Nem só de toxicidade se fazem as redes sociais e, por vezes, estas servem para pedir ajuda e ajudar. É o caso de Diogo Mouga, de 27 anos, que tem cancro no cérebro e que precisa de dinheiro para realizar um tratamento para a doença.

Morreu a fadista Mísia. Artista lutava contra um cancro há vários anos
Morreu a fadista Mísia. Artista lutava contra um cancro há vários anos
Ver artigo

“Sou treinador de futebol e, apesar de uma vida dedicada ao desporto, a minha saúde em 2021 fintou-me. Fui diagnosticado com cancro no cérebro, do tipo astrocitoma. Passei por duas cirurgias, seguidas de radio e quimioterapia, como é habitual. Passados três anos, vieram as boas notícias, a equipa médica deu-me como recuperado. Em maio deste ano, vieram as más: o tumor voltou. Diferente, para pior, resolveu instalar-se no sistema nervoso central e tornar qualquer acesso impossível”, começou por contar Diogo no Instagram este sábado, 27 de julho.

“Toda uma roda-viva se iniciou, radio/quimioterapia, o convencional. Pesquisei e descobri um tratamento de imunoterapia. O DVax é a tática que eu acredito que me trará uma luz ao fundo do túnel. Como não há bela sem senão, além de ser altamente dispendioso, não é comparticipado pelo Sistema Nacional de Saúde. E só é possível de realizar fora de Portugal”, continuou, dando a conhecer a campanha de crowdfunding que organizou, à qual chamou de “Chuta pa Canto”. Até então, já angariou mais de 26 mil euros, tendo como meta os 45 mil.

Algumas figuras públicas partilharam a história de Diogo Mouga nas suas páginas, de forma a que chegue a mais pessoas, como foi o caso da humorista Joana Marques. "O Diogo quer mandar uma biqueirada no cancro... mas precisa de nós. Leiam, partilhem e ajudem. (...) O tratamento que pode ajudar o Diogo não é comparticipado pelo Estado, mas pode ser por nós", escreveu António Raminhos.