domingo, 27, pelas ruas da cidade, assim como relatam imagens em Vila Real, Braga. Por toda a parte é também dado apoio através de donativos que têm sido recolhidos para enviar para a Ucrânia.

Esta segunda-feira — marcada pela reunião entre as delegações de Putin e de Zelensky, assim como pela sessão extraordinária de emergência da Assembleia-Geral da ONU e a reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os países aliados e parceiros) — a força solidária portuguesa chegará de oito cidades que querem partilhar as mensagens solidárias nas vigílias ao final do dia.

Saiba qual a cidade mais próxima de si para poder participar. 

  • Viana do Castelo: 20h30 na Praça da Liberdade, 4900-326
  • Lisboa: 19h no jardim de Roque Gameiro, 1200-161 Lisboa
  • Paços de Ferreira: 19h em frente à Câmara Municipal de Paços de Ferreira
  • Viseu: 19h na praça da República (Rossio), Viseu
  • Coimbra: 19h na praça República, 3000-343 Coimbra
  • Chaves: 19h no largo General Silveira (Largo das Freiras), Chaves
  • Estremoz: 19h no largo do Pelourinho (Praça Luis de Camões), em Estremoz
  • Ponta Delgada: 18h na porta da Cidade, Praça de Gonçalo Velho, 9500-094 Ponta Delgada