Miguel Monteiro conquistou este domingo, 29 de agosto, a medalha de bronze na prova do lançamento do peso F40 dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, a primeira medalha de Portugal na competição. Durante a prova, o recorde mundial, que pertencia a Miguel Monteiro desde fevereiro, na marca de 11,01 metros, foi batido três vezes.

O atleta de Mangualde conseguiu a vitória ao quinto lançamento, quando fez 10,76 metros. No primeiro, Miguel Monteiro tinha feito 10,45 metros, depois dois nulos, e no quarto ficou nos 10,37 metros. A competição estava renhida, com os lançamentos fortes do iraquiano Garrah Tnaiash, que acabou derrotado por Denis Gnezdilov, do Comité Paralímpico da Rússia, que alcançou o ouro à quinta tentativa, com 11,16 metros.

Jorge Fonseca dedica medalha à Adidas e Puma. "Qual é o estatuto de que preciso mais?"
Jorge Fonseca dedica medalha à Adidas e Puma. "Qual é o estatuto de que preciso mais?"
Ver artigo

Miguel Monteiro, atleta de baixa estatura, que participou nos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, nos quais ficou em quinto lugar, e é campeão europeu da categoria F40 (baixa estatura), conseguiu agora mais um feito na carreira ao levar a medalha de bronze para casa.

O atleta mostra-se insatisfeito, mas admite que foi uma prova desafiadora. "Podia ter feito melhor, no entanto saímos satisfeitos com a medalha de bronze. Foi uma grande competição. Foi batido o recorde do mundo três vezes, ao longo da prova. De certa forma não estou totalmente satisfeito, podia ter feito melhor, mas foi o possível", disse em declarações à RTP.

O primeiro-ministro, António Costa, já felicitou o atleta através da rede social Twitter.

Miguel Monteiro é um dos 33 atletas de oito modalidades diferentes que competem nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, entre os quais está a atleta de badminton Beatriz Monteiro, de 15 anos, a mais jovem da comitiva portuguesa que, com Miguel Monteiro, foi porta-estandarte de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

O jogos vão decorrer até 5 de setembro.