É verdade, mas cinge a realidade. Há sexo, há drogas, há rock n' roll, mas há muitos outros estilos musicais. Maria (nome fictício) já conhece bem os bastidores de um dos maiores festivais de verão do País, porque faz parte do staff daquele grande evento há já algumas edições. Tem uma função específica (e privilegiada, aos olhos de muitos), que a deixa ver de muito perto o ambiente que se vive entre os camarins e os artistas que passam por Portugal no verão, alguns reconhecidos mundialmente, como é o caso de PJ Harvey. Faz artist liaison, que é como quem diz, babysitting aos músicos que montam o cartaz do evento e que atrai milhares de pessoas àquele recinto.
Já viu bandas a brincarem com bonecas antes de entrarem no palco. Já teve de trancar camarins para forçar músicos a atuarem e impedi-los de continuarem a beber. Conhece alguns dos pedidos mais extravagantes e, por questões linguísticas, já chegou a ser mediadora entre um artista e o dealer que iria vender-lhe droga.
Em 21 perguntas, conheça a realidade dos bastidores dos festivais de verão e, se tiver bilhete para os que aí vêm, tente imaginá-los — já sabe que não estará muito longe da realidade.
Qual é a coisa mais surpreendente e que ninguém sabe que acontece em todos os festivais?
Todos os pedidos extravagantes que existem no rider (lista de pedidos especiais) fazem parte do contrato de actuação do artista. Isto é, o artista pode recusar-se a actuar se determinadas coisas não forem cumpridas.
Na lista de exigências dos artistas, é comum incluirem-se drogas?
Alguns já incluem na lista esse tipo de pedidos com algum nome-código, mas o mais normal é pedirem-nos pessoalmente e de forma discreta.
De que tipo?
O mais comum é erva e cocaína.
Qual é que foi a exigência mais exótica que um artista lhe fez?
Desde listas de pedidos para dias pares e listas para dias ímpares, fornecerem esquemas/plantas para indicar o posicionamento das batatas fritas e doces num camarim, garrafas que custam mais que um salário nacional...
Consoante a banda, que tipo de ambiente se vive nos camarins?
Depende muito do tamanho da crew. Se o artista anda em tour com amigos, o clima é principalmente de festa. Se só andam com a equipa técnica em tour — normalmente de directa por causa dos voos matinais e concertos todos os dias — procuram mais a companhia da equipa do festival e há menos energia para festa. Acabam o concerto e voltam para o hotel.
Qual é que foi a coisa mais chocante que já viu num camarim?
Consumo de crack improvisado através de elementos de decoração do camarim, como uma base de vela.
Qual é que foi a coisa mais desagradável que um artista já lhe disse?
Normalmente, quando negamos mais álcool a pedido de um manager ou outro responsável, há aquela reacção de miúdo que está de castigo por causa dos pais. Felizmente, não acontece com regularidade. Ficam amuados mas ninguém foi até hoje particularmente mal educado.
E a mais engraçada?
Um artista tinha arranjado um contacto de um dealer que não sabia falar inglês. Todo o contacto entre os dois, em que funcionei como pombo correio, foi uma negociação sem fim.
Já houve algum atraso em concerto porque o artista/banda não estava em condições para tocar?
Sim. Inclusivé ter que trancar o camarim para os obrigar a ir tocar. Estavam completamente bêbados e só queriam andar de camarim em camarim a beber. Era uma crew grande e fizeram amizade com os outros artistas. Parecia uma queima das fitas.
Como é que é a postura das grandes estrelas antes de entrarem em palco?
Os mais reservados só saem do camarim mesmo à hora do concerto começar para evitar contacto com outras pessoas.
Que costume mais estranho é que já viu entre uma banda?
Brincar com bonecas antes do concerto.
Quais é que são os métodos utilizados pelo staff para conseguir manter-se acordado, funcional e rápido durante tanto tempo?
Se a máquina de café avaria, quase se chama o 112. Há café ilimitado como é óbvio e o Red Bull é a nova água. Quando os artistas estão fora, dá para fazer umas sestas nos camarins.
Pode dar alguns exemplos de comida que os artistas pedem?
Muitos procuram marcas que existem nas suas terras natais, mas isso normalmente é ignorado e dado o equivalente em marca portuguesa. Claro que batatas fritas de beterraba não são muito fáceis de encontrar... Para o jantar ou almoço, normalmente é pedido um montante por membro para poderem comer fora do recinto. Caso isso não seja assegurado, é super importante ter um restaurante parceiro com várias opções vegetarianas. A comida para after show mais comum é a pizza em doses industriais.
Os artistas recebem visitas nos camarins? De quem?
Só entra no camarim quem é convidado pelo artista. É como funciona um quarto de hotel, basicamente. Bate-se à porta e espera-se, mesmo que a pessoa seja da produção. Tirando entrevistas pontuais, o mais comum é artistas convidarem outros artistas para conviverem no seu camarim (em caso de festival).
Há sexo nos camarins?
Há quem traga os seus acompanhantes ou contrate por fora. Não é muito difícil perceber o que acontece quando se veem as janelas fechadas e portas trancadas por dentro.
Já deixou fãs entrar sem autorização nos camarins?
Eu não, mas já fechei os olhos a pedido de outros membros da produção.
Já houve fãs a conseguirem entrar no basckstage sem autorização?
A segurança é bastante apertada. Às vezes, nem membros da produção têm autorização para aceder a certos espaços do backstage, ou mesmo artistas.
Há cuidados especiais com staff que está ao pé do palco?
Toda a gente tem acesso a protecção auditiva, mas nem sempre é cumprido, principalmente quando se é produtor e se tem de estar a atender o telemóvel, de dez em dez minutos.
Já há bandas preparadas para cobrir um cancelamento ou isso tem de ser feito à última hora?
Tem de ser feito à última hora. Há uma logística demasiado grande no que implica a contratação de uma banda em tour para ela ser simplesmente "suplente".
Há bandas a tocar de borla?
Infelizmente em certos casos isso acontece.
Por volta de quantas pessoas trabalham no backstage?
Depende muito do evento, mas o backstage de apenas um palco já envolve dezenas.