Volodymyr Zelensky visita Espanha na próxima segunda-feira, 27 de maio e planeia viajar para Portugal na próxima semana, como avança o jornal "Observador".
O presidente da Ucrânia tinha previstas viagens a Espanha e Portugal na semana passada. No entanto, com a nova ameaça russa em Kharkiv, o chefe de Estado adiou todos os compromissos internacionais, referiu Serguei Nykyforov, secretário do presidente da Ucrânia, citado na RTP.
Zelensky será recebido em Madrid pelo rei Filipe VI e Pedro Sánchez, primeiro-ministro, com quem deverá assinar o acordo bilateral de segurança que garante o apoio militar espanhol à Ucrânia.
Apesar de a viagem a Portugal ser adiantada pelo "Observador", ainda é desconhecido o dia exato em que o presidente da Ucrânia estará em território nacional. Paulo Rangel, Ministro dos Negócios Estrangeiros revelou que, o acordo bilateral de segurança, que assegura o apoio militar de Portugal à Ucrânia, "está a ser trabalhado", como refere a SIC Notícias, na passada terça-feira, 21 de maio.